Qual a importância da ciência do treinamento físico para os profissionais?

20/07/2017
Conheça os princípios do exercício e entenda a relevância da ciência do treinamento físico para garantir benefícios nos alunos   Um programa de treinamento físico é desenvolvido para melhorar a performance psicofísica e diversos aspectos relacionados ao corpo, como o funcionamento metabólico, composição corporal e habilidades neuromotoras. Os profissionais de educação física devem conhecer a ciência do treinamento físico, seus princípios e processos no intuito de desenvolver capacidades técnicas que possam dar base para a avaliação de programas específicos de melhora da técnica do movimento, força, resistência e potência muscular, eficácia dos sistemas bioquímicos energéticos, entre outros. Tudo isso de modo seguro, adequado e individual, o que garante a continuidade incremental das cargas e sobrecargas e a manutenção da integridade psicofísica ao longo dos anos de trabalho muscular.     A ciência do treinamento físico   A ciência do treinamento físico é norteada por princípios básicos do processo de treinamento para garantir uma prática duradoura, eficiente e que gere bons resultados de acordo com os objetivos e especificidades da modalidade praticada. O profissional que lida com essas condutas deve estar...

Continuar lendo...
Categorias: Ciência, educacao fisica, exercicio fisico, Santiago Paes, saúde, Treinamento Físico


Como deve ser a periodização do treinamento físico para aulas coletivas?

18/07/2017
Saiba aplicar a periodização do treinamento para a organização dos exercícios e garanta benefícios para os alunos/clientes   Já sabemos da importância da periodização do treinamento físico, principalmente no contexto das aulas coletivas. Mas como deve ser o planejamento e de que maneira podemos evitar erros nesse processo?   Ainda pensando na complexidade de elaboração no caso das aulas coletivas, temos um grupo heterogênio que frequenta as aulas, além das variações de presença (como já dito no post anterior). Idosos, jovens, obesos, hipertensos, diabéticos, entre outros, formam inúmeros Grupos Especiais que um professor deve estar preparado para recepcionar em suas aulas.   O profissional ou a própria empresa pode promover aulas, horários ou turmas especiais para cada público e também se especializar em algum deles. Mas vamos nos ater a uma empresa que recepciona qualquer tipo de público em seu espaço, como é o caso da grande maioria do mercado. Você pode descobrir mais sobre como é o mercado de fitness nos dias atuais aqui no Blog do IESPE.   Dentro de uma empresa de fitness, podemos ter uma organização...

Continuar lendo...
Categorias: Aulas coletivas, educacao fisica, exercicio fisico, Periodização, Planejamento, Treinamento Físico


Personal trainer: quais são as demandas de mercado na área?

13/07/2017
Entenda quais são as principais demandas atuais para o personal trainer e como se preparar para as novas tendências de mercado   O treinamento personalizado feito pelo personal trainer é o serviço mais indicado para aqueles que querem treinar com segurança, evitar lesões, otimizar resultados e obter uma progressão incremental periodizada das variáveis envolvidas na prescrição e controle das cargas de treinamento.   Muitos buscam o serviço de personal trainer para emagrecer e/ou ganhar massa muscular. E essas são as principais demandas mercadológicas e anseios por parte daqueles que buscam esse serviço de Fitness.   Se pensarmos do ponto de vista estético, é compreensível que a vaidade e a melhora da autoestima sejam desencadeadores dos desejos pela melhora da composição corporal. No entanto, do ponto de vista da Saúde, é extremamente preocupante que os índices de obesidade irão duplicar em menos de 15 anos, o que leva alguns pesquisadores a considerar que já perdemos a guerra para a obesidade.   Diante desse panorama, o profissional que se atenta aos dados epidemiológicos está a frente dos profissionais que não conhecem essa demanda...

Continuar lendo...
Categorias: educacao fisica, Emagrecimento, Mercado, personal trainer, Santiago Paes, saúde, Treinamento Físico


Como deve ser a Triagem Nutricional em hospitais e UTIs?

11/07/2017
Conheça a aplicação dos questionários de triagem nutricional e a importância desse recurso para pacientes na Nutrição Hospitalar   Considerando a gravidade do estado de saúde em hospitais e UTIs, o Ministério da Saúde colocou em vigor a portaria nº 343 de 7 de março de 2005 que julga necessária a implantação de protocolos de triagem e avaliação nutricional, de indicação de terapia nutricional e acompanhamento desses pacientes. A medida demonstra a importância da Triagem Nutricional, um dos principais recursos utilizados na Nutrição Hospitalar. Neste texto vamos abordar os tipos e detalhes desse procedimento realizado por nutricionistas.   Aproveite para conferir os textos anteriores no blog, em que abordei a prevalência da desnutrição energético-proteica nesses ambientes e como ela está associada à comorbidade e mortalidade. Também falei das capacidades dos profissionais na Nutrição Hospitalar.     O que é a Triagem Nutricional?   O primeiro procedimento aplicado pelo profissional da área é a Triagem Nutricional, que tem como objetivo identificar pacientes desnutridos ou em risco. E a etapa seguinte, a Avaliação Nutricional, identifica o diagnóstico nutricional do paciente. Portanto, realizar...

Continuar lendo...
Categorias: Alimentação, Augusto Gonzalez, hospital, nutrição, Nutrição Hospitalar, saúde, Triagem Nutricional, uti


[Meu caminho até aqui] A história de Quenfins Almeida na Enfermagem

07/07/2017
O amor pelo cuidado e vontade de ajudar as pessoas foi o que moveu a trajetória da enfermeira Quenfins Almeida, que conta a sua história em vídeo   O desafio de escolher uma profissão começou bem cedo para Quenfins Almeida, com apenas 16 anos. E foi o foco no “cuidar” que levou à escolha da Enfermagem, depois de perceber o objetivo principal em sua busca: ter uma profissão de impacto imediato na vida das pessoas.   “Quando se fala em Enfermagem, se acha muita coisa sobre cuidado. E eu comecei a pesquisar e achei lindo aquilo. Então se você me perguntar por que eu fiz Enfermagem eu vou falar que é porque eu queria cuidar de gente” - Quenfins Almeida   No Blog do IESPE a enfermeira já falou dos desafios do Atendimento Pré-Hospitalar e também dos muitos atendimentos que marcaram a sua carreira no APH e em outros setores. Como fruto de sua atuação, a profissional é hoje responsável por formar enfermeiros qualificados através da coordenação  de cursos de Enfermagem no IESPE.   Neste vídeo ela relata por que...

Continuar lendo...
Categorias: enfermagem, Meu caminho até aqui, Quenfins Almeida, saúde, Vídeo


12345 ...»
Assine nossos posts
Receba por email

Últimos posts

Realizar os mesmo exercícios físicos pode gerar resultados significativos?

06/07/2017

Entenda como o profissional de educação física pode garantir os benefícios para o aluno sem alternar os exercícios físicos prescritos…

Por que fazer a periodização do treinamento físico para aulas coletivas?

05/07/2017

Entenda a importância da periodização do treinamento físico e seus benefícios para os alunos de aulas coletivas e profissionais de…

Estratégias dietéticas avançadas: desvendando as dietas da moda

29/06/2017

Entenda como funcionam as estratégias dietéticas low carb high fat, cetogênica e jejum intermitente e o papel do profissional de…

Como deve ser a alimentação para controle da glicemia na atividade física?

27/06/2017

Conheça os alimentos que devem ser consumidos antes, durante e depois do exercício físico para regular corretamente a glicemia  …

Por que é tão difícil ter hábitos saudáveis de alimentação e exercício físico?

22/06/2017

Saiba como o cérebro atua nas preferências alimentares e de atividade física e como é possível ajudar alunos e pacientes…

Relatório Vigitel revela maus hábitos brasileiros e aumento dos fatores de risco

20/06/2017

Conheça os dados do relatório Vigitel sobre a saúde do país e entenda o papel do exercício físico no combate…

Controle do comportamento alimentar e emagrecimento: qual é o papel do exercício físico?

15/06/2017

Entenda como funciona o comportamento alimentar no cérebro e de que forma o exercício físico permite romper a estagnação do…

10 capacidades de um profissional especializado em Nutrição Hospitalar

13/06/2017

Entenda a importância de se especializar em Nutrição Hospitalar através dos conhecimentos e práticas utilizadas por esse profissional na UTI…

Como os gatilhos metabólicos melhoram a saúde dos alunos e pacientes?

08/06/2017

Descubra os efeitos dos gatilhos metabólicos como alimentação e exercício físico na saúde e a importância dos fatores psicológicos  …

Concurso SAMU 2017: tire suas dúvidas sobre as provas, cargos e salários

06/06/2017

Conheça os detalhes sobre o concurso SAMU 2017 lançado em Minas Gerais e confira os cursos que valem ponto para…

Temais mais lidos