IESPE realiza Aula Magna de Enfermagem em Urgência e Emergência

Encontro marcou o início da pós-graduação e teve palestras com especialistas

No último sábado (07/04) o IESPE sediou mais uma Aula Magna aberta ao público, que contou com a presença de professores atuantes no mercado. Expondo conhecimentos na área de Enfermagem em Urgência e Emergência, os enfermeiros forneceram detalhes valiosos sobre a atuação na área para alunos e interessados. Confira os destaques desse evento:

Palestras

Moderado pelas enfermeiras intensivistas e emergencistas Amanda Dias e Erika Dornelas, respectivamente a atual e antiga coordenadora da pós-graduação, o que não faltou no encontro foi conhecimento. Erika foi a profissional que criou o curso e elaborou a ementa juntamente com o supervisor de ensino, Marcos Schlinz. Assim, pôde apresentar na Aula Magna a sua ampla experiência profissional e também a nova coordenadora do curso.

Aula Magna Enfermagem em Urgência e Emergência
Amanda Dias, coordenadora da pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência

Em seguida, os palestrantes, todos especialistas, compartilharam os diferentes aspectos da atuação em Urgência e Emergência. Para a coordenadora Amanda Dias, toda essa interação foi muito rica e importante, porque a equipe é o alicerce da pós-graduação na área.

“Tenho a vantagem de trabalhar com pessoas que admiro por suas competências profissionais, a cada encontro com eles eu também aprendo muito. A aula magna não foi diferente. Conseguimos evidenciar como a enfermagem se consolida, os assuntos se interligaram e os palestrantes conseguiram passar aos alunos uma amostra do nosso empenho para que o curso seja um sucesso. O feedback foi super positivo”, comemorou a coordenadora.

A primeira palestra foi do enfermeiro intensivista titulado ABENTI/AMIB Marcos Schlinz, supervisor de ensino da pós-graduação e responsável por abordar um tema sempre importante na Enfermagem: a liderança. Já o Me. Gustavo de Mello Duarte falou das capacidades e ferramentas do profissional que atua na Urgência e Emergência.

Não deixando de lado os conhecimentos mais práticos, o momento de exposições incluiu uma palestra do especialista Daniel Ângelo sobre o TRR (Time de Resposta Rápida) na prevenção de emergências. O destaque também ficou para a simulação realística de atendimento ao trauma grave, realizado pela especialista Quenfins Almeida.

Aula Magna teve simulação realística de atendimento ao trauma grave coma enfermeira Quenfins Almeida

Mesa redonda

Outro momento produtivo da Aula Magna foi a mesa redonda, em que os profissionais explicaram as diferentes atuações do enfermeiro especializado na área e esclareceram dúvidas de alunos e interessados. A participação dos presentes, que fizeram muitas perguntas, mostrou o interesse e a necessidade de conhecimento na área.

De acordo com o supervisor de ensino Marcos Schlinz, até os alunos de outra cidade, que se deslocaram para conferir a qualidade do curso, se surpreenderam com o conteúdo e expressaram suas opiniões. “A motivação dos participantes que já são alunos matriculados foi bem alta e eles saíram bastante satisfeitos e motivados”, concluiu.

Para Marcos, esse é um importante sinal de que a pós-graduação será ainda melhor do que era esperado pela instituição: “Percebemos discussões de alto nível e vimos pessoas muito motivadas. Tivemos a sensação de que a turma será muito boa, empenhada e focada em absorver o máximo de conhecimento possível na construção de enfermeiros emergencistas de alto nível”.

Confira mais fotos do evento:

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.