Dr. Thiago Matta ministra curso de Biomecânica e Cinesiologia no IESPE

Módulo da pós em Fitness teve aula prática e participação de mais de 30 profissionais

Thiago Matta
Dr. Thiago Matta orienta alunos do curso de extensão

Nos dias 4 e 5 de fevereiro o IESPE recebeu um dos grandes nomes da Educação Física na região: o Doutor em Engenharia Biomédica Thiago Matta, referência no atendimento e estudo na área de Biomecânica. Professor da pós-graduação em Fitness, Performance e Saúde no IESPE, o pesquisador carioca comandou um curso de extensão inédito sobre a Biomecânica e Cinesiologia na Musculação, que contou com a presença de mais de 30 profissionais.

Focados no conteúdo da aula, os profissionais aproveitaram para tirar dúvidas sobre a prescrição e acompanhamento de exercícios. De acordo com Thiago Matta, esse é exatamente o objetivo do curso: oferecer ferramentas científicas que podem ser aplicadas imediatamente no dia a dia do profissional.

“A ideia do curso quando pensamos em treinamento é associar exercícios em que o músculo está sendo mais exigido. E a minha proposta de aula é explicar mecanismos para que o aluno consiga aplicar isso de diversas formas no cotidiano. Ele saberá, por exemplo, qual movimento está sendo realizado se a posição for variada, qual músculo está sendo mais exigido e principalmente todo esse contexto voltado para a mecânica muscular”.

Veja o convite do profissional e do supervisor de ensino MSc. Raphael Soares para a pós-graduação em Fitness e o curso de Biomecânica e Cinesiologia:

Além da explanação sobre o tema, o curso contou com aula prática na Academia Soul, parceira do IESPE. A possibilidade de receber esse conhecimento e já colocá-lo em prática atraiu profissionais em diferentes períodos da carreira, inclusive professores.  O profissional de educação física Ramon Toledo foi um dos que parabenizou a iniciativa. “A turma é dedicada e muito participativa. E recebi boas dicas com relação ao desafio que tenho pela frente com meu cliente de personal!”.

Profissionais de Educação Física tiveram aula prática na Academia Soul

Saúde e alta performance

Na ementa do curso o maior destaque é a utilização das bases biomecânicas para adaptar o programa de treinamento, melhorando o desempenho sem prejudicar a saúde física. A análise correta, conhecimento das dores e detecção de lesões foram relacionadas aos conceitos da Cinesiologia para promover uma prescrição mais completa e segura.

O supervisor de ensino do IESPE, MSc. Raphael Soares, reforçou a importância dessa abordagem. “É uma lacuna muito grande porque o profissional olha para o exercício e não sabe exatamente o que está acontecendo e, na hora de controlar como deve ser feito, as variáveis ficam um pouco a desejar. Estamos aqui para sanar esse problema”

Para aqueles que não puderam participar da extensão, ainda há possibilidade de ingressar na turma da pós-graduação em Fitness, Performance e Saúde. O IESPE também oferece outros módulos da pós como cursos de extensão, todos com profissionais referência na área de Educação Física.

Confira as fotos da aula no IESPE e seção prática na Academia Soul:

Compartilhe!

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.