MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança

R$95,00

Une a gestão empresarial à gestão escolar participativa, dando enfoque para a liderança.

O MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança oferece conhecimentos diferenciados às práticas dos gestores escolares que buscam maior satisfação profissional e melhores resultados. Os líderes atuais e aqueles que almejam a liderança terão a oportunidade de aprimorar sua inteligência emocional e de se aperfeiçoarem no desenvolvimento de competências administrativas e pedagógicas que, mediante os desafios e perspectivas contemporâneos, se tornaram essenciais às escolas de qualidade, focadas na organização e na formação humana de excelência na sociedade.

  • 100% presencial

  • Autorizado pelo MEC

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Descrição

Público-Alvo
Profissionais da área da Educação, Psicologia e Administração que atuam ou desejam atuar na direção e/ou coordenação de escolas privadas.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/18 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Educação, Psicologia ou Administração para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Empreendedorismo (10h)

  • O mito do empreendedor;
  • As diferenças e relações entre o empreendedor, o administrador e o técnico nas empresas escolares;
  • O Intraempreendedorismo nas organizações;
  • Incentivos que produzem resultados de alta performance;
  • Crença no produto ou serviço de qualidade;
  • Programa e Estratégias de desenvolvimento institucional, aumento da produtividade e da lucratividade;
  • Uma nova visão da instituição escolar na perspectiva da educação empreendedora
  • A importância da rede de bons relacionamentos
  • Desenvolvimento do olhar para as oportunidades do mercado educacional: investimentos e riscos
  • Planejamentos e análises estratégicas

Educação e Novas Tecnologias (10h)

  • O desafio de ensinar a pensar no século XXI: Geração dos
  • Nativos Digitais; A influência da mídia na formação humana;
  • Quais são as Novas Tecnologias usadas na Educação?
  • Desafios e perspectivas na adoção das Novas Tecnologias; A
  • Informatização das Escolas; Como associar as Novas
  • Tecnologias à Matriz Curricular e à aprendizagem significativa; Formação dos professores para integração das
  • Tecnologias às aulas; Ferramentas de Ensino à distância; O
  • Lúdico Digital e a potencialização da aprendizagem.

Planejamento Estratégico (20h)

  • Conceito de Planejamento Estratégico
  • A diferença entre Planejamento Estratégico, Tático e
  • Operacional
  • Análise da organização: Matriz SWOT
  • Identificação do público
  • Definição e Disseminação da Missão, Visão e Valores institucionais
  • Conceito de BHA;
  • Organização das Metas (3 a 5 anos)
  • Objetivos e atividades Anuais
  • Planos de Ação Trimestrais
  • Divisão de funções, atribuições e responsabilidades
  • Métricas dentro do Planejamento Estratégico (KPIs)
  • Práticas de reuniões
  • Acompanhamento e Avaliação dos Resultados

Marketing Educacional de Impacto Estratégico (20h)

  • Marketing escolar na prática para manter e conquistar mais alunos: Tendências do mercado educacional; Os 4 Ps do marketing educacional: Inteligência competitiva de mercado, estratégias de captação, retenção e fidelização de alunos-clientes; Para quem está direcionando a campanha de captação? Como identificar as Personas: o público alvo; Definição de objetivos por Segmentos Educacionais; Compreensão do processo de tomada de decisão dos clientes; Estratégias de conteúdos para geração Leads; VIII- Manutenção da base de dados aquecida; Como a captação influencia na manutenção dos clientes; Campanhas de captação; Imagem positiva da Instituição Educacional; Envolvimento dos setores da escola nas Mídias Sociais;
  • Estratégias de Marketing Digital: Quais são as mídias válidas ao contexto da Educação Escolar? Aumentos das visitas nas Redes Sociais; Textos relevantes para o público alvo; Hotsites específicos para determinados segmentos e/ou turmas; Monitoramento de marca nas Mídias Sociais; Retorno sobre os investimentos: mensuração dos resultados

Metodologia do Trabalho Científico: Trabalho de Conclusão de Curso (20h)

  • Importantes evidências dos achados científicos em pesquisas relacionadas à gestão, liderança, desenvolvimento de pessoas e aprendizagem escolar.
  • Operar os sistemas de busca eletrônica e bibliográfica de artigos científicos para seleção de artigos atualizados e de interesse específico.
  • Análise crítica das fontes de informação educacionais: as comunicações orais, os sites eletrônicos, as apostilas, os livros textos, os artigos científicos;
  • Metodologia de pesquisa na Educação, Administração
  • Escolar e Psicologia aplicada ao desenvolvimento humano e processos socioeducativos;
  • Etapas na elaboração de um Projeto de Pesquisa.
  • Identificação de métodos científicos qualitativos e quantitativos;
  • Leitura e interpretação de métodos e resultados em estudos científicos.

Competências de Liderança na Contemporaneidade (40h)

  • Chefe, Gestor ou Líder?
  • Gestão de Tempo;
  • Importância da Imagem Corporal positiva;
  • Comunicação em um nível superior;
  • A Habilidade de saber ouvir;
  • A Inteligência Emocional e seus principais componentes:
  • Competência Intelectual: saber aprender;
  • Proatividade, comprometimento, responsabilidade e visão estratégica;
  • Legado de vida;
  • O líder e sua equipe: Funcionários ou colaboradores?
  • Conhecimento dos Perfis Comportamentais e a liderança personalizada; Pessoas Certas nos lugares certos; Como potencializar a responsabilidade e o comprometimento;
  • Reuniões e treinamentos de formação; O clima organizacional com senso de humor; Colaboração mútua e a partilha de conhecimentos; Liderança à distância e a referencialidade; Inspirar para transformar colaboradores

Aspectos Jurídicos na Escola (20h)

  • Orientações baseadas no PROCON: Cobrança de documentos escolares e diploma; Desconto para mais de um filho; Formatura; Inadimplência : cobrança da dívida; não aceitação da matrícula; nome dos responsáveis no SPC; sanções pedagógicas/retenção de documentos; Lista de Materiais solicitadas pela escola; Matrícula: reembolso e cancelamento; Mensalidades escolares: reajuste; Multa no atraso do pagamento das mensalidades; Cobrança de aulas extras; Transferência para outra instituição; Venda de material escolar/Uniforme na escola;
  • Condutas aplicáveis e previstas no Regimento Escolar e/ou contrato escolar: Suspensão do aluno das aulas e atividades escolares; Casos de Expulsão de alunos e procedimentos necessários; Registros de ligações de contato com os responsáveis; Situações de divergências entre pais divorciados; Porte e/ou uso de drogas ilícitas dentro e fora do colégio; Faltas recorrentes dos alunos; Responsável Pedagógico e/ou Financeiro; Informações sobre a vida escolar do (a) aluno (a) aos pais; Matrícula de alunos deficientes; Câmeras nas salas de aula e outros espaços coletivos; Divulgação da imagem dos alunos nas Redes Sociais; Rescisões e multas contratuais
  • Atas de reuniões e assinatura dos participantes
  • Assédio Moral e Sexual
  • Convenções Sindicalistas de Trabalho
  • Legislações trabalhistas

Legislações e embasamentos da educação no Brasil (20h)

  • A educação escolar no contexto das reformas do Estado e das transformações da sociedade contemporânea
    Esferas e competências normativas das Políticas Educacionais
  • Impasses e perspectivas das legislações e embasamentos educacionais atuais: Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente ECA; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica; ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Lei da Acessibilidade; Outras legislações e documentos Municipais e Estaduais aplicáveis à Educação Básica nas escolas privadas.

Currículo e Organização Escolar no século XXI (30h)

  • Eixos organizadores do Currículo, de acordo com o
  • Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica: Currículo e Desenvolvimento Humano; Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo; Currículo, Conhecimento e Cultura; Diversidade e Currículo; Currículo e Avaliação
  • Orientações Curriculares específicas: Educação Infantil; Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio
    A construção da Identidade da Escola: Projeto Político Pedagógico de qualidade; Práticas aplicadas às perspectivas contemporâneas; Planejamentos das Ações Didáticas; Projetos Interdisciplinares; Calendário Escolar; Matriz Curricular; A Educação em Escola de Tempo Integral; Regimento Escolar bem embasado Legalmente e articulado ao PPP
  • Critérios e instrumentos de avaliação: Parte Integrante do Currículo; Construção de Guias Educativos que disseminem a Proposta da Instituição Escolar e orientem os professores, as famílias e alunos.

Gestão da Qualidade (20h)

  • Fundação Nacional da Qualidade: Modelo de Excelência na Gestão – MEG (uma visão sistêmica da gestão Organizacional)
  • Fundamentos da Excelência na Gestão: Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional e inovação;
  • Liderança Transformadora; Compromisso com as partes interessadas; Adaptabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Orientação por processos; Geração de valor
  • Processos e Resultados
  • Diagrama do Ciclo da Gestão
  • Processos e Detalhamentos
  • Conceito de aprendizagem e melhoria contínua: Ciclo de PDCL

Psicologia na Educação: Infância e adolescência (30h)

  • Estudo da Psicologia Educacional
  • Fases do Ciclo Vital
  • Aspectos do Desenvolvimento Humano
  • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget
  • Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner
  • A Perspectiva Sociocultural de Vygostky
  • A abordagem de Henri Wallon
  • Maria Montessori e o Método Montessoriano
  • Abordagem Educacional em Reggio Emilia e Loris Maluguzzi: Educação Infantil
  • Desenvolvimento Cognitivo: Perspectivas do Processamento da Informação
  • Influências dos Fatores Socioculturais: pais, amigos e mídia, nos pensamentos, sentimentos e atitudes das crianças e adolescentes
  • Desenvolvimento da Inteligência Emocional e o aprimoramento de Competências e Habilidades nas evidências de Daniel Golleman
  • Albert Bandura e a Aprendizagem Social
  • A Abordagem Ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias

Gestão de Projetos em Escolas (20h)

  • Estratégia, Projetos e Operação: Conceitos e relações entre: projetos e operação, projetos e programas, projetos e portfólio de projetos; Como os projetos podem contribuir com a estratégia organizacional
  • Grupos de processos e áreas do conhecimento em
  • Gerenciamento de Projetos
  • Iniciação e planejamento de um projeto na prática
  • Execução, Monitoramento , Controle e Encerramento de Projetos
  • O Gerente de Projetos e o Sucesso em Projeto

Dificuldades de Aprendizagem e a Educação Inclusiva (20h)

  • Dificuldades de Aprendizagem e o papel do professor e da coordenação/direção pedagógica na observação e encaminhamento;
  • O fortalecimento da parceria e do diálogo da escola com a família;
  • Os profissionais especializados e avaliações precisas;
  • Possíveis diagnósticos e estratégias para avanços na aprendizagem: Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Dislexia; Discalculia; Dislalia; Disortografia;
  • Educação Inclusiva e tipos de deficiência: Intelectual; Física; Auditiva, visual e múltipla; Transtorno global do desenvolvimento (TGD); Altas habilidades.
  • Apoio especializado dentro e fora da escola
  • Inclusão é muito mais que a integração
  • Relação com a família
  • Adaptação dos materiais e ambiente físico
  • Os desafios da escola e as mudanças imprescindíveis

Recursos Humanos nas Organizações Escolares (20h)

  • Gestão de Pessoas: novos desafios
  • Recrutamento e Desenvolvimento de pessoas: Processos Seletivos; Descrições dos cargos; Integração à Equipe Institucional; Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo; Capacitação e Formação Contínua; Avaliação de Desempenho; Feedbacks; Reconhecimento e Meritocracia; Fidelização de colaboradores
  • Turnover: avaliação da rotatividade de pessoas nas organizações
  • Processo de Desligamento de colaboradores

Atendimento de excelência aos Clientes na escola (20h)

  • O que é atendimento?
  • Importância de um ambiente limpo, organizado e acolhedor
  • Cliente interno e cliente externo
  • Você seria seu próprio cliente?
  • O cliente sempre tem razão?
  • O profissional de atendimento, sua postura e apresentação
  • Como falar e ouvir com assertividade?
  • Material atrativo e discurso alinhado para os atendimentos de matrículas
  • Tipos de clientes
  • Fatores que geram impactos positivos nos relacionamentos
  • Fatores que geram impacto negativo nos atendimentos aos clientes
  • Com o que os clientes mais se irritam?
  • Principais motivos pelos quais se perde um cliente
  • Atendimento telefônico
  • Pesquisas de satisfação
  • Recuperação de clientes

Gestão Financeira Escolar Eficiente (20h)

  • Organização e administração dos orçamentos: Conceituação: Receita, Despesa, Lucro, Orçamento, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Custo; Elaboração do orçamento geral; Influência dos custos e das despesas no preço de vendas; Cálculo ideal das despesas; Preço de Venda Ideal; Definição de prioridades orçamentárias; Fluxo de Caixa: a importância de reduzir custos e negociar prazos; Relacionamento com fornecedores; Comprovação dos gastos; Transparência na prestação de contas; Redução de custos; Controle dos investimentos; Balanços financeiros e orçamentários; Controle das Inadimplências

Corpo docente

Supervisora e Coordenadora

Flávia Cipriani
Supervisora de Ensino - IESPE
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação no IESPE | Consultora Educacional | Licenciada e Graduada em Letras e Pedagogia | Especialista em Gestão/Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Professores

Clara Mockdece Neves
Educadora física
Doutoranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.
Kahan Elizabeth Monteiro
Bacharel em Comunicação Social
Mestre em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2011-2012). Desenvolve pesquisas acadêmicas prioritariamente nas linhas: "Escritório de Projetos", "Estruturas Organizacionais" e "Estratégia". Promovendo a aplicabilidade profissional de sua pesquisa, foi a gerente de projetos responsável pela implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Universidade Federal de Juiz de Fora (EGP/ UFJF), no qual atua hoje como Gerente Estratégica de Projetos. Concluiu especialização em Administração com ênfase em Marketing pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec (2008-2010) e Bacharelado em Comunicação Social pela UFJF (2005-2009). É também sócia da Empresa Espaço Marília Monteiro, desde dezembro de 2010.
Vitor Hugo Vidal Rangel Junior
Arquiteto
Mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2006).
Makerley Arimateia Silva
Engenheiro Aeroespacial - ITA
Especialista em Gestão Empresarial
Walbet Vianna Junior
Direito e Administração
Especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria - FGV
Ralph Mendes Vianna
Designer Gráfico
Pós-graduado em Gestão de Marketing pelo IBMEC | Graduado em Design Gráfico pela Estácio de Sá | Diretor de criação na agência GO GO Cria | Palestrante nas áreas de marketing e empreendedorismo.

Observações

O aluno poderá escolher entre dois modelos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

  • Artigo científico.
  • Relatório da prática profissional.

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(32) 3216-1224

(32) 99929-8935

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MBA Gestão de Escolas

Juiz de Fora, Juiz de Fora – Turma II

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