Educação Física Aplicada ao Fitness

Juiz de Fora - 5 de agosto
IESPE
Conselheiro Lafaiete - 19 de agosto
Academia Ferraz Training
Início:
Carga horária: 360 horas/18 meses (curso presencial)
Dias, horários e frequência das aulas: Sábados e domingos de 08h às 18h uma vez por mês
Material Didático: Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo
Certificado: Emitido pela FacRedentor após a conclusão e aprovação no curso
Público-alvo: Profissionais formados em Educação Física que buscam ser referência no mercado de Fitness.
Investimento: R$150,00 (matrícula)
Mensalidade (após o início do curso):
1 x R$5.958,00 (desconto de 20%)
12 x R$525,00 (desconto de 15%)
19 x R$390,00
24 x R$325,00
30 x R$286,50

Local: Academia Ferraz Training
Rua Lopes Franco 820, Carijós - Conselheiro Lafaiete - MG
Telefone: (32) 3216-1224
Vagas Disponíveis:

Ementa

Empreendedorismo Aplicado ao Fitness – Como ser um Personal Trainer de sucesso? (20h)

  • Introdução ao marketing: Porque estudar marketing e como ele pode ser aplicado no meu dia-a-dia;
  • Como meu público compra? Entendendo o comportamento de compra do meu paciente.
  • Posicionamento:Como meus clientes me enxergam?
  • Definindo quem realmente é meu público:Traçando o perfil de quem realmente eu quero atender.
  • Análise do processo de venda e conquista de clientes: Atrair,converter,relacionar,analisar,como dar os primeiros passos: a conquista dos seus primeiros clientes.
  • Estratégias para gerenciar sua carteira de cliente:Criação,Estabilização, Renovação.
  • Como alcançar uma excelência no seu trabalho dentro de uma sala de academia: Qual a importância de conquistar tal excelência?,O que o sua equipe e seus clientes esperam de você?,Torne-se diferenciado em sala.

Anatomia e Fisiologia Aplicadas ao Movimento (20h)

  • Anatomia do Sistema Muscular:Conceitos básicos,Tipo de músculos,Funções dos músculos,Componentes anatômicos do musculo estriado esquelético,Classificação morfológica dos músculo estriado esquelético.
  • Fisiologia muscular:Fibra muscular;Células satélites,Retículo Sarcoplasmático,Miofibrila e miofilamento,Mecanismo molecular da contração muscular.
  • Ativação do musculo estriado esquelético:Cortex motor,Motoreunônio,Sinapses,Unidade motora,potencial de ação,Processo de excitação-contração.
  • Expressão mecânica e tipologia muscular:Resposta a um estímulo,Geração e aumento da força,Relação de angulo, Largura e força muscular,Diferentes tipos de fibras musculares: miotipologia.
  • Recrutamento e classificação de unidade motora.

Medidas e Avaliações Aplicadas ao Fitness (20h)

  • O que é uma medida? Diferentes escalas de medidas,que medidas são frequentemente objeto das avaliações físicas?, O que é uma avaliação,instrumentos utilizados para produzir as medidas em avaliação física,instrumentos para medida das variáveis biológicas.
  • Anamnese:Como estruturar uma anamnese completa?,avaliação da caracterização da dor,Anamnese de risco através do par-q.
  • Composição corporal:Como é feito (avaliação classica),Capacidade cardiorrespiratória,Consumo máximo de oxigênio – VO2máximo.
  • Avaliação postural:Cinturas pélvicas e escapular,Membros superiores e inferiores,Avaliação postural digital.

Bioenergética do Exercício (20h)

  • Vias de metabólicas de produção ATP:ATP CP / Mioquinase,Via glicogenolítica,Fosforilação oxidativa (mitocôndria).
  • Atividade física e bioenergética com predominância em:Oxidação de lipídios Emagrecimento,Síntese proteica Hipertrofia.
  • Adaptações crônicas do sistema bioenergético.
  • Endocrinologia aplicada ao EF.

Biomecânica e Cinesiologia na Musculação (20h)

  • Bases Biomecânicas na Musculação: Análise biomecânica,Montagem de programas de treinamento de força através das bases biomecânicas,Dores e sua interferência na biomecânica humana;Lei do equilíbrio;Lei do conforto,Lei da economia.
  • Detecção de lesões:Deficiências da ativação muscular - aparecimento de lesões.
  • Cinesiologia Aplicada na Musculação:Modelo cinesiológico,Avaliação da força:Mito sobre a força,Relação entre a força e estabilidade,Rigidez,Stiffness,A flexibilidade,Controle motor,Estabilização lombopélvica.

Adaptações ao Treino de Musculação: Hipertrofia e Período Neural (20h)

  • Adaptações morfológicas:Modificação da secção muscular,Hipertrofia das fibras musculares, Hipertrofia e proliferação de miofibrilas,Hiperplasia,Outras adaptações morfológicas.
  • Adaptação nervosas:SNC,SNP.

Metodologia do Trabalho Científico – Educação Física Baseada em Evidências (10h)

  • Objetivo da disciplina: Capacitar o aluno a buscar informações científicas baseadas em evidências pautadas na prática da Exercício Físico e Treinamento Desportivo de forma segura e confiável, pois este conhecimento que dará base para a conduta e planejamento alimentar do cliente/paciente; Capacitar o aluno para saber selecionar trabalhos científicos, ler, interpretar e reunir as informações de acordo com o objetivo da 'pesquisa',Auxiliar o aluno a criar estratégias para reunir as informações pesquisadas de forma organizada e de fácil acesso, como o fichamento.
  • Ementa da disciplina:
  • Princípios gerais do pensamento científico.
  • Operar os sistemas de busca eletrônica e bibliográfica de artigos científicos.
  • Análise crítica das fontes de informação em saúde: as comunicações orais, os sites eletrônicos, as apostilhas, os livros textos, os artigos científicos;
  • Metodologia de pesquisas em saúde e no esporte;
  • Princípios do conhecimento epidemiológico;
  • Identificação de métodos científicos qualitativo e quantitativo;
  • Leitura e interpretação de métodos e resultados em estudos científicos.

Urgência e Emergência no Exercício Físico e no Esporte. (10h)

  • Emergências clínicas:Sistema de acionamento de emergência,Eventos cardíacos,Parada cardiorrespiratória - PCR,Epilepsia - Convulsão,Hipoglicemia,Distúrbios causados pelo calor.
  • Emergências traumáticas:A sequência de atendimento a vítima politraumatizada,Traumatismo crânio-encefálico e raquimedular, Técnicas de transporte em prancha longa,Imobilizações de membros em casos de fraturas, luxações e entorses,Objetos cravados,Hemorragias.
  • Sessão prática:Reanimação cardiopulmonar - RCP,Uso do desfibrilador externo automático (DEA),Imobilização e transporte com talas e prancha longa,Uso de colar cervical.

Fisiologia e Adaptações do Sistema Respiratório (20h)

  • Anatomia e fisiologia do sistema respiratório.
  • Interação coração-pulmão:Explicação dos volumes pulmonare,Relação entre os volumes pulmonares,Adaptações dos volumes pulmonares ao treinamento,VO2max,v. Limiares respiratórios:Interferência das adaptações,metabólicas periféricas,Tempo limite,Prescrição de exercício físico baseada nos limiares,Variáveis influenciadas pela genética e suas adaptações.

Fisiologia e Adaptações do Sistema Cardiovascular (20h)

  • Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular.
  • Artérias e veias.
  • Frequência cardíacas:Fcrepouso,Fcexercício:Reserva,Limiares de Fc,Fc exercício contínuo,Fc exercício progressivo,Fc Max,Fcrecuperação,Variação da frequência cardíaca (VFc).
  • Adaptações cardíacas ao exercício.
  • Delta inicial e final da Fc.
  • Benefícios do exercício físico ao sistema cardiovascular.

Metodologia do treinamento na musculação (20h)

  • Estrutura dos programas de treinamento resistido com pesos - pré-requisitos.
  • Pesos livres vs maquinários.
  • Variáveis do treinamento resistido com pesos.
  • Protocolos de treinamento.
  • Métodos de treinamento.
  • Treinamento com oclusão.
  • Musculação aplicada a crianças e adolescentes.
  • Musculação aplicada a idosos.

Treinamento Funcional (20h)

  • Origem do treinamento funcional.
  • Treinamento funcional versus treinamento tradicional.
  • Por que utilizar o treinamento funcional?
  • Benefícios e valências do treinamento funcional.
  • Objetivo da aplicação treinamento funcional.
  • Treinamento funcional em diferentes faixas etárias: crianças, adultos e idosos;
  • Equipamentos/acessórios utilizados para desenvolver os exercícios funcionais;
  • Bases neurológicas e a biomecânica do treinamento funcional;
  • Core training;
  • Músculos do core;
  • Posicionamento;
  • Fortalecimento do core;
  • Prescrição do treinamento funcional;
  • Conceito de carga de treino;
  • Sessão de treinos;
  • Circuito funcional;
  • Exemplos de exercícios de treinamento funcional.

Periodização do Treinamento Esportivo Aplicado ao Fitness (20h)

  • Periodização do treinamento esportivo:Modelos de periodização tradicionais e modernos,Crítica aos modelos de periodização,Periodização do treinamento em esportes individuais e coletivos.
  • Monitoramento da carga de treinamento:Métodos de monitoramento da carga de treinamento,Monitoramento da carga de treinamento por meio do método percepção subjetiva de esforço da sessão,Controle da carga de treinamento baseado na Variabilidade da frequência cardíaca.
  • Adaptações positivas e negativas relacionadas ao treinamento (Melhora do desempenho, overreaching, overtraining.

Treinamento em Suspensão (10h)

  • Síndrome de Adaptação geral.
  • Princípios do treinamento.
  • Principio da individualidade biológica.
  • Principio da sobrecarga.
  • Principio da continuidade.
  • Principio da interdependência volume intensidade.
  • Core.
  • Treinamento suspenso:FixaçãoPortabilidade,Partes de equipamento do treinamento suspenso,Ajustando a altura das fitas,Cuidados com a escolha dos movimentos ao se treinar com treinamento suspenso,Velocidade de execução dos movimentos,Regulando a intensidade,Séries,Quantidade de exercícios e intervalos,Intervalo entre as sessões de treino,Intervalos entre as sessões,Respiração,Vantagens e desvantagens.

Ciclismo Indoor (10h)

  • Histórico / peculiaridades da modalidade (diferenças e tipos de bikes).
  • Laboratório de ajustes e posturas.
  • Laboratório de musicalidade (cadência/relação RPM e BPM).
  • Montagem de aula tipos de treinamento/periodização/objetivos do treino.
  • Biomecânica da pedalada/ técnicas de giro/ possíveis traumas e lesões.
  • Aspectos fisiológicos – FC (faixa de segurança).
  • Frequência cardíaca e a relação com intensidade.
  • Relação RPM e BPM.
  • Aspectos motivacionais:Comportamento e linguagem adequada,Postura,Profissional,Retenção de aluno,Técnicas para Motivação.

Periodização do Treinamento Aeróbio (individual e grupos de corrida) (20h)

  • Prescrição, controle e evolução do treinamento aeróbio no seguinte grupos:Crianças e adolescentes,Adultos;Idosos.Iniciantes,Intermediários,Avançados,Alto nível.

Base Nutricionais da Hipertrofia e do Emagrecimento (20h)

  • Conceitos importantes em Nutrição Esportiva.
  • Gasto energético nos exercícios.
  • Cálculo das necessidades energéticas.
  • Dieta e atividade física.
  • Nutrientes x Exercícios.
  • Carboidratos.
  • Índice glicêmico.
  • Lipídeos.
  • Proteínas.
  • Vitaminas.
  • Minerais.
  • Água.
  • Reposição hidroeletrolítica.
  • Desidratação.
  • Termorregulação.
  • Recomendações nutricionais e prescrições dietéticas na atividade física.
  • Suplementação:Whey Protein,Creatina,AMB,Beta alanina,Cafeína,Pre-workout,Malto e dextrose,Termogênicos,Anabólicos sintéticos.

Bases Fisiológicas e Metodológicas do Emagrecimento (20h)

  • Evolução da obesidade e sobrepeso:Contextualização histórica, prevalência e causas,Metabolismo energético.
  • Modelos usados para prescrição de atividades com o objetivo de redução ponderal:Modelo metabólico:Contextualização, bases teóricas, uso da zona de queima de gordura (Fatmax) e análise crítica.Modelo matemático:Contextualização, bases teóricas, uso do balanço calórico e análise crítica.
  • Análise crítica do modelo aeróbio – por que não emagrecemos?
  • Uma nova abordagem - proposta para elaboração e compreensão de treinos mais eficientes,Uso do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT)Bases teóricas – por que funciona?,Aplicações práticas – como prescrever treinos mais eficientes.
  • Musculação e emagrecimento.
  • Análise crítica dos modelos mais usados.
  • Proposta para elaboração e compreensão de modelos mais eficientes.

Body Weight Training (10h)

  • Histórico do treinamento funcional e Body Weight Training.
  • Anatomia e fisiologia do CORE, exercícios e progressões.
  • Os 4 pilares do movimento humano, bases fisiológicas e biomecânicas do treinamento.
  • Treinar o corpo de maneira tridimensional: Importância dos exercícios bilaterais e unilaterais.
  • Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada, o diferencial para a propriocepção e força funcional.
  • Treinamento das capacidades físicas fundamentais e sua importância para os treinamentos.
  • Equipamentos e suas aplicabilidades dentro das aulas.
  • Divisão didática dos exercícios, simples, combinados e híbridos.
  • Planejamento e organização do treinamento funcional.
  • Treinamento funcional e suas aplicações para atletas e programas de qualidade de vida e saúde.
  • Desenvolvendo treinamentos de resultados, treinamento de hipertrofia e emagrecimento.
  • Sessão prática de planilhas de treinamento.

HIIT – High Intensity Interval Training (10h)

  • Número de repetições.
  • Número de séries.
  • Número de exercícios.
  • Tempo de estímulo.
  • Tempo de intervalos entre as séries.
  • Tempo total da sessão.
  • Distância a ser percorrida.
  • Intensidade.
  • Volume total.
  • Evidências HIIT e emagrecimento.
  • Evidências HIIT e cardiopatas.
  • Evidências HIIT e diabéticos.
  • Protocolos e adaptações para o treinamento analisando.

Aulas Coletivas em Academia (20h)

  • Princípios metodológicos do treinamento aeróbico à ginastica de academia;
  • Adaptações crônicas e aguas do treinamento aeróbico em ginástuca de academia;
  • Metodologia das atividades aeróbicas em ginástica de academia;
  • Novas tendências e modalidades em treinamento aeróbico em ginástica de academia.

Autorizado pelo MEC

 

Objetivo:

O curso de Pós-Graduação em Educação Física Aplicada ao Fitness direcionará o Educador Físico ao seu aperfeiçoamento técnico, científico e prático, proporcionando conhecimento e habilidades que o permitirão melhorar sua atuação no mercado de trabalho. Ações como avaliar seu cliente e o mercado, planejar ações dentro e fora do ambiente de academia, prescrever e controlar o exercício físico de forma individualizada e em aulas coletivas, motivar e gerir seus clientes são pontos fundamentais que serão desenvolvidos em nosso curso.

Justificativa:

A Pós-Graduação em Educação Física Aplicada ao Fitness foi estruturada para suprir a demanda crescente do mercado de fitness que apresenta uma projeção de crescimento superior a 20% nos próximos 10 anos. Nossa metodologia é INÉDITA no Brasil, o que garante um avanço na qualificação dos nossos alunos, proporcionando uma ponte sólida entre o conhecimento de base, a prescrição, o controle e evolução do Exercício Físico no ambiente de academias, estúdio de Personal Trainer, assessoria e consultoria esportiva. Nosso corpo docente é formado por Especialistas, Mestres e Doutores atuantes diretamente no mercado de trabalho, reforçando nossa ponte entre teoria e a prática.

 

Aulas Práticas:

As aulas práticas acontecerão na Academia Fibratech (turmas de Juiz de Fora) e na Academia Ferraz Training (turmas de Conselheiro Lafaiete) .

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

Além do modelo tradicional de TCC, teremos uma nova modalidade em que o aluno poderá fazer o acompanhamento de um cliente de treino personalizado durante 3 meses, e, durante esse período, será montado um dossiê sobre o cliente, organizado nos moldes já predefinidos. Esse trabalho de conclusão nada mais é que a organização, prescrição, controle dos parâmetros dos treinos e a documentação da evolução do cliente baseada no conhecimento que os alunos receberão durante todo o curso de pós.

 

Coordenação:

Raphael Soares

Graduado em Educação Física pela UFJF. Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pela Estácio de Sá. Mestre em Educação Física pela Universidade de Lausanne na Suíça com foco em Grupos Especiais. No início da faculdade meu maior interesse era a prática esportiva, especificamente a Ginastica de Trampolim, mas com o aprofundamento dos estudos a grande área da Saúde me conquistou. Durante o mestrado comecei estudar e trabalhar com recuperação de indivíduos com lesão do sistema nervoso, que até hoje, é o foco principal do meu trabalho. Atualmente sou Personal Trainer, Professor, Coordenador de Curso de pós-graduação e Supervisor de Ensino no IESPE/FacRedentor e Professor de Anatomia da Faculdade de Medicina da FACIG em Manhuaçu (MG).


Ricardo Pace

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Especialização em Treinamento de Força e Fisiologia do Exercício pela UniFOA (2007), Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade Pitágoras (2014). Atualmente é docente da Faculdade Santa Rita e docência e pesquisa da Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Esforço, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde, educação física, criança e alongamento.


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