Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação, Inspeção

A Pós em Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação, Inspeção visa formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos para atuarem em instituições de ensino, visando à ampliação de suas capacidades de análise, resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades referentes a organização do ensino, por meio da Inspeção, Orientação e Supervisão da Educação Básica, com aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade da gestão escolar.
Início:
Carga horária: 360 horas/18 meses (curso presencial).
Dias, horários e frequência das aulas: Sábados quinzenais de 08h às 18h
Material Didático: Digital.
Certificado: Emitido pela Faculdade Redentor após a conclusão e aprovação no curso.
Público-alvo: Graduados em Pedagogia ou outra Licenciatura Plena.
Investimento: R$95,00 (matrícula)
Mensalidade (após o início do curso):
à vista R$ 5.200,00 (com desconto)
12x R$ 480,00 (com desconto)
18x R$ 360,00
24x R$ 295,00
30x R$ 260,00

Local: IESPE
Av. Rio Branco, 3.480, 3° andar - Alto dos Passos (prédio do Sírio Libanês)
Juiz de Fora, Minas Gerais - 36025-020
Telefone: (32)3216-1224 / (32)99929-8935
Vagas Disponíveis: 13

Ementa

Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil (20h)

  • Política, Estado e Democracia: relações com a educação. Síntese histórica do processo escolar brasileiro. Legislação, reformas e políticas educacionais. Planejamento, gestão e financiamento da educação. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Gestão de Processos e Planejamento Escolar (30h)

  • Aspectos históricos, legais e políticos do planejamento escolar e de ensino na perspectiva democrática. Planejamento escolar e do ensino: conceituação, objetivos e finalidades. O Projeto Político Pedagógico e a análise da realidade escolar: condições para sua elaboração e implementação. O PDE-Escola e sua relação com o Projeto Pedagógico da Escola. O Conselho Escolar e do Conselho e Séries/Ciclos.
  • Planejamento do Ensino.

Gestão e Pessoas no Espaço Educativo (20h)

  • A organização do trabalho pedagógico escolar, a gestão democrática e a mediação do coordenador pedagógicoe orientador Educacional. Gestão e pessoas no ambiente escolar. Gestão democrática e participativa. A construção de relações interpessoais na perspectiva democrática. Administração de conflitos. As dimensões: ética, estética, política e pedagógica dos ambientes institucionais. Estudo dos fundamentos éticos do agir humano com a educação. Conceitos e princípios da Ética Profissional. Valores éticos para o exercício da profissão de gestor e educador. A coordenação pedagógica e a gestão dos processos de comunicação e dos fluxos de informação no ambiente educativo em articulação com as instâncias colegiadas da escola. Dinâmica de grupos. A utilização dos Jogos. Motivação e liderança educacional. Desafios para a escola na atualidade: disciplina, liberdade, autonomia e violência na escola.

Currículo e Gestão Escolar: Desafios Contemporâneos (20h)

  • Tendências atuais na organização curricular. Planejamento curricular como um instrumento de viabilização do direito à educação. As teorias do currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas; as políticas curriculares no Brasil.

Oficinas de Aprendizagens (30h)

  • A centralidade da aprendizagem nas práticas educativas escolares. Os sujeitos da aprendizagem. A relação entre coordenadores e professores no processo de ensino e aprendizagem. A ampliação dos espaços de aprendizagem e novas possibilidades de atuação do professor na escola por meio de projetos interdisciplinares.
  • Gestão Pedagógica para o Letramento.
  • Gestão Pedagógica na Educação Matemática.

Avaliação Educacional e Teorias Pedagógicas (30h)

  • Aspectos históricos e político da avaliação da aprendizagem.Concepções de educação e avaliação. Princípios e pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A prática da avaliação. Propostas alternativas de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Análise crítica dos principais modelos de avaliação dos processos de ensino e da aprendizagem em sala de aula. Planejamento de estratégias e de instrumentos de avaliação adequados à nossa realidade educacional. Avaliação em larga escala enquanto política pública para melhoria da qualidade da educação com equidade. Caracterização das políticas de avaliação em larga escala implantadas no Brasil. A autoavaliação e avaliação externa.

Tópicos Teórico-práticos em Supervisão, Orientação e Inspeção (60h)

  • Teoria e Prática em Supervisão Escolar: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar na Educação Básica. Supervisão escolar: as competências do supervisor/coordenador. Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Orientação Educacional: Orientação educacional: fundamentos básicos e ação do orientador na Instituição.
  • Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Inspeção Escolar: Evolução histórica da Inspeção Escolar; Atribuições, funções e prática da inspeção escolar na educação básica frente às novas tendências educacionais.

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem. Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Educação inclusiva (30h)

  • História da evolução da educação especial. Pressupostos teóricos e metodológicos da escola inclusiva. Análise histórica da educação especial e das tendências atuais, no âmbito nacional e internacional. Questões políticas, ideológicas e éticas da educação inclusiva. Os sujeitos do processo educacional especial: portadores de necessidades educacionais especiais. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceituação de inclusão escolar. Aspectos necessários para promover a inclusão escolar. Perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva: família, escola e sociedade.

Metodologia da Pesquisa I (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (20h)

  • Desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo, psicomotor e neurológico. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem. Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. Processos de pensamento lógico-matemático. O papel das inter-relações na aprendizagem: família, escola, comunidade, organizações.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo cm as normas da ABNT.
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