MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança

O MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança terá como objetivo  oferecer conhecimentos diferenciados às práticas dos gestores escolares, que buscam maior satisfação profissional e melhores resultados. Os líderes atuais e aqueles que almejam a liderança terão a oportunidade de aprimorar sua inteligência emocional e de se aperfeiçoarem no desenvolvimento de competências administrativas e pedagógicas que, mediante os desafios e perspectivas contemporâneos, se tornaram essenciais às escolas de qualidade, focadas na organização e na formação humana de excelência na sociedade.
Início:
Carga horária: 360 horas/18 meses (curso presencial)
Dias, horários e frequência das aulas: Sábados e domingos de 08h às 18h uma vez por mês
Material Didático: Digital
Certificado: Emitido pela Faculdade Redentor após a conclusão e aprovação no curso
Público-alvo: Profissionais da área da Educação, Psicologia e Administração que atuam ou desejam atuar na direção e/ou coordenação de escolas privadas
Investimento: R$95,00 (matrícula)
Mensalidade (após o início do curso):
à vista R$ 7.365,00 (com desconto)
12x R$ 660,00 (com desconto)
18x R$ 475,00
24x R$ 390,00
30x R$ 350,00

Local: IESPE
Av. Rio Branco, 3.480, 3° andar - Alto dos Passos (prédio do Sírio Libanês)
Juiz de Fora, Minas Gerais - 36025-020
Telefone: (32)3216-1224 / (32)99929-8935
Vagas Disponíveis: 8

Ementa

Empreendedorismo (10h)

  • O mito do empreendedor;
  • As diferenças e relações entre o empreendedor, o administrador e o técnico nas empresas escolares;
  • O Intraempreendedorismo nas organizações;
  • Incentivos que produzem resultados de alta performance;
  • Crença no produto ou serviço de qualidade;
  • Programa e Estratégias de desenvolvimento institucional, aumento da produtividade e da lucratividade;
  • Uma nova visão da instituição escolar na perspectiva da educação empreendedora
  • A importância da rede de bons relacionamentos
  • Desenvolvimento do olhar para as oportunidades do mercado educacional: investimentos e riscos
  • Planejamentos e análises estratégicas

Educação e Novas Tecnologias (10h)

  • O desafio de ensinar a pensar no século XXI: Geração dos Nativos Digitais; A influência da mídia na formação humana;
  • Quais são as Novas Tecnologias usadas na Educação? Desafios e perspectivas na adoção das Novas Tecnologias; A Informatização das Escolas; Como associar as Novas Tecnologias à Matriz Curricular e à aprendizagem significativa; Formação dos professores para integração das Tecnologias às aulas; Ferramentas de Ensino à distância; O Lúdico Digital e a potencialização da aprendizagem.

Planejamento Estratégico (20h)

  • Conceito de Planejamento Estratégico
  • A diferença entre Planejamento Estratégico, Tático e Operacional
  • Analise da organização: Matriz SWOT
  • Identificação do público
  • Definição e Disseminação da Missão, Visão e Valores institucionais
  • Conceito de BHA;
  • Organização das Metas (3 a 5 anos)
  • Objetivos e atividades Anuais
  • Planos de Ação Trimestrais
  • Divisão de funções, atribuições e responsabilidades
  • Métricas dentro do Planejamento Estratégico (KPIs)
  • Práticas de reuniões
  • Acompanhamento e Avaliação dos Resultados

Marketing Educacional de Impacto Estratégico (20h)

  • Marketing escolar na prática para manter e conquistar mais alunos: Tendências do mercado educacional; Os 4 Ps do marketing educacional: Inteligência competitiva de mercado, estratégias de captação, retenção e fidelização de alunos-clientes; Para quem está direcionando a campanha de captação? Como identificar as Personas: o público alvo; Definição de objetivos por Segmentos Educacionais; Compreensão do processo de tomada de decisão dos clientes; Estratégias de conteúdos para geração Leads; VIII- Manutenção da base de dados aquecida; Como a captação influencia na manutenção dos clientes; Campanhas de captação; Imagem positiva da Instituição Educacional; Envolvimento dos setores da escola nas Mídias Sociais;
  • Estratégias de Marketing Digital: Quais são as mídias válidas ao contexto da Educação Escolar? Aumentos das visitas nas Redes Sociais; Textos relevantes para o público alvo; Hotsites específicos para determinados segmentos e/ou turmas; Monitoramento de marca nas Mídias Sociais; Retorno sobre os investimentos: mensuração dos resultados

Metodologia do Trabalho Científico: Trabalho de Conclusão de Curso (20h)

  • Importantes evidências dos achados científicos em pesquisas relacionadas à gestão, liderança, desenvolvimento de pessoas e aprendizagem escolar.
  • Operar os sistemas de busca eletrônica e bibliográfica de artigos científicos para seleção de artigos atualizados e de interesse específico.
  • Análise crítica das fontes de informação educacionais: as comunicações orais, os sites eletrônicos, as apostilas, os livros textos, os artigos científicos; 
  • Metodologia de pesquisa na Educação, Administração Escolar e Psicologia aplicada ao desenvolvimento humano e processos socioeducativos; 
  • Etapas na elaboração de um Projeto de Pesquisa.
  • Identificação de métodos científicos qualitativos e quantitativos; 
  • Leitura e interpretação de métodos e resultados em estudos científicos.

Competências de Liderança na Contemporaneidade (40h)

  • Chefe, Gestor ou Líder?
  • Gestão de Tempo;
  • Importância da Imagem Corporal positiva;
  • Comunicação em um nível superior;
  • A Habilidade de saber ouvir;
  • A Inteligência Emocional e seus principais componentes:
  • Competência Intelectual: saber aprender;
  • Proatividade, comprometimento, responsabilidade e visão estratégica;
  • Legado de vida;
  • O líder e sua equipe: Funcionários ou colaboradores? Conhecimento dos Perfis Comportamentais e a liderança personalizada; Pessoas Certas nos lugares certos; Como potencializar a responsabilidade e o comprometimento; Reuniões e treinamentos de formação; O clima organizacional com senso de humor; Colaboração mútua e a partilha de conhecimentos; Liderança à distância e a referencialidade; Inspirar para transformar colaboradores

Aspectos Jurídicos na Escola (20h)

  • Orientações baseadas no PROCON: Cobrança de documentos escolares e diploma; Desconto para mais de um filho; Formatura; Inadimplência : cobrança da dívida; não aceitação da matrícula; nome dos responsáveis no SPC; sanções pedagógicas/retenção de documentos; Lista de Materiais solicitadas pela escola; Matrícula: reembolso e cancelamento; Mensalidades escolares: reajuste; Multa no atraso do pagamento das mensalidades; Cobrança de aulas extras; Transferência para outra instituição; Venda de material escolar/Uniforme na escola;
  • Condutas aplicáveis e previstas no Regimento Escolar e/ou contrato escolar: Suspensão do aluno das aulas e atividades escolares; Casos de Expulsão de alunos e procedimentos necessários; Registros de ligações de contato com os responsáveis; Situações de divergências entre pais divorciados; Porte e/ou uso de drogas ilícitas dentro e fora do colégio; Faltas recorrentes dos alunos; Responsável Pedagógico e/ou Financeiro; Informações sobre a vida escolar do (a) aluno (a) aos pais; Matrícula de alunos deficientes; Câmeras nas salas de aula e outros espaços coletivos; Divulgação da imagem dos alunos nas Redes Sociais; Rescisões e multas contratuais
  • Atas de reuniões e assinatura dos participantes
  • Assedio Moral e Sexual
  • Convenções Sindicalistas de Trabalho
  • Legislações trabalhistas

Legislações e embasamentos da educação no Brasil (20h)

  • A educação escolar no contexto das reformas do Estado e das transformações da sociedade contemporânea
  • Esferas e competências normativas das Políticas Educacionais
  • Impasses e perspectivas das legislações e embasamentos educacionais atuais: Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente ECA; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica; ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Lei da Acessibilidade; Outras legislações e documentos Municipais e Estaduais aplicáveis à Educação Básica nas escolas privadas.

Currículo e Organização Escolar no século XXI (30h)

  • Eixos organizadores do Currículo, de acordo com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Básica: Currículo e Desenvolvimento Humano; Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo; Currículo, Conhecimento e Cultura; Diversidade e Currículo; Currículo e Avaliação
  • Orientações Curriculares específicas: Educação Infantil; Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio
  • A construção da Identidade da Escola: Projeto Político Pedagógico de qualidade; Práticas aplicadas às perspectivas contemporâneas; Planejamentos das Ações Didáticas; Projetos Interdisciplinares; Calendário Escolar; Matriz Curricular; A Educação em Escola de Tempo Integral; Regimento Escolar bem embasado Legalmente e articulado ao PPP
  • Critérios e instrumentos de avaliação: Parte Integrante do Currículo; Construção de Guias Educativos que disseminem a Proposta da Instituição Escolar e orientem os professores, as famílias e alunos.

Gestão da Qualidade (20h)

  • Fundação Nacional da Qualidade: Modelo de Excelência na Gestão - MEG (uma visão sistêmica da gestão Organizacional)
  • Fundamentos da Excelência na Gestão: Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional e inovação; Liderança Transformadora; Compromisso com as partes interessadas; Adaptabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Orientação por processos; Geração de valor
  • Processos e Resultados
  • Diagrama do Ciclo da Gestão
  • Processos e Detalhamentos
  • Conceito de aprendizagem e melhoria contínua: Ciclo de PDCL

Psicologia na Educação: Infância e adolescência (30h)

  • Estudo da Psicologia Educacional
  • Fases do Ciclo Vital
  • Aspectos do Desenvolvimento Humano
  • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget
  • Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner
  • A Perspectiva Sociocultural de Vygostky
  • A abordagem de Henri Wallon
  • Maria Montessori e o Método Montessoriano
  • Abordagem Educacional em Reggio Emilia e Loris Maluguzzi: Educação Infantil
  • Desenvolvimento Cognitivo: Perspectivas do Processamento da Informação
  • Influências dos Fatores Socioculturais: pais, amigos e mídia, nos pensamentos, sentimentos e atitudes das crianças e adolescentes
  • Desenvolvimento da Inteligência Emocional e o aprimoramento de Competências e Habilidades nas evidências de Daniel Golleman
  • Albert Bandura e a Aprendizagem Social

  A Abordagem Ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias

Gestão de Projetos em Escolas (20h)

  • Estratégia, Projetos e Operação: Conceitos e relações entre: projetos e operação, projetos e programas, projetos e portfólio de projetos; Como os projetos podem contribuir com a estratégia organizacional
  • Grupos de processos e áreas do conhecimento em Gerenciamento de Projetos
  • Iniciação e planejamento de um projeto na prática
  • Execução, Monitoramento , Controle e Encerramento de Projetos
  • O Gerente de Projetos e o Sucesso em Projeto

Dificuldades de Aprendizagem e a Educação Inclusiva (20h)

  • Dificuldades de Aprendizagem e o papel do professor e da coordenação/direção pedagógica na observação e encaminhamento;
  • O fortalecimento da parceria e do diálogo da escola com a família;
  • Os profissionais especializados e avaliações precisas;
  • Possíveis diagnósticos e estratégias para avanços na aprendizagem: Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH); Dislexia; Discalculia; Dislalia; Disortografia;
  • Educação Inclusiva e tipos de deficiência: Intelectual; Física; Auditiva, visual e múltipla; Transtorno global do desenvolvimento (TGD); Altas habilidades.
  • Apoio especializado dentro e fora da escola
  • Inclusão é muito mais que a integração
  • Relação com a família
  • Adaptação dos materiais e ambiente físico
  • Os desafios da escola e as mudanças imprescindíveis

Recursos Humanos nas Organizações Escolares (20h)

  • Gestão de Pessoas: novos desafios
  • Recrutamento e Desenvolvimento de pessoas: Processos Seletivos; Descrições dos cargos; Integração à Equipe Institucional; Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupo; Capacitação e Formação Contínua; Avaliação de Desempenho; Feedbacks; Reconhecimento e Meritocracia; Fidelização de colaboradores
  • Turnover: avaliação da rotatividade de pessoas nas organizações
  • Processo de Desligamento de colaboradores

Atendimento de excelência aos Clientes na escola (20h)

  • O que é atendimento?
  • Importância de um ambiente limpo, organizado e acolhedor
  • Cliente interno e cliente externo
  • Você seria seu próprio cliente?
  • O cliente sempre tem razão?
  • O profissional de atendimento, sua postura e apresentação
  • Como falar e ouvir com assertividade?
  • Material atrativo e discurso alinhado para os atendimentos de matrículas
  • Tipos de clientes
  • Fatores que geram impactos positivos nos relacionamentos
  • Fatores que geram impacto negativo nos atendimentos aos clientes
  • Com o que os clientes mais se irritam?
  • Principais motivos pelos quais se perde um cliente
  • Atendimento telefônico
  • Pesquisas de satisfação
  • Recuperação de clientes

Gestão Financeira Escolar Eficiente (20h)

  • Organização e administração dos orçamentos: Conceituação: Receita, Despesa, Lucro, Orçamento, Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Custo; Elaboração do orçamento geral; Influência dos custos e das despesas no preço de vendas; Cálculo ideal das despesas; Preço de Venda Ideal; Definição de prioridades orçamentárias; Fluxo de Caixa: a importância de reduzir custos e negociar prazos; Relacionamento com fornecedores; Comprovação dos gastos; Transparência na prestação de contas; Redução de custos; Controle dos investimentos; Balanços financeiros e orçamentários; Controle das Inadimplências
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