Neuropsicopedagogia

Formar profissionais das áreas de saúde e educação para lidar com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, ampliando os conceitos referentes às questões neurológicas, psicopedagógicas, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresentar recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem.
Início:
Carga horária: 360 horas/18 meses (curso presencial)
Dias, horários e frequência das aulas: Sábados quinzenais de 08h às 18h
Material Didático: Digital
Certificado: Emitido pela Faculdade Redentor após a conclusão e aprovação no curso
Público-alvo: Profissionais graduados nas áreas de Educação e Saúde: Educadores, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Orientadores Educacionais e demais profissionais que queiram atuar na área.
Investimento: R$95,00 (matrícula)
Mensalidade (após o início do curso):
à vista R$ 5.200,00 (com desconto)
12x R$ 480,00 (com desconto)
18x R$ 360,00
24x R$ 295,00
30x R$ 260,00

Local: IESPE
Av. Rio Branco, 3.480, 3° andar - Alto dos Passos (prédio do Sírio Libanês)
Juiz de Fora, Minas Gerais - 36025-020
Telefone: (32)3216-1224 / (32)99929-8935
Vagas Disponíveis: 28

Ementa

Fundamentos da Neurociência (10h)

  • Introdução à neurociências. Funcionamento do cérebro, os transtornos, distúrbios e dificuldades. Estudo de casos. Neurociência e a neuropsicopedagogia. História. Código de Ética Técnico Profissional da Neuropsicopedagogia. Perspectivas de aplicação da Neuropsicopedagogia na instituição escolar.

Bases Neurocientíficas da Aprendizagem (20h)

  • Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo. A relação entre cérebro, desenvolvimento, comportamento e aprendizagem. Aspectos Neurológicos na Aprendizagem: como o cérebro aprende?

Neuropsicopedagogia e Desenvolvimento Humano (40h)

  • A construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais. Educação emocional. Autoestima na aprendizagem. Transtornos, síndromes e potencialidades no âmbito da aprendizagem: distúrbio de atenção, memória, linguagem, dislexia, disgrafia, dislalia. Hiperatividade e déficit de atenção. Estímulos desenvolvimento das possibilidades e potencialidades para a aprendizagem.Transtornos gerais do desenvolvimento –TGD, deficiência intelectual, educação especial e os diferentes tipos de necessidades especiais.Dinâmica neuropsicológica do conhecimento. Teorias da aprendizagem. Teoria da complexidade e da subjetividade na organização do conhecimento (Edgar Morin). Plasticidade cerebral e os estímulos neurais no processo de aprendizagem (Luria e Vigostky). Teoria das habilidades múltiplas e os estímulos da inteligência.

Diagnósticos: Jogos, Testes e Provas (20h)

  • Avaliação psicopedagógica pela ótica de Alícia Fernandez, Maria Lucia Weiss, Vitorda Fonseca,Piaget e Vigotsky, Feuerstein. Dinâmicas. Jogos, testes e provas. Estudo de Casos.

Metodologia de Pesquisa 1 (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Psicomotricidade na Prática Neuropsicopedagógica (40h)

  • Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor. Psicomotricidade e estimulação precoce. Desenvolvimento psicomotor da criança. Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores. Intervenções na área de psicomotricidade. Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Importância da respiração na aprendizagem. Rítmos do encéfalo e as síndromes motoras.Ciclo do sono. Vigíla, Ritmos circadianos e cronobiologia. Movimentos expressivos (Percepção e Comportamento).

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares no processo ensino-aprendizagem. Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros. TICS e as práticas inclusivas. O funcionamento do cérebro e as TICS.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Tratamentos Farmacolígicos e a Aprendizagem (30h)

  • A Medicalização na Educação e o impacto na Saúde do Estudante. Importância do diagnóstico. Desconstrução de Diagnósticos e desmedicalização;A epidemia de diagnósticos medicalizantes que acabam por transformar problemas de educação em problemas de saúde.Estudo de casos- trabalhos multidisciplinar.

Intervenção Neuropsicopedagógica (50h)

  • Intervenção neuropsicopedagógica, e a solução dos problemas de aprendizagem; O diagnósticos neuropsicopedagógicos; Avaliar as funções cognitivas, como: atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, processamento da informação, visuoconstrução, habilidades motoras, executivas e conativa. Estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios. Prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem; Instrumentos de avaliação neuropsicopedagógico;questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; testes psicomotrizes; interações grupais e testes de neurofeedbacks.

Oficinas de Aprendizagem e Práticas Neuropsicopedagógicas (50h)

  • Base das neurociências aplicadas às práticas pedagógicas.Abordagem cognitiva da aprendizagem; Métodos pedagógicos e recursos de ensino; Motivação e a atuação do professor como incentivador da aprendizagem; Linguagem emocional;Plasticidade; Aprendizagem do adulto; Seleção e organização de conteúdos.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo cm as normas da ABNT.
?>

Dúvidas?

Envie um email para o coordenador