Psicopedagogia Clínica e Institucional

Início:
Carga horária: 600 horas/24 meses (curso presencial).
Dias, horários e frequência das aulas: Sábados quinzenais de 08h às 18h.
Material Didático: Digital.
Certificado: Emitido pela Faculdade Redentor após a conclusão e aprovação no curso.
Público-alvo: Profissionais formados em nível superior e interessados em atuar na área da Psicopedagogia.
Investimento: R$95,00 (matrícula)
Mensalidade (após o início do curso):
à vista R$ 5.750,00 (com desconto)
12x R$ 535,00 (com desconto)
18x R$ 396,00
24x R$ 330,00
30x R$ 299,00

Local: IESPE
Av. Rio Branco, 3.480, 3° andar - Alto dos Passos (prédio do Sírio Libanês)
Juiz de Fora, Minas Gerais - 36025-020
Telefone: (32)3216-1224 / (32)99929-8935
Vagas Disponíveis: 10

Ementa

Fundamentos da Psicopedagogia (30h)

  • Introdução e fundamentos da Psicopedagogia. O objeto de estudo. Visão histórica e atual. Concepções que sustentam a Psicopedagogia. O papel da Psicopedagogia no contexto clínico e institucional. O fazer psicopedagógico: formas de atuação. O processo de formação do profissional em Psicopedagogia. O código de Ética do psicopedagogo.

Neurociência e Psicopedagogia (40h)

  • Noções básicas de Neuroanatomia. Neuropsicopedagogia e distúrbios da aprendizagem. Utilizando os conhecimentos sobre o sistema nervoso como base para a compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento normal e patológico das funções intelectuais superiores e subsídios para o entendimento holístico.

Fonoaudiologia e Psicopedagogia (30h)

  • Desenvolvimento linguístico e suas implicações na aprendizagem. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita – Questões clínicas e educacionais. Contribuições da fonoaudiologia para a psicopedagogia.

Psicomotricidade e Aprendizagem (40h)

  • Bases biológicas da aprendizagem: filogênese e ontogênese do sistema nervoso em suas relações com o desenvolvimento sensorial e psicomotor. Conceitos fundamentais da Psicomotricidade, níveis de intervenção, instrumentos de atuação. Estudo da motricidade na infância como fator de desenvolvimento físico, psicológico e biológico. Os princípios e as práticas da Educação Psicomotora

Psicopatologias e Dificuldades na Aprendizagem (40h)

  • Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico. Noções de psicopatologia. Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos. Modos de subjetivação na infância e na adolescência. Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. A depressão na infância.

Psicopedagogia Clínica (50h)

  • O atendimento psicopedagógico. O método e a técnica na clínica psicopegagógica.O diagnóstico e a intervenção psicopegagógica. Fundamentação teórica do modelo de avaliação. A função terapêutica. O vínculo afetivo na aprendizagem e na educação. Os distúrbios de aprendizagem. As dificuldades escolares como um sintoma complexo.

Psicopedagogia Institucional (50h)

  • Diferentes abordagens da Psicopedagogia Institucional. Os fundamentos da Psicopedagogia Institucional. Prática, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar.Ação pedagógica nas diversas instituições: educação, saúde e empresa. Recursos para avaliação e intervenção.

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem.Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Metodologia da Pesquisa I (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Psicologia social, Comunicação e Vínculos (20h)

  • Psicologia Social e Psicologia Comunitária; Temas Clássicos e Atuais em Psicologia Social; O processo de aprendizagem. Trabalhando o grupo e o processo vivencial. Diversas dinâmicas com diferentes integração tomada de decisão, comunicação, planejamento, elaboração de metas de aprendizagem.Pichon- Riviére e a teoria dos vínculos.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (30h)

  • Estudo introdutório à Psicologia: breve histórico de seus pressupostos epistemológicos. Desenvolvimento e aprendizagem: inter-relações e especificações. Desenvolvimento humano: processos básicos de maturação.

Práticas Inclusivas e Diversidade (40h)

  • Política Nacional de Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva. Atendimento educacional especializado. Conceitos de inclusão. Barreiras no processo de ensino aprendizagem. Culturas, políticas e práticas de inclusão. Preconceito e diferenças na escola. Educação para todos. Gestão escolar e Formação de Educadores para a Diversidade.

Oficinas de Aprendizagem e Práticas Psicopedagógicas (30h)

  • A fonoaudiologia e sua importância para a psicopedagogia. Psicopedagogia e linguagem. Pensamento lógico matemático. Recursos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem.

Práticas Supervisionada Institucional (50h)

  • Proceder a construção de casos institucionais a partir de sua prática e/ou de leitura comentada de casos clínicos.Enfoque na avaliação diagnóstica psicopedagógica.

Prática Supervisionada Clínica (50h)

  • Proceder a construção de casos clínicos a partir da discussão de sua prática, e/ou da leitura comentada de casos clássicos.Enfoque na intervenção psicopedagógica.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo com as normas da ABNT.
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