5 erros do personal trainer no dia a dia de trabalho

Conheça e evite estes erros do personal trainer que podem prejudicar o treinamento do aluno e a percepção do seu trabalho na área

A importância da capacitação técnica e do marketing para o personal trainer já não é novidade para os profissionais atualizados. No entanto, ao observar a postura de alguns profissionais, facilmente nota-se alguns erros básicos.

Na busca do aperfeiçoamento técnico avançado, o profissional do Fitness pode acabar esquecendo de questões fundamentais para o seu cotidiano. Esta postagem busca identificar e discutir algumas delas, para que você não cometa estes erros do personal trainer:

1- Usar o celular durante a sessão de treino

O mais comum dos erros do personal trainer, e o pior na minha opinião. Para você entender a sensação que o uso de celular pode gerar no seu aluno, eu gostaria que você imaginasse a seguinte situação: você chega em um consultório médico para ser atendido. O médico recebe você e inicia a consulta. Enquanto você responde perguntas básicas sobre o seu problema, ele aproveita para responder mensagens no celular.

O que você sentiria nessa situação, sabendo que você está pagando por esse serviço? O seu aluno sentirá exatamente a mesma coisa. Nunca esqueça que a academia é o local de lazer dos alunos, porém é o seu local de trabalho. O uso do celular para fins não profissionais deve ser extremamente evitado.

Lembrando que você pode usar o celular para cronometrar séries ou anotar cargas de treino, por exemplo. E até detalhamos aqui no Blog uma série de tecnologias que auxiliam no treinamento físico. Porém, lembre-se de que as pessoas a sua volta podem não saber que você está usando para esse fim, e isso pode gerar uma percepção errada do seu trabalho.

2- Egocentrismo: o erro de gostar de ouvir a própria voz!

Se tem algo muito valioso e que muitos profissionais desperdiçam, é a chance de ouvir os alunos. Excelentes profissionais do mercado gastam a sessão inteira falando de si e não escutam o que os clientes têm a dizer.

Se você desperdiça essa chance, corre o risco de perder o seu aluno sem saber o motivo. Os clientes estão constantemente dando pistas sobre o seu estado de motivação e você não deve deixar isso passar.

Além disso, pessoas que falam demais, principalmente de si mesmas, tendem a ser mal recebidas. Então, faça perguntas e estimule o seu aluno a falar. Qualquer pessoa que é ouvida tende a criar mais empatia com você. As pessoas sentem mais prazer em conversas em que elas expõem o seu ponto de vista e compartilham suas opiniões.  Mas lembre-se  que isso não é motivo para transformar a sua sessão de treino em um interrogatório.

3- Querer aparecer demais para outros alunos da academia

É importante cuidar da percepção de outros alunos quanto ao seu trabalho. Cada sessão de treino que você aplica é vitrine para outros potenciais clientes. Porém, alguns profissionais veem isso de maneira errada. A atitude mais comum quando falamos desse erro é a invenção de exercícios que podem gerar risco ou pouco resultado para o aluno.

Alguns profissionais acreditam que o diferencial está em mostrar um exercício que os outros nunca viram antes. Porém, nada vai diferenciá-lo mais do que segurança, resultado e satisfação do seu cliente.

4- Conversas paralelas durante a sessão do seu aluno

Esse é um erro bem parecido com o uso do celular, mas trata-se daquele personal trainer que fica conversando com outros enquanto está em atendimento. Cumprimentar e ser educado com todos é fundamental, porém você não deve desviar o seu foco durante a sessão de treino do seu aluno.

É tentador iniciar a conversa com um amigo ou colega de profissão, mas isso deve ser evitado sempre. Não esqueça que você terá tempo para conversar quando terminar a sessão.

5- Não chegar para o atendimento no horário marcado

Dentre os erros do personal trainer, este é o básico para qualquer profissional. Eu costumo dizer que se a sua sessão de treino está marcada para as 18h00, e você chega às 17h55, você já está atrasado.

É muito importante se programar para chegar antes do aluno. Isso mostra o seu comprometimento, seriedade e que você está preparado para atendê-lo. Pontualidade hoje é um diferencial, pois vemos que muitos profissionais não estão comprometidos.

Enfim, esses são os principais erros do personal trainer que notamos nos profissionais atualmente. Lembre-se sempre deles para nunca errar o básico e conseguir alavancar a sua carreira. Muitas vezes o sucesso está associado a passos simples, só que bem feitos.

Autor:

Renato Bianchini
Educador físico
Graduado em Educação Física (UFJF, Syracuse University e Ohio State University). Sócio Proprietário das empresas Citius e Traine
Compartilhe!
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
  • Certificado