A importância do Drywall para engenheiros e arquitetos

Um texto por Wenderson Lobo, Arquiteto e Urbanista e Engenheiro de Segurança do trabalho e professor do curso de Tecnologias e sustentabilidade na arquitetura e design de interiores na Universidade Cândido Mendes.

Durante meus anos de trabalho em uma fábrica de drywall onde coordenei a área técnica, notei uma lacuna enorme de arquitetos e engenheiros acerca do sistema drywall, desde projeto, até instalação. Era recorrente pegar obras feitas completamente para alvenaria para especificarmos em drywall, sendo que isso gera um impacto direto na compatibilização dos projetos, visto que as paredes de drywall são mais finas do que as de alvenaria. Percebi a falta de know how dos profissionais da área em relação à norma de desempenho (NBR 15575), tão importante hoje nos projetos residenciais.

Esse fato me levou a elaborar uma análise crítica em uma banca para ser professor de uma faculdade, acerca da falta de informação sobre outros sistemas construtivos nos cursos de engenharia e arquitetura. Esta análise me levou a ser professor. Hoje, desenvolvi uma importante disciplina eletiva para os cursos de engenharia e arquitetura intitulada: PROJETOS EM DRYWALL.

Para entendermos a importância da boa utilização do sistema DryWall, ilustro a vocês com o seguinte caso que presenciei: Enquanto fazia um quantitativo para orçamento em uma obra de hospital, com todas as paredes em drywall, a empresa responsável pelo projeto, em São Paulo, especialista em projetos de hospitais, não conseguia me passar as informações de forma coerente e precisa sobre as tipologias de paredes que deveriam ser utilizadas no projeto, sendo que eles mesmos tinham especificado as mesmas.

Muitos não sabem, mas hoje em dia, obras de shopping, hospitais, cinemas, hotéis, prédios comerciais, em sua maioria, utilizam-se da tecnologia drywall, devido à rapidez, qualidade, economia e desempenho do sistema.

Também vejo que muitos profissionais da área não conhecem a norma de instalação de drywall (NBR 15758), que fala sobre como instalar os Drywall para paredes, forros e Revestimentos.. Os fiscais de obras muitas vezes também não possuem conhecimento algum disso, deixando passar situações importantes que podem gerar problemas futuros.

Na empresa onde trabalhava, fui coautor do manual técnico, do manual do proprietário, desenvolvi as documentações sobre o drywall na NBR 15575, acompanhei os testes, participei do comitê de revisão da norma do drywall NBR 15758 e atualmente desenvolvo projetos em DRYWALL, LSF, dou consultoria na área e sou professor.

Seguindo as normas, o DryWall é um dos melhores sistemas construtivos que existem, já consolidado em diversos países do mundo, com mais de 100 anos de utilização.

O Professor Wenderson Lobo participa da pós graduação em Tecnologias e sustentabilidade na arquitetura e design de interiores na Universidade Cândido Mendes. Clique no link e saiba mais informações sobre o curso!

Compartilhe!

Deixe um comentário

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.