Café da Gerontologia reúne diversos profissionais e estudantes da área

Uma manhã de muita troca de conhecimento sobre a saúde da pessoa idosa e o mercado na Gerontologia

O Café da Gerontologia, ocorrido no último sábado (27), tinha como objetivo apresentar a nova Pós-Graduação do IESPE, a de Gerontologia e Qualidade de Vida! Convidamos diversos profissionais para bater um papo com os presentes sobre muitas curiosidades da área.

Bate papo com especialistas

roda-de-conversa
Roda de conversa sobre a Saúde da Pessoa Idosa no Café da Gerontologia

O curso de Gerontologia e Qualidade de Vida é um dos oito cursos de  Enfermagem disponibilizados pelo IESPE. O Café da Gerontologia serviu para apresentar essa nova área aos profissionais e estudantes, com rodas de conversas e palestras com diversos temas sobre a pessoa idosa.

A primeira roda de conversa, com o tema sobre a Saúde da Pessoa Idosa, teve moderação da gerontóloga Rita Petronilho, e abordou o assunto sob diversos aspectos. A  psicóloga Jimilly Caputo, por exemplo, abordou os apectos psicológicos, enquanto o  assistente social José Anísio Pitico, coordenador da Pós-graduação, os aspectos sociais, e a fisioterapeuta Karina Silva, os apectos físicos.

O objetivo dessa roda de conversa era esclarecer e  informar aos presentes, como todos esses aspectos interferem na qualidade do desempenho do profissional. É preciso entender o comportamento da pessoa idosa para que se possa promover a qualidade de vida da mesma.

participantes-do-cafe-da-gerontologia
Profissionais e estudantes da área que estavam presentes no Café da Gerontologia

O administrador Carlos Fedrerico apresentou uma mini-conferência sobre o Empreendedorismo da Gerontologia,visando mostrar aos presentes como se destacar na área,que possui muitas oportunidades de negócios.

A segunda roda de conversa abordou a Qualificação Profissional em Gerontologia, sendo moderada pelos enfermeiros Marcos Schlinz e José Anísio Pitico. Esta, contou com palestras das enfermeiras Wilma Lúcia e Anadelle Lima, e também, do Assistente Social José Anísio Pitico. Eles falaram sobre  A saúde do idoso na APS visando a  Atenção primária à Saúde; A saúde do idoso nos setores Secundário e Terciário à Saúde; Saúde do idoso: contexto regional e nacional, onde precisamos chegar, respectivamente.

palestrantes-convidados-cafe-da-gerontologia
Palestrantes convidados para o Café da Gerontologia justamente com o Supervisor do curso, Marcos Schlinz

O profissional em Gerontologia

A Gerontologia é uma ciência social interdisciplinar que busca compreender justamente o envelhecimento. O curso estuda as mudanças na vida de uma pessoa com base nos quesitos biológicos, psicológicos e sociais. Quem estuda gerontologia obtém um conhecimento em várias áreas, incluindo direito, administração, políticas públicas, entre outras.

Portanto, o profissional da área, diferente  do profissional em Medicina Geriátrica, é responsável por entender o que acontece com alguém que está envelhecendo e tentar corrigir, adaptar o idoso a esses problemas para que ele tenha uma melhor qualidade de vida.

Estima-se que, em 2030, o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050;  isso representará um quinto da população

Aproveite para se especializar na área com o curso de Gerontologia e Qualidade de vida!

As inscrições já estão abertas e a Aula Magna do curso também já aconteceu no último sábado (27)

Compartilhe!

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.