Coordenadora Elza Lobosque escreve livro sobre Avaliação Psicológica

A Mestre em Avaliação Psicológica e demais professores de Psicologia no IESPE, fizeram parte do livro “Desafios da Avaliação Psicológica na Contemporaneidade".

Recentemente, nossa coordenadora da Pós-graduação em Avaliação Psicológica, juntamente com as professoras Kelly Atalaia, Fernanda Gonçalves e os professores Marcelo Resende, Delcio Guimarães, Maria Cristina Garcia e demais profissionais da área como Cristiane Faiad, Cassia Aparecida Rodrigues e Andrea Pesca, fizeram parte do livro sobre Avaliação Psicológica na Contemporaneidade que foi lançado em Minas Gerais pelo Conselho Federal de Psicologia.

O livro é fruto de encontros e discussões de um coletivo da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP 04 – MG em sua XV gestão, bem como dos Grupos de Trabalhos iniciados em 2013 na cidade de Juiz de Fora – MG. E propõe pensar a psicologia enquanto ciência a partir de um diálogo com um de seus campos de atuação que aqui se faz presente: a Avaliação Psicológica.

capa-livro-elza
Capa do livro “Desafios da Avaliação Psicológica na Contemporaneidade"

O intuito é que o interesse constante na área funcione como uma “mola propulsora” na expectativa de incrementar pesquisas e que os frutos oriundos destes conhecimentos possa ter seu destino a uma efetiva contribuição para estudantes de graduação e pós-graduação, assim como para os psicólogos e outros profissionais envolvidos na temática da Avaliação Psicológica.

Conversamos com nossa coordenadora Elza, e lhe fizemos algumas perguntas a respeito do livro que você pode conferir a seguir.

  • Como foi fazer parte deste livro?

Participar desse livro e organizar esse livro, foi e é uma alegria e gratidão tamanha a todos que participaram do mesmo direta e indiretamente, principalmente ao nosso Conselho.  Este livro é a concretização de um sonho desde o inicio da atual Comissão na nossa região sudeste, realmente fazer parte de um momento da Avaliação Psicológica no Brasil, que desde os anos 80 nós temos feito muitas publicações, muitos artigos, muitas pesquisas científicas na área assim como a abertura de vários cursos de extensão, pós graduações e oportunidades de capacitação a todos os profissionais de psicologia então é um avanço da área acontecendo e se concretizando.

  • O que o livro te acrescentou como professora e psicóloga?

Construir um livro para auxiliar docentes, discentes e colegas psicólogos de forma gratuita, não tem motivação maior e gratidão tamanha! Pois é de domínio público e pode ser acessado no nosso site do CFP (CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA), e isto é maravilhoso, pois todo nosso Brasil e fora do país podem ter acesso através do site ou podem ter acesso direto por este link:  https://drive.google.com/file/d/1qj43CCFO_KivWppHpDyawSdRo5a6UL_t/view

  • Qual o seu maior desafio ao escrever este livro?

Reunir profissionais e parceiros da área, pois muitas áreas não foram contempladas neste momento e pretendemos continuar nossas publicações.

  • O que você mais gostou durante esse processo? Se superou em alguma dificuldade, aprendeu algo novo?

A parceria, a troca de experiencias e o projeto na sua completude. Sempre aprendemos coisas novas quando estamos dispostos a construir em conjunto.

  • Tem planos de escrever mais algum livro?

Sim, as Comissões de JF e BH continuarão juntas nesta proposta de atualização constante dos processos na área de avaliação psicológica e construção de materiais para área.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.

Matrícula

Planos de Pagamento

  • Certificado