Quais são as habilidades do nutricionista de sucesso?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Descubra as capacidades comportamentais e técnicas que vão fazer a diferença na sua carreira

Já falamos anteriormente sobre como você pode se preparar para entrar no mercado de trabalho ao sair da faculdade. Hoje vamos falar um pouco sobre as habilidades do nutricionista, tanto técnicas quanto comportamentais, que são essenciais para uma carreira de sucesso (além do estudo e especialização na área).

Por quê? São esses cuidados que fazem você se destacar no atendimento, passando profissionalismo e deixando o paciente mais confortável e seguro. Além disso, são fundamentais para que você possa criar um plano alimentar eficiente, obtendo maior aderência e melhores resultados.  

Habilidades comportamentais

As habilidades comportamentais normalmente estão relacionadas às características de personalidade e relacionamento interpessoal.

Quando falamos do comportamento e das atribuições humanas necessárias ao nutricionista, podemos pontuar:

  • Compreensão da realidade socioeconômica do paciente:

Entender a realidade financeira do paciente é indispensável para que você possa montar um plano alimentar que seja possível para ele. Além disso, é preciso compreender também o contexto sociocultural (quais alimentos o paciente está culturalmente acostumado a comer, em que horários ele consegue realizar as refeições, se ele consegue e/ou sabe cozinhar, o que as pessoas ao redor dele comem, como é a realidade dele aos fins de semana…). Todos esses fatores precisam ser compreendidos, afinal, aderência ao plano deve também ser um dos objetivos do tratamento nutricional.

  • Boa comunicação:

É importante que, além de montar um bom plano alimentar, você consiga explicá-lo bem ao paciente, para que ele compreenda o que deve ser feito, e, muitas vezes, o motivo pelo qual ele deve fazer.

  • Compreensão do objetivo do paciente:

Por mais que você ache necessário que, por exemplo, o paciente emagreça um pouco mais, ele pode desejar somente melhorar aspectos da alimentação, buscando mais saúde, e queira entrar em restrição em um momento posterior. Tudo isso pode e deve ser conversado para que haja compreensão de ambas as partes.

  • Saber ouvir:

É necessário não somente escutar, mas de fato ouvir com atenção e compreender as queixas e relatos do paciente. O que ele diz guiará toda a sua conduta.

Habilidades do nutricionista

Habilidades técnicas

Destro das habilidades do nutricionista, as capacidades técnicas geralmente se relacionam ao que se aprende na faculdade e também em cursos, palestras e especializações.

Em relação às habilidades técnicas necessárias, citaremos algumas extremamente importantes:

  • Metodologia da pesquisa científica: esse conhecimento norteará seus estudos, que são indispensáveis para que você se mantenha atualizado e tenha uma conduta correta e de qualidade;
  • Técnicas de antropometria: saber realizar a avaliação antropométrica corretamente é essencial para nutricionistas de todas as áreas. É ela que te auxiliará na determinação do estado nutricional e na avaliação da eficácia da sua conduta;
  • Técnica dietética: em muitos casos, o paciente pode não ter muita aptidão na cozinha e é também papel do nutricionista instruir sobre as melhores formas de preparo dos alimentos;
  • Interpretação de exames bioquímicos: muitos pacientes podem já chegar ao consultório com exames. Em outros casos, após ouvi-lo, você pode sentir a necessidade de solicitar alguns. Em ambas situações você precisará saber como e quais exames solicitar e entender o que os resultados te dizem sobre o estado de saúde do paciente;
  • Semiologia: nutricionistas não podem realizar o diagnóstico de doenças. No entanto, é importante que possua conhecimentos de semiologia para identificar possíveis deficiências vitamínicas, ou até mesmo possíveis doenças. Nesse caso, deve encaminhar o paciente para o médico adequado.

De acordo com a pesquisa mais recente do CFN (Conselho Federal de Nutricionistas), o que também precisa ser trabalhado pelo profissional da área é o conhecimento de instrumentos técnicos. Dos dez elencados no estudo, em somente dois a maior porcentagem foi daqueles que “conhecem muito”. Confira o gráfico abaixo com os resultados detalhados: 

habilidades do nutricionista
Fonte: página oficial do CFN. Acesse para conferir a versão interativa.

Essas são algumas das habilidades do nutricionista de sucesso, essenciais para fazer de você um profissional ainda melhor.

Conte aqui nos comentários com quais delas você mais se identifica.

Maria Eduarda Souza

Maria Eduarda Souza

Estudante de Nutrição e Redatora (Instagram @mariaeduardasouza03). Estudante do 9º período de Nutrição pela UFJF. Atualmente trabalha como redatora e produtora de conteúdo para redes sociais de empresas e influenciadores digitais.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.