Professores do IESPE palestram no 16º Congresso Sabincor de Cardiologia

Palestras focaram em práticas inovadoras e na humanização do atendimento

Sempre presentes nos maiores eventos do país, os professores do IESPE não perderam a oportunidade de compartilhar conhecimento no maior evento de atualização e inovação em saúde de Juiz de Fora. O município recebeu nos dias 27, 28 e 29 de setembro o 16º Congresso Sabincor de Cardiologia, organizado pela Delage Treinamento em Educação. Palestrando sobre as contribuições da Educação e Enfermagem para a área, o corpo docente do IESPE também prestigiou as apresentações dos demais profissionais.

Professores do IESPE no Congresso Sabincor de Cardiologia
Participantes do Congresso Sabincor de Cardiologia, incluindo a professora Gisele Fófano (primeira à esquerda) e a aluna Viviani de Souza (última à direita).

O evento de grandes proporções atendeu mais uma vez diferentes formações acadêmicas. Ao todo foram 8 áreas prestigiadas com simpósios e congressos específicos: MedicinaEnfermagemFisioterapiaEducação FísicaNutriçãoGestão de Saúde, Odontologia e Farmácia.

Enfermeiro e professor Daniel Ângelo.

Daniel Ângelo, professor do IESPE e membro da comissão organizadora do 14º Simpósio de Enfermagem, destacou que o objetivo do evento foi possibilitar que profissionais estejam cada vez mais cientes de todas as patologias cardiológicas e principalmente das atualizações de prevenção e cuidado. “Já virou tradição nosso Congresso Sabincor de Cardiologia e com temas muito atuais. Tudo o que é novo e diz respeito à parte cardiológica foi colocado de forma bastante sistematizada e tivemos palestrantes vindo do Rio de Janeiro e de São Paulo, por exemplo, trazendo bastante inovação”.

Inovar e humanizar

Coordenador Thiago Almeida.

Acompanhando a multidisciplinaridade do debate, a palestra de abertura foi do idealizador e diretor executivo da Escola Hub e aprofundou na formação dos profissionais de saúde, apresentando as inovações e desafios da Educação 4.0. Thiago Almeida, que também é Doutor em Administração e coordenador da pós-graduação em Metodologias da Aprendizagem Ativa no IESPE, pôde compartilhar suas próprias experiências associando educação, inovação e empreendedorismo.

Já no segundo dia de eventos, foi a vez da professora Arindha Rossignoli apresentar os cuidados com pacientes cardiopatas em idade avançada. O conhecimento compartilhado na palestra também foi muito baseado em atendimentos realizados pela enfermeira emergencista, que também é coordenadora do curso de APH – Atendimento Pré-Hospitalar no IESPE.

Professores do IESPE no Congresso Sabincor de Cardiologia
Enfermeira e professora do IESPE, Arindha Rossignoli, no 16º Congresso Sabincor de Cardiologia

Na sequência, o também enfermeiro Daniel Ângelo moderou um debate entre os profissionais da área, discutindo os temas do dia. O profissional é instrutor do curso de BLS – Basic Life Support no IESPE e atua no Time de Resposta Rápida da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Pertencente pelo segundo ano consecutivo da comissão organizadora do Simpósio de Enfermagem, ele comentou que a maior preocupação dos palestrantes foi incentivar os presentes a se tornarem reais multiplicadores das boas práticas.

“A cada ano e a cada dia vemos mais e mais pessoas sendo acometidas por transtornos cardiológicos e precisamos cada vez mais inovar e humanizar o nosso atendimento. Temos que inovar com tecnologia, mas não podemos esquecer da humanização, da nossa mão estendida para cuidar dessas pessoas que mais necessitam, visto que essas doenças estão entre as que mais matam no mundo inteiro”, enfatizou.

Pós-graduação em Enfermagem

Compartilhe!

Deixe um comentário

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.