Livros, filmes e séries para inspirar gestores e empreendedores

Compilados pelo empreendedor e supervisor, André Medina, o post reúne livros, filmes e séries para inspirar gestores e empreendedores

 

Frequentemente ouço nas palestras, workshops e cursos que ministro que os grandes gestores acabam trabalhando 24h por dia, mas, cá para nós, esses profissionais não enxergam suas atividades como trabalho pesado e cansativo, mas sim como um prazer diário.

 

Como qualquer pessoa “comum”, nós, empreendedores, também temos nossos momentos de descanso. Mas como não poderia deixar de ser, mesmo nos momentos de descanso, nós tendemos querer ser produtivos, concordam? Por isso, não é raro optarmos por ler livros, ver filmes ou séries que nos inspiram e nos ajudam a pensar fora da caixa, gerir melhor nosso negócio, ter atitudes cada vez mais empreendedoras e nos motivam a sermos cada vez mais resilientes e realizadores.

 

Para ajudar você, empreendedor, a ser produtivo em seus momentos de descanso, selecionei alguns livros, filmes e séries, recomendados por diversos gurus. Desta forma você se motiva a continuar empreendendo, mesmo nos momentos em que não está de corpo presente em sua empresa. Se tiver alguma outra sugestão, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários ao final do post. Afinal de contas, o nosso lema é sempre #CompartilheOconhecimento.

 

E para começar, segue a lista de livros que selecionei para vocês. Espero que curtam o nosso post sobre livros, filmes e séries para inspirar gestores e empreendedores:

 

 

LIVROS:

 

Dobre Seus Lucros – Bob Fifer

O autor mostra que é possível dobrar seus lucros e cortar custos sem ter que sacrificar o valor da sua empresa. Por meio de análises de mais de 100 empresas norte-americanas, ele ensina como reduzir os desperdícios, aumentar a produtividade e motivar seus vendedores.

 

Growing Pains– Eric G. Flamholtz e Yvonne Randle

O livro tem como principal objetivo auxiliar nas principais dores de crescimento das empresas. Com exemplos de casos de empresas, mostra a importância do planejamento estratégico e como antecipar erros. Muitos empreendedores sofrem quando o negócio está crescendo e acabam um pouco perdidos com a situação, por isso você não pode deixar de ler este livro.

 

Grow to Greatness– Edward D. Hess

Como crescer e criar valor no mercado? O livro trata dos desafios do crescimento de uma startup, mas também foca no desenvolvimento do empreendedor. O dono da empresa pode ser o principal gargalo para o crescimento ou assumir o papel de líder de um grande negócio.

 

O Empreendedor Viável: uma mentoria para empresas na era da cultura startup – André Telles e Carlos Matos

Por que algumas empresas falham e outras conseguem ter sucesso? Neste livro, os autores mostram que há um conjunto de variáveis que definem o sucesso de uma startup. O principal é a paixão que o empreendedor tem pelo negócio, mas outros fatores como equipe e mentores também são essenciais.

 

O Poder do Hábito – Charles Duhigg

A chave para perder peso, educar os filhos ou aumentar a produtividade da sua empresa está no hábito. Segundo o autor, ao descobrir como os seus hábitos funcionam é possível mudar a maneira como as coisas são feitas. Entendendo o poder dos hábitos, o empreendedor pode prever as respostas das pessoas com quem interage e do público alvo. Esse livro auxiliará bem nesse processo.

 

The Founder’s Dilemmas – Noam Wasserman

Um guia para quem busca soluções, pois expõe os principais dilemas de um empreendedor. Donos de pequenas empresas ou startups precisam tomar decisões a partir do momento que escolhem empreender, desde a escolha do sócio até o nome da sua empresa. Além disso, ajuda empresários a preparem seus negócios para o futuro.

 

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício – Peter Thiel

Como fazer algo novo e inovador? O livro é indicado para todos os tipos de empreendedores, não só os donos de startups, e mostra outra maneira de pensar sobre a inovação. É preciso aprender a fazer as perguntas certas que levam a lugares inesperados. Peter Thiel é empreendedor e investidor e mais conhecido como fundador da Paypal.

 

Criatividade S.A.: superando as forças invisíveis que ficam no caminho da verdadeira inspiração – Ed Catmull e Amy Wallace

Neste livro, Ed Catmull, que fundou o estúdio Pixar ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, discorre numa linguagem bem coloquial sobre como é possível construir uma cultura de inovação em uma empresa. São ideias simples e de aplicação imediata para aquelas empresas em que é necessário incentivar e nutrir a criatividade entre os colaboradores. Catmull argumenta que nenhuma companhia deve repreender a criatividade de seus funcionários.

 

Meaninful Marketing – Marcelo Tripoli

Para que as marcas cheguem ao consumidor atual, já não basta que elas apresentem um produto. É necessário oferecer valores, criar um real significado. É disso que trata “Meaninful Marketing”.

 

Heróis da Inovação: como desbloquear o crescimento nas grandes organizações aproveitando-se da serendipidade – Matt Kingdom

A serendipidade é o ato de provocar acasos e “fazer” sorte, com experimentação e esperteza. Este livro traz histórias de empresas que conseguiram esse feito e inovaram, expondo seus sucessos e dificuldades. Segundo o autor, os profissionais de inovação não são necessariamente os mais criativos, mas sim os bons finalizadores.

 

Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa – Eduardo Ferraz

Como dizer não sem ofender? Como expor seus talentos sem parecer arrogante? Como aumentar seus ganhos? Como lidar com pessoas difíceis? Neste livro, Eduardo Ferraz ajuda a encontrar respostas para essas e diversas outras situações. O livro passa, em uma linguagem de fácil compreensão, as principais ideias por trás de uma boa negociação.

 

Rational Ritual – Michael Suk e Young Chwe

Neste livro Chwe analisa, psicologicamente, a interação entre pessoas em ambientes públicos e como essas comunidades ajudam na construção da própria identidade. O fundador do facebook, Mark Zuckerberg, comenta que “É um livro sobre o conceito de ‘senso comum’ e como as pessoas processam o mundo baseadas não só no que conhecemos pessoalmente, mas também naquilo que sabemos que outras pessoas conhecem e no nosso conhecimento compartilhado”.

 

 

Continuando nosso post livros, filmes e séries para inspirar gestores e empreendedores, vamos agora aos filmes:

 

 

FILMES:

 

Piratas da informática

Um clássico entre os apaixonados por tecnologia, Piratas da informática também é conhecido como Piratas do Vale do Silício. O filme mostra o começo de duas das principais empresas de tecnologia do mundo, a Apple e a Microsoft. Retrata as brigas de bastidores entre Steve Jobs e Bill Gates, a concorrência entre as companhias e sua importância no setor.

 

Clube de Compras Dallas

O filme conta a história de Ron Woodroof, eletricista que, ao descobrir que tem aids, passa a adquirir ilegalmente medicamentos não-aprovados pela FDA, um órgão norte-americano que regula os alimentos e medicamentos no país. Com um grande mercado disponível, Woodroof descobre que distribuir os medicamentos que consegue para si a outros pacientes com a doença pode ser um negócio bastante vantajoso. Assim, ele forma o “Clube de Compras Dallas”. O fato de perceber que tinha nas mãos um produto que transformaria a vida das pessoas e, então, lutar para tornar isso acessível a elas é uma grande lição aos empreendedores. Outra lição é a da persistência. Woodroof foi preso, perseguido e quase morreu para conseguir viabilizar seu clube. Mas nunca desistiu. Por fim, a lição de que negócio é negócio. mesmo ciente de que seu clube tinha a missão de viabilizar um tratamento melhor para pacientes que sofriam com aids, quem não podia pagar ficava sem o remédio.

 

A Rede Social

Conta a história de Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, mostrando a criação da rede dentro da universidade Harvard, em 2003. Vale a pena para conhecer como surgiu um dos maiores negócios da atualidade. Para quem quer um pouco mais, também vale ficar atento à mensagem que o filme traz sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso.

 

O Jogo da Imitação

O filme conta a história de Alan Turing, pioneiro da computação, e sua empreitada para quebrar o código criptografado que os alemães usam para enviar ordens durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de sua dificuldade em trabalhar em grupo, o matemático logo começa a liderar a equipe que busca construir uma máquina capaz de decifrar o código. Para empreendedores, o filme traz a importante mensagem de que é necessário acreditar na sua ideia, mesmo com as dificuldades que aparecem pelo caminho. Também é uma ótima inspiração sobre a importância de se trabalhar em equipe.

 

Walt Antes do Mickey

Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.

 

Coco Antes de Chanel

Conta a história de Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. Ela precisou vencer diversos obstáculos – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem.

 

À Procura da Felicidade

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta uma série de dificuldades ao longo do filme. Sua ideia de vender aparelhos médicos não dá certo porque, só depois de comprar todo o estoque, ele percebe que o produto é muito caro para os consumidores. Mesmo depois de problemas pessoais, o protagonista continua lutando pela sobrevivência. Apesar da falta de apoio, de conforto e de dinheiro, o protagonista coloca todo seu esforço em prol de um objetivo. Mais tarde, torna-se um empreendedor de sucesso. É um grande exemplo de que se você tem um sonho, não deve desistir de alcançá-lo.

 

Cidadão Kane

É a história de um magnata do jornalismo, Charles Foster Kane, e sua trajetória até se tornar um dos homens mais ricos do mundo. O filme é desenvolvido por meio de uma investigação para descobrir o que significa a última palavra pronunciada por Kane: “Rosebud”. Por um lado, o magnata tem um sucesso profissional estrondoso; por outro, o filme conta um pouco da amargura e da solidão que o protagonista vive. A lição para os empreendedores é de que o sucesso tem um custo.

 

Quem Se Importa

Documentário brasileiro filmado em sete países que mostra o trabalho de vários empreendedores sociais: soluções simples, mas com alto impacto na vida das pessoas ao seu redor. Quem assiste ao filme não pode deixar de sentir que pode fazer algo diferente para intervir e melhorar diversas situações sociais desfavoráveis. É um filme bom para mostrar que todos podemos ter uma fagulha empreendedora e que, se agirmos à nossa volta, usando nossos conhecimentos e talentos, podemos criar impacto e resultados positivos.

 

O Aviador

O drama biográfico conta a história de Howard Hugues, que ficou milionário aos 18 anos por causa de uma herança. Ele resolveu, então, investir em algo que gostava muito: a aviação. Porém, sua obsessão começa a afetar a vida pessoal. O protagonista tem percalços e tropeços, mas ele vai em frente. E é isso que é o interessante. Mostra a história de alguém que tinha o sonho de ganhar um mercado.

 

Startup.com

Startup.com conta a história de dois amigos, Kaleil Tuzman e Tom Herman, que se unem para criar o site govWorks.com, que permite que cidadãos interajam com governos locais. Mas os empreendedores enfrentam desafios comuns aos negócios digitais, incluindo alguns que podem acabar com a amizade entre os criadores da startup. O filme mostra as problemáticas com os sócios dentro de um negócio. Ela dá muito sucesso, cresce, mas os dois acabam brigando por conta dela.

 

Tucker – Um Homem e Seu Sonho

O filme fala sobre o projetista americano Tucker, que desenvolve um carro com o design que sempre pretendia. No meio do caminho, porém, ele acaba tendo de enfrentar grandes indústrias do setor automobilístico. Mesmo com os obstáculos, ele continua seguindo seus ideais e não pretende se render ao modelo dessas empresas. O filme é especialmente útil para os que cuidam de um negócio inovador, como uma startup. O filme mostra os desafios da inovação, de pensar muito à frente e, então, ter de lidar com os costumes da população e do mercado.

 

Jobs (2013)

É inegável o poder que a figura de Steve Jobs tem sobre os empreendedores de todo mundo. Por isso o filme traz memórias de sua carreira e também algumas lições práticas, como saber lidar com investidores.

 

O Lobo de Wall Street

Conta a história real de Belfort, que fez fortuna com uma corretora que tinha práticas não muito corretas no mercado de ações. Por já ter muita prática no setor, Belfort consegue uma longa clientela em pouco tempo de trabalho e decide abrir uma empresa junto ao seu amigo Donnie Azoff. A empresa torna-se bilionária em pouco tempo. Belfort, porém, se vicia em cocaína e outras drogas, adota um estilo de vida de extravagâncias e perde o controle da situação. Sua empresa entra na mira do FBI, que descobre várias irregularidades e acaba levando-o à prisão. O filme mostra como o talento pode ser explorado, independente de atuar em uma grande ou pequena empresa. Sabendo filtrar as condutas questionáveis, as estratégias de vendas da equipe liderada por Belfort também pode ser úteis para aplicar no cotidiano de vendedores de diversas áreas. Mas, principalmente, o filme deixa uma clara lição de que escolhas erradas e o deslumbramento com a riqueza podem afundar qualquer profissional.

 

 

E para finalizar com chave de ouro nosso post que lista livros, filmes e séries para inspirar gestores e empreendedores, vamos às séries que nos trazem ensinamentos do que fazer e do que não fazer se você quer ter sucesso com o seu negócio e com sua vida de gestor e de empreendedor.

 

 

SÉRIES:

 

Suits

Harvey Specter, sócio de um poderoso escritório de advocacia, é um cara problemático, às vezes bastante arrogante, mas que ainda pode nos ensinar muito sobre ser empreendedor. Para alcançar seu sucesso, a sorte teve pouca ou nenhuma participação: ele trabalha incansavelmente. Mas tão importante quanto, ele também estuda a fundo sua concorrência a cada caso, reconhece a importância de tomar riscos, considera os mais diferentes cenários para seus argumentos e planeja com cautela cada passo de seu ataque ou defesa, o que o permite agir demonstrando sempre muita confiança. Além disso, Harvey e Mike, seu “protegido”, fazem um time altamente complementar e, assim como empreendedores, têm dias bastante turbulentos – não dá tempo de lamentar um problema, eles simplesmente o resolvem. Suits aborda, em muitos momentos, a importância de quebrar as regras sem desrespeitar a lei. Todo caso de sucesso tem por trás uma pessoa que enxerga possibilidade onde todos veem obstáculos. Mesmo em cenários áridos e nas crises, as possibilidades são infinitas. É um verdadeiro MBA em negociação.

 

Shark Tank

No universo empreendedor tão importante quanto ter uma ótima ideia e uma excelente execução é saber vendê-la em poucos instantes. É isso que ensina o programa Shark Tank. A série mostra empreendedores tentando convencer um grupo de investidores a comprarem sua ideia. Os casos são reais e mostram como o pitch rápido e preciso é importante. O reality show pode te ajudar a saber que números sempre ter em mente, como comunicar sua ideia e ter jogo de cintura com um investidor mais exigente.

 

O Negócio

A série brasileira, da HBO, mostra a força da mulher empreendedora (independente de qualquer controvérsia sobre prostituição) e passa aprendizados pelas decisões estratégicas que as diferenciam de qualquer concorrente. “Você não pode usar hoje as práticas de ontem, se quiser estar no mercado amanhã”, diz uma das protagonistas no primeiro episódio. É preciso inovar sempre, qualquer que seja sua área. Até a profissão mais antiga do mundo tinha potencial de receber uma chacoalhada. Nesta série, três jovens prostitutas de luxo resolveram revolucionar o mercado em que atuam, aplicando conceitos de gestão e técnicas de marketing.

 

Silicon Valley

É uma comédia que mostra a história de seis programadores na construção de uma startup de tecnologia, tentando lidar com investidores, se entender em acordo de sociedade, testar suas hipóteses e planejar seu crescimento.

 

Undercover Boss

Quer saber como vai seu negócio? Saia do prédio. A série convida executivos de grandes corporações a exercerem funções de um iniciante em sua própria empresa, sem poderem revelar suas identidades. É atendendo no balcão, lavando louça e fazendo entregas que os chefes realmente compreendem o valor do trabalho da linha de frente, avaliam se os valores do negócios estão mesmo presentes no dia-a-dia e sentem a resposta direta dos clientes.

 

O Sócio

Marcus Lemonis já fez ressurgir das cinzas mais de 100 empresas. Quando não está focado em seu próprio negócio, ele está atrás de oportunidades de investimento. Em “O Sócio”, é uma por episódio: Marcos oferece verba por uma parte de uma empresa que está lutando para sobreviver e então faz de tudo para salvá-la e aumentar seus lucros – mesmo que isso implique em decisões difíceis, como demitir o presidente e assumir suas funções.

 

As lições são incontáveis. O apresentador investe pessoalmente nas empresas e já aplicou mais de US$ 7 milhões. Depois de comprar uma participação, ele faz uma revolução para tirar o projeto do buraco.

 

House of Cards

A saga de um político americano ao posto de homem mais poderoso do mundo é a trama de House of Cards. Apesar de mostrar ambição excessiva pelo poder, mostra a importância de articulações, parcerias, network e estratégia. Mostra o jogo de poder e influência em alto nível, além de demonstrar a importância de dominar técnicas avançadas de negociação.

 

Meu Start

O programa compartilha histórias inspiradoras e aprendizados de empreendedores, de forma leve, com objetivo de estimular a ação e despertar a vontade de empreender.

 

Breaking Bad

Um professor de química descobre uma doença e resolve transformar sua vida. Ele usa seus conhecimentos em química para produzir a melhor droga da região. Por mais que trate de um tema polêmico, a série aborda alguns desafios frequentes para empreendedores, como gestão de qualidade, concorrência, escalabilidade, cadeia produtiva e segredo industrial. Ele se mostra ser capaz de fabricar o melhor produto do mercado, porém, é péssimo em empreender. A maior parte de suas tentativas são frustradas por não saber comercializar adequadamente o produto.

 

Gigantes da Indústria

A série mostra como grandes inventores e empreendedores construíram as maiores indústrias do mundo. Entre os exemplos estão John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, J.P. Morgan e Henry Ford. A série trata do período mais inventivo da indústria moderna, com lendários empreendedores que não somente criaram algumas das empresas mais valiosas do mundo moderno como inovaram em processos e formatos de desenvolvimento, produção e vendas de seus produtos e serviços.

 

Bloomberg Game Changers

A série traça o perfil de diversos líderes e empreendedores de sucesso. Algumas personalidades retratadas são J. K. Rowling, Jeff Bezos, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

 

Mad Men

A série se passa nos anos 60, em Nova York, e acompanha a vida do diretor de criação Don Draper. Retratando o universo da publicidade da época e as mudanças nesse setor, o programa também mostra a vida pessoal das personagens – incluindo ambição, frustração e disputa por poder. A série fala muito sobre inovar e criar novas oportunidades de negócio.

 

O Aprendiz

No programa os participantes passam por diversos testes de trabalho em equipe e planejamento estratégico. A competição elimina pouco a pouco os candidatos, restando apenas “o aprendiz”.

 

 

Bem, pessoal, espero que tenham gostado desta seleção que fiz e assim espero ter contribuído para que você leia mais, assista mais filmes e séries e, com isso, tenha novas ideias para melhorar o seu negócio e o trabalho de sua equipe. Você tem mais alguma sugestão de filmes, livros e séries para inspirar gestores e empreendedores? Comente aqui embaixo e #CompartilheoConhecimento.

 

Nos vemos no próximo post!

 

Fontes:

Exame, NaPratica, RevistaPEGN, Administradores

 

Dica do:
[avatar id=87]

Compartilhe!

2 comentários em “Livros, filmes e séries para inspirar gestores e empreendedores”

Os comentários estão encerrado.

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.