Mapa da Vacina permite conferir pontos de vacinação e filas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Plataforma foi criada por empresa de Juiz de Fora em parceria com a PJF

Vacinar ficou ainda mais fácil em Juiz de Fora: moradores vão poder conferir no site oficial da plataforma Mapa da Vacina quais postos estão abertos e qual é o tamanho da fila para receber a dose contra a Covid-19. A ideia da App Masters, desenvolvedora do projeto, é expandir a iniciativa para que outras cidades possam otimizar a imunização. 

Confira como a plataforma surgiu e como você pode usá-la no dia da sua vacinação.

Uma parceria pela saúde

O projeto surgiu para solucionar um problema frequente, que era a confusão no momento de vacinar. Muitas pessoas não sabiam onde a vacinação estava acontecendo e acabavam se deslocando para o mesmo local, criando uma fila extensa. Enquanto isso, os demais postos ficavam vazios. 

A discussão do caso, que começou no ecossistema de startups Zero40, foi levada rapidamente para a Prefeitura, em reunião com o Secretário de Desenvolvimento, Ignácio Delgado. A importante parceria para acelerar a imunização não é novidade, especialmente em projetos de saúde para a cidade. O diretor da App Masters, Tiago Gouvêa, é um dos fundadores do Zero40 e referência na área, e por isso já auxiliava a Prefeitura com alguma frequência. A empresa juiz-forana já tem ampla experiência no desenvolvimento de sistemas web e mobile para clientes no Brasil e no mundo, com parcerias na Suíça, Turquia, Canadá e Estados Unidos.

Com as dificuldades que surgiram no início da pandemia, a parceria pareceu natural, especialmente porque as soluções precisavam ser implementadas rapidamente. “Quando tudo começou me senti de alguma forma na obrigação de ajudar, da maneira que eu posso, que é com a tecnologia. Foi uma forma até de aliviar o estresse do momento, sabendo que eu fazia parte da solução, não do problema”, contou Tiago. 

Em março de 2020, quando começava a disseminação do novo coronavírus na cidade, surgiu o primeiro projeto. Desenvolvida em menos de uma semana e utilizada até hoje, a plataforma de gestão de leitos hospitalares possibilita um acompanhamento preciso da ocupação das UTIs. Em sequência, mais uma importante solução foi implementada: a aplicação e-Benefício, para o auxílio alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Como utilizar o Mapa da Vacina?

O site oficial do Mapa da Vacina pode ser acessado tanto por computadores quanto por celulares e, além de verificar dados, você pode participar inserindo informações que vão auxiliar novos visitantes. 

Antes de ir se vacinar, é muito fácil conferir qual é o lugar mais adequado. Logo no topo da página são informados os postos que estão abertos naquele momento, além de uma lista com os locais de vacinação e os horários de abertura. Para facilitar, é possível filtrar entre os de drive-thru e os de ponto fixo. 

Quer ajudar a tornar as informações mais precisas para novos visitantes? O tamanho da fila é inserido por colaboradores dos postos e/ou pelas pessoas que estão na fila. Basta clicar em “informar fila” no posto correspondente, comprovar que está próximo dele (ativando a localização do dispositivo) e detalhar o que está vendo.

Mapa da Vacina
Na página é possível visualizar quantos postos estão abertos e, abaixo, a lista de locais de vacinação.

Além de evitar aglomerações, o recurso permite que pessoas necessitadas sejam atendidas mais rapidamente. Como consequência, a vacinação em Juiz de Fora também é acelerada e passa a ocorrer de maneira mais eficiente, em um momento tão crucial para salvar vidas. 

Pensando nisso, o objetivo é também ajudar outras cidades na gestão da vacinação. O Mapa da Vacina é open source, ou seja, qualquer prefeitura pode “baixar” o projeto e usar. Como a App Masters também oferece a plataforma como serviço, a ativação é rápida, sem necessidade de pessoal técnico.

Para ajudar o máximo de pessoas, especialmente neste momento difícil, em breve mais plataformas devem ser criadas e disponibilizadas para aqueles que precisam. Afinal, a empresa já desenvolveu diversos recursos de auxílio em saúde, mesmo para clientes particulares, como foi o caso da plataforma Zelo.

Para a App Masters e sua equipe, a parceria é sinônimo de realização pessoal e profissional. “Quando faço algum sistema ou solução que ajuda realmente alguém, me sinto bem, me sinto mais realizado. E essas foram boas oportunidades de ajudar um grande volume de pessoas com a tecnologia”, explicou o diretor.

Acesse a plataforma e confira os locais disponíveis na cidade. Tem algum familiar que precisa se vacinar? Aproveite para compartilhar esse recurso 😉. 

Compartilhe!
IESPE

IESPE

Pós e Extensão

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.