Marcos Schlinz assume cargo na Diretoria da ABENTI

O Enfermeiro Intensivista titulado ABENTI/AMIB, Marcos Schlinz, nos contou tudo sobre como foi entrar para a Diretoria e quais os projetos que estão por vir.

O Supervisor e professor dos cursos de Pós-graduação e Extensão de Enfermagem aqui do IESPE, Marcos Schlinz, se tornou membro da Diretoria da ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva). Não perdemos tempo e fomos perguntar a ele tudo sobre essa nova fase da carreira!

Que trabalho você vai desempenhar na diretoria?

“Sou membro da Diretoria da ABENTI pela 2ª vez, já estive numa gestão anterior e ajudamos a otimizar a imagem da ABENTI, bem como sua importância para os Intensivistas. Agregamos enfermeiros dos quatro cantos do país e conseguimos formar um grupo nacional com grandes lideranças de todas as regiões. E ali, grandes discussões clínicas e de gestão de enfermagem iniciaram e se fazem presentes até hoje, fato que ajudou a divulgar a Associação e fortalecê-la.

Na atual gestão, já conseguimos agregar quase todos os estados brasileiros. Criamos grupos estaduais, dos quais faço parte, juntamente com outros membros da Diretoria e lá mantemos contato cotidiano com centenas de enfermeiros intensivistas de cada estado, discutindo e atualizando, incluindo todos no processo de construção de uma enfermagem intensivista de alto nível acadêmico e profissional”.

Já tem algum projeto em mente?

“Ainda estamos estruturando o nosso 1º CIETI (Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva). Depois de tanto sucesso dos nossos Simpósios Internacionais, ganhamos o Status de Congresso Internacional e esse próximo contará com uma grade científica de altíssimo nível, além de grandes convidados para trazerem ao Brasil as melhores e mais atualizadas práticas em cuidados críticos.

Dentre as nossas estratégias, constam além da solidificação da ABENTI em todas as regiões (na identificação e trabalho junto a lideranças regionais), o fortalecimento de nossa Prova de Títulos, que será realizada no Evento anual da AMIB e também em nosso CIETI. Estamos ainda aumentando as possibilidades de associação à ABENTI, que eram restritas aos profissionais graduados, e agora viabilizaremos a associação de acadêmicos de enfermagem, bem como profissionais de nível técnico, o que fortalecerá ainda mais a Associação.

E também o estímulo e apoio a pesquisas de enfermagem na área de cuidados críticos: parcerias com grandes empresas e iniciativa privada. Agora o Associado da ABENTI, além de sócio AMIB, também é Associado da WFCCN – World Federation of Critical Care Nurses. Outra novidade é que nos aproximamos bastante e nos tornamos parceiros da FLECI – Federación Latinoamericana de Enfermería en Cuidados Intensivos”.

O que essa posição agrega para o seu trabalho como Supervisor de Ensino?

“Essa participação minha, mais uma vez como membro da diretoria da ABENTI, agrega muito valor aos nossos cursos e projetos pedagógicos. Porque além de me manter atualizado constantemente nas melhores e mais indicadas práticas seguras e assertivas em cuidados críticos, aproxima o IESPE dos mais renomados profissionais, que vêm compor nosso Time de Docentes super diferenciado. E é fato que ninguém na região tem algo parecido com as nossas propostas e nosso TIME de Docentes”.

Como foi o processo para se tornar membro da Diretoria?

“Fui escolhido para membro da diretoria pela Presidente e Vice-presidente da chapa que concorreu à eleição, são elas: Widlane Montenegro (MA) e Virgínia Porto (PB). Elas me convidaram a compor a chapa e aceitei na hora! Super honrado por compor um seleto grupo de várias regiões do país. Super feliz mesmo de estar entre pessoas que sou fã.

Tivemos uma Assembleia no dia 30/11, em São Paulo, durante o CBMI; nessa Assembleia extraordinária da ABENTI foi realizada a eleição e conseguimos por unanimidade a APROVAÇÃO. FOMOS ELEITOS! ”

Diretoria da ABENTI

Marcos Paulo Schlinz
Enfermeiro Intensivista Titulado ABENTI/AMIB
Supervisor de Pós-Graduação e Extensão do IESPE, Coord. do Sítio de treinamento IESPE da SOMITI - AHA - American Heart Association; Diretor de BLS (Basic Life Support) e Instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) pela AHA; Enfermeiro Intensivista Titulado em Terapia Intensiva pela ABENTI / AMIB; Membro da Diretoria da ABENTI; Membro do Depto. de Enfermagem da SOMITI.
Compartilhe!

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.