Mercado da nutrição em 2021: 4 dicas valiosas para recém-formados

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Saiba como vencer os desafios e se destacar, mesmo em meio à pandemia

A entrada no mercado da nutrição é habitualmente assustadora, e viver essa nova fase durante uma pandemia gera ainda mais incerteza.

Será que vou conseguir trabalho? Vou conseguir fazer o que eu gosto? E se eu receber um paciente com um caso muito complexo, vou conseguir atendê-lo com a competência necessária?

Esses são alguns dos questionamentos mais comuns feitos por estudantes da área de saúde e de diversas outras. No IESPE, por exemplo, essas indagações são recorrentes nos mais de 10 anos atendendo alunos de pós-graduação na área.

Por esse motivo, é importante se preparar para esse momento mesmo antes da formatura. Assim você pode passar por esse desafio com muito mais segurança e tranquilidade.

Listamos abaixo algumas das maiores dúvidas que, se respondidas, podem te ajudar a se organizar neste período.

Desafio 1: falta de experiência

Solução: fazer estágios.

Muitos lugares podem preferir profissionais mais experientes na hora de preencher uma vaga. Mas como ter experiência, se não lhe derem oportunidades para isso?

É aí que entram os estágios obrigatórios, e, principalmente, os optativos. Aproveite essas oportunidades para aprender e adquirir experiência prática. Procure fazer estágios em diferentes áreas de conhecimento, para se diferenciar dos demais concorrentes.

Mercado da Nutrição

Desafio 2: trabalhar em uma área que não é a que você procura

Solução: atuar com excelência e se especializar.

No decorrer da faculdade, você provavelmente se identificou mais com alguma área de atuação na qual pretende seguir após se formar. No entanto, pode ser que você não consiga atuar inicialmente na área desejada.

Independentemente da área em que estiver, dê o seu melhor, seja um profissional de excelência. Especialize-se o máximo que puder na área de sua preferência, e veja os pequenos desvios que podem surgir como aprendizado. Tanto é uma boa ideia que 73,2% dos nutricionistas brasileiros optam por fazer uma pós-graduação (de acordo com uma pesquisa do CFN de 2021). Enquanto isso, esteja sempre atento a novas oportunidades para trabalhar com aquilo que você realmente deseja. 

Mercado da nutrição

Desafio 3: conseguir pacientes

Solução: comece com conhecidos e tenha presença nas redes sociais.

É natural que seus primeiros pacientes sejam pessoas próximas a você, e que você tenha dificuldade para conseguir captar novos no começo. Contudo, é assim para a maioria dos recém-formados. Além de ainda possuir pouca experiência, no geral as pessoas tendem a irem até profissionais indicados por amigos e familiares. Com o tempo, aqueles que você atender te indicarão para outras pessoas, e aos poucos você encherá sua agenda.

Enquanto isso, aproveite seu tempo livre para estudar, se especializar e estar presente e ativo nas redes sociais, que, atualmente, são uma parte muito importante para a construção de uma carreira sólida e de sucesso.

Mercado da nutrição

Desafio 4: medo de não ser um profissional suficientemente bom

Solução: prática, estudo e contato com profissionais mais experientes.

Tornar-se confiante é um processo que exige dedicação. Você se tornará cada vez mais seguro de sua capacidade conforme atende mais pacientes, estuda mais, se aperfeiçoa, faz novos cursos, pós-graduações, participa de congressos…

Além disso, esteja sempre em contato com profissionais mais experientes que você. No caso de pacientes mais complexos, quando a insegurança bater, ter colegas de profissão que já passaram por situações parecidas pode te ajudar muito!

Invista em sua melhoria profissional e pessoal. Isso naturalmente te trará mais confiança em muitas áreas da vida.

Mercado da nutrição: qual a conclusão?

Não existe fórmula mágica ou uma única receita que funcione na hora de ingressar no mercado da nutrição.

O sucesso profissional é um caminho que precisa ser trilhado por você, e são muitos os fatores que podem te impulsionar e te ajudar a chegar lá de maneira mais fácil e rápida.

O mais importante é estar sempre atento e preparado para as oportunidades.

Nós do IESPE estamos aqui para te auxiliar nesse caminho.

Compartilhe esse texto com seus amigos, e se sinta à vontade pra comentar aqui embaixo o que você achou, e se tem alguma outra dúvida com a qual possamos te ajudar!

Compartilhe!
Maria Eduarda Souza

Maria Eduarda Souza

Estudante de Nutrição e Redatora (Instagram @mariaeduardasouza03). Estudante do 9º período de Nutrição pela UFJF. Atualmente trabalha como redatora e produtora de conteúdo para redes sociais de empresas e influenciadores digitais.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.