Mesa Redonda SEPSE: um problema de saúde pública

Participe deste evento com profissionais renomados e adquira conhecimentos essenciais para a prevenção e tratamento da sepse

 

Acompanhando o Dia Mundial da Sepse, o IESPE terá em sua sede um evento especial e gratuito. Na noite do dia 13 de setembro o tema será discutido de acordo com o cenário nacional, internacional e os novos guidelines. O objetivo é promover a identificação e tratamento do paciente séptico, assim como a prevenção desse acometimento que já causa mais mortes do que o câncer e o HIV. Por isso, a mesa redonda reúne convidados de prestígio nas áreas da Medicina, Enfermagem e Microbiologia, compartilhando conhecimentos atualizados.

Para participar, basta clicar no botão abaixo e trazer 1 litro de leite para o IESPE (será doado a uma instituição de caridade).
Garanta já a sua inscrição!

 

 

 

Data: 13 de setembro (quarta)

Horário: 19h às 21h

Inscrição: se inscrever no link + 1L de leite

Local: IESPE – Av. Rio Branco, 3.480, 3° andar – Alto dos Passos

Organizador: IESPE – UniRedentor

Contato: (32) 3216-1224

Público Alvo: profissionais e estudantes da área da saúde

 

PROGRAMAÇÃO:

19:00 às 19:15 – Abertura e Vídeo do ILAS – Instituto Latino Americano de SEPSE  e Vídeo de Cenário Atual sobre a SEPSE pelo Dr Marcelo Maia (Rede D’Or  São Luís – Brasília – DF)

19:15 às 19:40 – Resistência microbiana aplicada a SEPSE – Dra. Lucia Cangussu – Microbiologista

19:40 às 20:05 – Atendimento protocolizado ou individualizado na SEPSE? – Marcos Schlinz – Enfermeiro Intensivista

20:05 às 20:40 – SEPSE: cenário atual, nacional e mundial – onde precisamos chegar – Dr. Maycon Rocha Terzella – Médico Intensivista pelo Hospital Albert Einstein

20:40 às 20:55 – Discussão Aberta

20:55 às 21:00 – Encerramento

 

JUSTIFICATIVA:      

Dia 13 de Setembro é o Dia Mundial da SEPSE.

A Sepse é um problema de saúde pública. Pois mata mais que câncer, HIV e outras doenças.

Sepse é uma disfunção orgânica grave, e que se não for reconhecida precocemente e atuar de forma significativa e assertiva nela, há uma probabilidade grande desse paciente ir a óbito devido suas complicações. A SEPSE mata cerca de 50% dos pacientes que têm SEPSE, acabam com desfecho clínico ruim ou morrem.

 

Conheça os profissionais:

Lucia Cangussu
Microbióloga
Possui licenciatura plena em Ciências Biológicas e bacharelado em Microbiologia pela UFMG (1986); mestrado em Solos e Nutrição de Plantas com área de concentração em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1990); especialização em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia pela UFJF (2006). Atua há vários anos como professora de instituições de ensino de nível superior. Atualmente, é professora na Universidade Salgado de Oliveira de Juiz de Fora onde leciona as disciplinas de Microbiologia e de Imunologia para o curso de Enfermagem. É autora do site www.luciacangussu.bio.br de divulgação científica que tem como objetivos divulgar descobertas recentes da microbiologia e de revisar temas relevantes em microbiologia, ambiente e saúde humana. Ao longo de sua carreira esteve sempre engajada em atividades de extensão universitária por acreditar que o conhecimento gerado pela ciência deve ser divulgado e que as descobertas científicas devem contribuir para a melhoria do ambiente e da saúde da população brasileira.
Marcos Paulo Schlinz
Enfermeiro Intensivista Titulado ABENTI/AMIB
Supervisor de Pós-Graduação e Extensão do IESPE, Coord. do Sítio de treinamento IESPE da SOMITI - AHA - American Heart Association; Diretor de BLS (Basic Life Support) e Instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) pela AHA; Enfermeiro Intensivista Titulado em Terapia Intensiva pela ABENTI / AMIB; Membro da Diretoria da ABENTI; Membro do Depto. de Enfermagem da SOMITI.
Maycon Rocha Terzella
Médico Intensivista
Médico intensivista pelo instituto de ensino e pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein - SP. Atualmente trabalha no CTI do Hospital Oncológico e no Hospital Geral de Juiz de Fora (HG - Exército).
Compartilhe!
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.

Matrícula

Planos de Pagamento

  • Certificado