Mulheres do IESPE

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

No mês da mulher, conheça as mulheres do IESPE e suas conquistas profissionais e acadêmicas

Para dedicar o 8 de março às lutas e conquistas das mulheres, o IESPE lançou uma campanha incentivando a valorização de exemplos próximos e que merecem mais atenção com a mensagem “Enalteça as mulheres que você conhece”. Neste mês nós seguimos o nosso próprio conselho, voltando o olhar para as mulheres que moldam o IESPE: as nossas professoras, alunas e funcionárias.

A campanha é uma forma de reconhecê-las além dos clichês de beleza e graciosidade, reconhecendo o intelecto e o trabalho que elas desenvolvem para a sociedade. Por isso, abrimos o nosso Blog como um espaço de divulgação de seus trabalhos científicos e conquistas profissionais. A iniciativa não é restrita a este mês, então fique de olho para mais publicações destacando os êxitos dessas mulheres.

 

As mulheres no IESPE

Dizer que o IESPE não seria o que é sem as mulheres é um fato baseado em dados: hoje elas são metade dos funcionários, maioria dos coordenadores e 64,35% dos alunos ativos. Esse número só tem aumentado, seguindo a tendência na própria educação: o relatório Education at Glance 2019, por exemplo, apontou que mulheres brasileiras têm 34% mais probabilidade de se formar no ensino superior. Elas também já são maioria entre os estudantes matriculados em instituições públicas e privadas (nas modalidades presencial e a distância) das universidades brasileiras, de acordo com o Censo da Educação Superior.

 

Mulheres do IESPE
Funcionárias do IESPE na confraternização de 2019. Da esquerda para a direita: Josiane Matias, Carol Almeida, Isabela Amaral, Juliane Freitas e Samantha Amaral.

 

Responsáveis e presentes nos setores de Sucesso do Cliente, Financeiro, Design, Comunicação e Marketing, as mulheres do IESPE estão envolvidas em tudo o que fazemos na instituição.

 

Conheça os trabalhos e conquistas das nossas coordenadoras

Representando as mulheres do nosso corpo docente, destacamos abaixo nossas 12 coordenadoras e supervisoras e suas contribuições para a ciência e o mercado de trabalho.

Você é uma professora do IESPE? Envie sua conquista profissional ou trabalho científico para compartilharmos nas próximas matérias do nosso Blog!

 

 

Aline Gouvêa LeiteAline Gouvêa Leite

Aline é nossa supervisora de ensino, responsável por inaugurar a área de Arquitetura no IESPE com o curso de Técnicas Projetuais e Introdução ao BIM, que já está disponível para segunda turma! Dedicada à Luminotecnia, ela é Doutora em Ciências com ênfase em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela USP-SC e já está cursando seu pós-doutorado na UFJF. Ela também tem especializações em Iluminação de Design de Interiores e em Arquitetura.

Tese de doutorado: Estudo sobre a viabilidade e o desempenho de um coletor solar com transmissão de luz em fibra óptica para a iluminação natural em ambientes

 

O chandelier de fibra ótica abaixo foi desenvolvido pela arquiteta em uma residência, para decoração, ampliação e iluminação do espaço. São 200 fios de fibra ótica raspados com uma única fonte de iluminação, cristais embaixo e um trabalho de gesso em cima para abrigar a estrutura.

A cortina de fibra ótica foi colocada na frente de um espelho, que estava muito danificado, disfarçando suas imperfeições e ao mesmo tempo criando um ambiente agradável. É possível controlar a cor (variando os tons ou fixando em um só), possibilitando à proprietária tanto realizar um evento quanto criar um espaço aconchegante. Uma das vantagens é exatamente a flexibilidade do projeto: a própria arquiteta já fez várias adaptações.

 

Mulheres do IESPE

Chandelier de fibra ótica da arquiteta Aline Gouvêa Leite em algumas variações de cor.

 

 

Jamile TormannJamile Tormann

Também com um currículo impressionante, Jamile é Mestre em Diseño de Iluminación Arquitectónica pela Universidad Politécnica de Madrid – UPM – Madrid e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UNB. Especialista na área, ela é diretora do escritório Jamile Tormann Iluminação Cênica e Arquitetural, sendo responsável por mais de 2.000 projetos cênicos e arquiteturais desde 1989 no mercado nacional e internacional.

Artigo da dissertação de Mestrado publicado na revista Lume: A profissão do projetista de iluminação: experiências internacionais e perspectiva brasileira

Veja abaixo um projeto de iluminação desenvolvido por Jamile Tormann. Aproveite para conhecer outros trabalhos da arquiteta.

Mulheres do IESPE

Projeto de iluminação cênica de Jamile Tormann para o espetáculo de dança “Rebento”. Fotografia de Rodrigo Zefferino.

 

 

Marília Carvalho - Técnicas Projetuais e BIM

Marília Carvalho

Marília é nossa coordenadora da pós-graduação em Técnicas Projetuais e Introdução ao BIM, que já está com as inscrições abertas para a segunda turma em Juiz de Fora! Além de especialista em BIM Management pela Zigurat Global Institute of Technology, ela é proprietária do escritório de arquitetura Geodésia e tem experiência nas áreas hospitalar, urbano, acústica e obras.

Conheça o escritório da arquiteta em Juiz de Fora: Geodésia Arquitetura

 

 

 

Silvânia SottaniSilvânia Sottani

Professora porta-voz dos três cursos da área aqui no IESPE, Silvânia já é muito conhecida pelos alunos da Comunicação. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela é docente do ensino superior há 15 anos! Além da expertise em gestão do ensino superior, desenvolve pesquisas em torno de temáticas como Discursos, Narrativas Contemporâneas e Análise de Conteúdo, com ampla produção e orientação de discentes na área.

Tese de doutorado: Biopolítica dos Afetos: Alteridades Ressentidas e a Circulação da Intolerância

 

 

 

Amanda Dias - APHAmanda Dias

Nossa coordenadora das pós-graduações de Urgência e Emergência e Cardiologia e Hemodinâmica tem duas especializações: é enfermeira Intensivista pela UFJF e Emergencista pela Uniredentor. Mesmo antes de assumir a coordenação, a professora já se destacava como instrutora do APH  e do BLS – Basic Life Support. Além disso, é experiente e ativa na prática de enfermagem: é enfermeira no SAMU Três Rios e na Fundação Hemominas de Juiz de Fora.

Conheça a história da enfermeira: Meu caminho até aqui – Amanda Dias

 

Além de ser respeitada pelos colegas pela atuação e docência, Amanda acumula ótimos resultados em processos seletivos da área, como o da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para atuação no Hospital Universitário da UFJF, o de aprovação no mestrado da Faculdade de Enfermagem da UFJF e o de obtenção do título de enfermeiro especialista em emergência da COBEEM (Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência).

A enfermeira também é responsável por três textos entre os mais acessados no Blog do IESPE! Acesse abaixo:

 

 

Anadelle LimaAnadelle Lima

Mestra em Enfermagem pela UFJF, Anadelle é coordenadora das pós-graduações de Enfermagem em Estomaterapia e Enfermagem Estética e Dermatológica no IESPE. Ela tem ampla experiência na área: é coordenadora científica e membro de grupos de pesquisa (GPEE e GAPESE/CNPq), além de preceptora da Residência em Enfermagem do HU/UFJF.

Dissertação de mestrado: Atenção domiciliar: custo familiar com o idoso dependente pela Doença de Alzheimer

 

Além da excelência acadêmica, Anadelle se destaca no mercado de trabalho como servidora da EBSERH/HU e sócia-proprietária da ENFLORA Enfermagem Especializada, primeiro consultório de enfermagem de Juiz de Fora. O espaço oferece assistência e gerenciamento domiciliar, consultas, tratamento de feridas, capacitação de técnicos e cuidadores e palestras/minicursos na área. Lá a enfermeira ainda desenvolve um importante trabalho de reabilitação do assoalho pélvico feminino.

 

Mulheres do IESPE

Material sobre incontinência urinária feminina elaborado e divulgado pela ENFLORA Enfermagem Especializada.

 

 

Fernanda Vieira NicolatoFernanda Nicolato

Fernanda é Mestra em Enfermagem pela FACENF/UFJF e, além de professora de Enfermagem em Estomaterapia, é coordenadora da pós-graduação em Enfermagem Estética e Dermatológica. O tema de sua dissertação foi tão relevante que na época a UFJF publicou uma matéria a respeito (que você pode conferir abaixo). Ela também é especialista na modalidade Lato Sensu- Residência de Enfermagem em Saúde do Adulto, pelo Hospital Universitário (HU/UFJF) e membro do Grupo de estudos e pesquisas Economia da Saúde/CNPq.

Matéria na UFJF sobre a dissertação de mestrado “Custo familiar cuidar de idosos com feridas na Atenção Domiciliar”: Estudo analisa custos da família no cuidado de idosos com feridas no corpo.

 

Além da excelência acadêmica, Fernanda se destaca no mercado de trabalho como sócia-proprietária da ENFLORA Enfermagem Especializada, primeiro consultório de enfermagem de Juiz de Fora. O espaço oferece assistência e gerenciamento domiciliar, consultas, tratamento de feridas, capacitação de técnicos e cuidadores e palestras/minicursos na área.

 

 

Lilian AguiarLilian Aguiar

A nossa coordenadora do MBA em Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria é Mestre em Saúde Coletiva pela UFJF e tem quatro especializações na área! Além do MBA em Gestão de Serviços de Saúde, Acreditação e Auditoria, fez pós-graduação em Políticas e Pesquisa em Saúde Coletiva, Saúde Baseada em Evidências e Residência em Economia e Administração/Gestão Hospitalar.

Dissertação de mestrado: Associação entre determinantes de capital social e taxa de mortalidade por causas externas nos municípios brasileiros com mais de 100.000 habitantes.

 

Mas a capacitação de Lilian vai além dos estudos: a economista tem experiência de 12 anos em Gestão de Saúde! Com trajetória profissional e acadêmica na área de saúde suplementar e pública, foi administradora hospitalar e responsável por gerenciar unidades de saúde de pequeno e médio porte, projetos de captação de recursos públicos municipais e estaduais e também o relacionamento com sistema Unimed e Rede Credenciada direta. Seus conhecimentos de estratégias, ferramentas, tabelas, contratos, regulamentações e faturamento também possibilitaram a atuação no gerenciamento de projetos e equipes, desenvolvimento de planejamento estratégico, de estudos de viabilidade e de projetos de reestruturação hospitalar. Ela também tem experiência na integração das instituições gerenciadas com órgãos governamentais municipais, estaduais e federais.

 

Aline Beviláqua

Aline é nossa coordenadora de MBA em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente e docente de cursos de extensão na área. Além de MBA em Gestão, Auditoria e Acreditação Hospitalar pela UFJF, ela tem uma presença importante na cidade com iniciativas de Segurança do Paciente na cidade. Afinal, a profissional é membro da Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente). Ela não só é enfermeira da Qualidade e responsável pelo NSP Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Monte Sinai como também coordenadora do Núcleo da Zona da Mata Mineira da REBRAENSP!

Aline tem mais de 5 anos de experiência em Gestão de Saúde, com trajetória profissional e acadêmica na área de qualidade e segurança do paciente. Também não podemos esquecer as contribuições para a ONA (Organização Nacional de Acreditação): ela é professora da instituição, em cursos presenciais e plataforma EAD, além de participar de projetos e artigos oficiais. Foi autora nos artigos “ONA Fluxo de notificação de incidentes” e “Rondas pela Segurança do Paciente – compartilhando a nossa experiência” (dentro do projeto ONA #VocênaONA) e será responsável por um capítulo do projeto “Livro ONA série 20 anos”.

 

 

 

Karina SilvaKarina Silva

Karina é titulada em Terapia Intensiva de Adulto pela ASSOBRAFIR, com muita experiência prática em clínica hospitalar e UTI de adulto, pediátrica e neonatal. Coordenadora da nossa pós-graduação em Fisioterapia em UTI e Cardiorrespiratória, que já está abrindo nova turma, ela é membro associada da AMIB.

Texto e vídeo no Blog do IESPE assinado pela coordenadora: Fisioterapia Intensiva: como é o trabalho na área?

 

 

 

Ludmila Costa

 

Ludmila Toni

Nossa coordenadora de Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Dermatofuncional  é Mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo com mais de 10 anos de experiência na docência. Além disso, é pós-graduada em fisioterapia pneumofuncional pela Universidade Gama Filho. Sócia-proprietária da Clínica Interação, ela atua restaurando a funcionalidade de pacientes ortopédicos e neurológicos por meio da reorganização neural e biomecânica.

 

 

 

Coordenadora Ludmila Toni na Clínica Interação, onde é sócia-proprietária. A clínica também é o local das aulas práticas de Fisioterapia Neurofuncional.

 

 

 

Elza LobosqueElza Lobosque

Elza é supervisora de ensino e coordenadora da pós em Avaliação Psicológica com muita experiência na área, atuando inclusive como Avaliadora Psicológica Credenciada pela Policia Federal. Além de Mestre em Avaliação Psicológica, ela é Membro da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP/MG. Foi nesse cargo que ela contribuiu recentemente para o reconhecimento do profissional da área como especialista! Professora querida pelos alunos, que chama de “lindezas”, ela também atua em clínica própria.

 

 

Mulheres do IESPE

Elza Lobosque em reunião do CRP (Conselho Regional de Psicologia)
Compartilhe!
IESPE

IESPE

Pós e Extensão

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Matrícula

Planos de Pagamento