Ona comemora 20 anos de atuação e lança série de e-books gratuitos

Nossa coordenadora e professora, Aline Beviláqua, participou da coleção de e-books gratuitos que serão disponibilizados pela instituição

Em comemoração aos seus 20 anos , a Organização Nacional de Acreditação (ONA) lança uma coleção de e-books gratuitos intitulada Série 20 anos, em que aborda os principais temas ligados à qualidade, à segurança e à gestão na área da saúde. 

A série disponibiliza gratuitamente informações que, até então, ficavam restritas aos cursos promovidos pela ONA. O intuito é democratizar o acesso ao conteúdo de grande relevância. Ao longo do ano, serão 12 volumes lançados mensalmente. Nesse mês de agosto de 2019, a coordenadora do curso de MBA em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos, Aline Beviláqua, foi convidada a abordar o tema: Fluxo de Notificação.

Sistemas de notificação de incidentes em saúde com foco na segurança, é utilizado pelas organizações de saúde, como estratégia para identificação de Eventos Adversos, Near Miss e Circunstâncias de Risco; a gestão de riscos estabelece como responsabilidade do NSP, competindo ao mesmo a “identificação, análise, avaliação, monitoramento, tratamento e comunicação de riscos”, ou o conjunto de atividades do gerenciamento de riscos.

A metodologia para classificação dos incidentes precisa estar implementada pelo NSP. Como exemplo a Taxonomia para Segurança do Paciente. O núcleo tem o papel de trabalhar uma cultura, estratégias e educação, desenvolvendo nos profissionais o hábito de notificar o incidente sem receio de punição. 

O sistema de notificação, deve ser utilizado pelas organizações de saúde como ferramenta para promover o aprendizado organizacional com análise de processos, sem foco na culpabilização dos profissionais e sim na cultura justa, componente da cultura de segurança, tendo a confidencialidade como questão chave. 

Para ter acesso ao e-book na íntegra, clique no link abaixo que lhe encaminhará ao site da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o qual faz-se necessário o seu cadastro e, logo em seguida, acesse: Biblioteca/Publicações/Série 20 anos – Livro 07. 

https://www.ona.org.br/

Desejo a todos uma boa leitura. Espero ter contribuído e atendido às suas aspirações acerca do Fluxo de Notificação de Incidentes.

Autor:

Aline Beviláqua
Enfermeira
Coord. do MBA em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos pelo IESPE; Enfermeira com MBA em gestão, auditoria e acreditação hospitalar pela UFJF; Atuou como Coord. do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Docente de pós-graduação e extensões e coordenadora de pós-graduação e extensões no IESPE.
Compartilhe!

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
  • Certificado