Personal trainer: quais são as demandas de mercado na área?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Entenda quais são as principais demandas atuais para o personal trainer e como se preparar para as novas tendências de mercado

 

O treinamento personalizado feito pelo personal trainer é o serviço mais indicado para aqueles que querem treinar com segurança, evitar lesões, otimizar resultados e obter uma progressão incremental periodizada das variáveis envolvidas na prescrição e controle das cargas de treinamento.

 

Muitos buscam o serviço de personal trainer para emagrecer e/ou ganhar massa muscular. E essas são as principais demandas mercadológicas e anseios por parte daqueles que buscam esse serviço de Fitness.

 

Se pensarmos do ponto de vista estético, é compreensível que a vaidade e a melhora da autoestima sejam desencadeadores dos desejos pela melhora da composição corporal. No entanto, do ponto de vista da Saúde, é extremamente preocupante que os índices de obesidade irão duplicar em menos de 15 anos, o que leva alguns pesquisadores a considerar que já perdemos a guerra para a obesidade.

 

Diante desse panorama, o profissional que se atenta aos dados epidemiológicos está a frente dos profissionais que não conhecem essa demanda exponencial de atuação. Assim, é de suma importância capacitar sua intervenção considerando todos os aspectos necessários para entender que o processo de emagrecimento depende da interação entre os aspectos biológico, psicológico e social.

 

Como o personal trainer pode se preparar para essa realidade?

 

Embora o ganho de massa muscular leve ao emagrecimento e melhore a saúde como um todo, o apelo estético tende a ser o principal fator na busca pelo treinamento personalizado. Por outro lado, do ponto de vista de fidelização e aderência ao serviço de personal trainer, as pessoas que procuram esse tipo de serviço pelo aspecto estético tendem a não ser assíduas.

 

Em contrapartida, um bom nicho de mercado fitness e de serviço personalizado é o de emagrecimento e redução do risco de doença cardiometabólica. Paralelamente, podemos citar que um fator de risco natural que predispõe o indivíduo ao desenvolvimento desse tipo de patologia é a idade. Diante disso, uma grande demanda de mercado que necessita de serviços de qualidade e individualizado é a população idosa e os demais Grupos Especiais.

 

Quanto maior a complexidade da situação, mais capacitado deverá ser o profissional de educação física que atenderá as diversas demandas. Portanto, é de grande importância que haja o aumento do repertório de possibilidades na prescrição de exercício físico. Somente dessa maneira o personal trainer poderá ter segurança para intervir positivamente e adequadamente para a obtenção de bons resultados no ganho de força e massa muscular, redução do percentual de gordura, aumento da capacidade funcional, qualidade de vida e saúde como um todo.

 

Diante disso, podemos afirmar que a atualização e busca pelo conhecimento atualmente não é uma questão de diferenciação no mercado fitness e, sim, sobrevivência.

 

 

Referências

 

ACSM. Quantity and Quality of Exercise for Developing and Maintaining Cardiorespiratory,
Musculoskeletal, and Neuromotor Fitness in Apparently Healthy Adults: Guidance for
Prescribing Exercise. Medicine Science and Sports Exercise, 2011.

 

Paes, Santiago T. et al. Metabolic effects of exercise on childhood obesity: a current view. Revista Paulista de Pediatria. 2015;33(1):122-129.

 

Paes, Santiago T. et al. Childhood obesity: a (re) programming disease? J Dev Orig Health Dis. 2015, 1-6.

 

Paes, Santiago T., Bianchini, Renato M. How to Start an Exercise Program for Obese Individuals and Minimize the Incidence of Orthopedic Problems? J J Obesity. 2015. 1(3): 021.

 

Paes, Santiago T., Bianchini, Renato M. Obesity: How can Interventions Ensure Treatment Success? Int J Endocrinol Metab Disord 2015, 1(4): 15:21.

 

Paes, Santiago T., Bianchini, Renato M. Childhood Obesity: Role of Non-Pharmacological Program of Body Weight Reduction Treatment. J Endocrinol Diabetes Obes 3(3): 1077.

 

Paes, Santiago T. Efeitos do consumo proteico sobre a hipertrofia ocasionada pelo treinamento resistido: Uma visão atual. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 10. n. 55. p.11-23. Jan./Fev. 2016.

 

 

 

Avatar
Compartilhe!
Santiago Paes

Santiago Paes

Posts relacionados

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.

Matrícula

Planos de Pagamento

  • Certificado