Como escolher sua pós-graduação em enfermagem?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Uma das dúvidas mais frequentes entre os acadêmicos e recém formados na enfermagem é como escolher uma pós-graduação. Para isso, é muito importante levar em conta que além da grande competitividade do mercado de trabalho, as instituições prezam cada vez mais por candidatos especializados e bem qualificados.

Por isso, a busca por uma pós-graduação vem crescendo e se tornando praticamente um pré-requisito na construção de um bom currículo. Afinal, além da ampliação de conhecimentos e possibilidades de networking, também gera acesso a melhores oportunidades.

A escolha da pós-graduação nem sempre é uma tarefa fácil. Devemos levar em conta, que além de atender a demanda do mercado, precisamos nos identificar com o trabalho que iremos executar. Pensando nisso, decidimos ajudar você em sua busca por uma pós-graduação que combine com você. Vamos lá?

A importância da pós-graduação:

Antigamente, o acesso a graduação era muito mais difícil. O curso superior era suficiente para se destacar no mercado. Porém hoje, esse cenário mudou drasticamente, e fez o acesso ao ensino superior se tornar mais fácil.

Na enfermagem não é diferente. Os cursos de pós-graduação tem se tornado cada vez importante no momento da contratação. Pois além da grande bagagem de conhecimento adquirida no decorrer do curso, os avanços tecnológicos na medicina que ocorrem em curto espaço de tempo exigem profissionais especializados e atualizados para atender as grandes demandas das empresas.

Isso nos leva a conclusão de que uma das melhores formas para o profissional de enfermagem se destacar no mercado de trabalho é investir na educação continuada.

Afinal, a faculdade é responsável por dar a base, mas não é suficiente para manter o profissional atualizado a respeito dos procedimentos. Por isso, os cursos pós graduação se tornam a peça chave para se destacar ou até mesmo se realocar no mercado de trabalho.

Aumento significativa do salário:

Não poderíamos falar de pós-graduação de enfermagem sem mencionarmos a remuneração. É claro que salários altos não significam que o profissional esteja realizado. No entanto, é um fator de extrema importância na busca por um emprego.

Seja na saúde pública ou privada, na grande maioria dos casos, a pós graduação gera também um aumento significativo no salário.

Inclusive, a cada novo certificado de especialização, o profissional tem o direito de solicitar um novo reenquadramento salarial, que deve ser concedido nas datas previstas no plano de carreira correspondente.

Existem inclusive, algumas áreas mais bem remuneradas que outras na enfermagem. Conheça.

Você sabia disso? Nos conte nos comentários!

Desenvolvimento de habilidades essenciais:

Para ter sucesso na enfermagem, o profissional deve possuir algumas habilidades e competências que são fundamentais.

Leia mais em: Como se tornar um profissional de sucesso na enfermagem?

Habilidades como: criatividade, inovação, capacidade de resolver problemas com facilidade, tomada de decisões e um bom relacionamento interpessoal, são fundamentais e devem ser aprimoradas todos os dias.

Os cursos de pós-graduação irão auxiliar o profissional no desenvolvimento de tais habilidades, não só pela convivência com profissionais que já as possuem, mas também pelos desafios enfrentados no decorrer do curso.

Como escolher uma pós-graduação:

Após entendermos a importância e alguns dos benefícios da pós-graduação, vem o questionamento principal: mas e agora? O Que devo levar em consideração no momento da escolha da minha pós? E é exatamente sobre isso que iremos falar agora.

Faça aquilo que você gosta:

Durante o período de formação, os acadêmicos de enfermagem estão sujeitos a disciplinas pré-definidas pela instituição de ensino. Porém, a pós-graduação é escolhida pelo aluno, e todos os conteúdos das aulas serão totalmente voltados para a área de escolha.

Com isso, o graduado pode ter ciência de qual área dentro da sua formação acadêmica irá se especializar. Podendo assim cursar uma pós-graduação voltada a aprimorar as habilidades nas disciplinas no qual possui maior afinidade.

Por exemplo, para o profissional enfermeiro que possui afinidade e facilidade com primeiros socorros, atendimento pré-hospitalar, emergências e urgências clinicas, existe a pós-graduação em urgência e emergência.

Já para os alunos que preferem lidar com o acompanhamento continuado de pacientes em estado crítico, a pós-graduação em enfermagem intensiva é uma excelente escolha.

Enfermeira intensivista

Existem também pós-graduações que são excelentes para todas as áreas, e que irão auxiliar o profissional independente do setor de atuação, como a de gestão.

Estes foram apenas alguns exemplos. A enfermagem possui um ramo muito grande de opções para que você possa se especializar.

Saiba mais em: pós-graduações IESPE.

A escolha da instituição:

Agora que sabemos como deve ser feita a escolha da pós-graduação, existe um outro aspecto essencial: a escolha da instituição.

O primeiro pré-requisito que se deve levar em conta no momento dessa escolha, é se a instituição de ensino é credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC). Ou seja, se ela tem credibilidade e qual é a sua posição no ranking das Instituições de Ensino Superior (IES).

Sendo assim, busque por uma instituição de ensino que esteja alinhada aos seus objetivos profissionais e pessoais. Pois além de qualidade e reconhecimento a instituição deve se preocupar em preparar alunos capacitados para atuar no mercado atual.

Modalidade de ensino:

Que modalidade escolher? presencial, semipresencial ou a distância? Este tipo de questionamento envolve vários fatores.

As três modalidades de ensino são excelentes. Por esse motivo, a escolha deve ser feita de acordo com o tempo que cada pessoa tem disponível para estudar. Além disso, deve-se levar em consideração quanto a mesma estará disposta a pagar mensalmente por um curso de especialização.

Pensar que à modalidade de ensino a distância é mais fácil e não tão valorizada pelo mercado não existe mais. Hoje com as mudanças e os avanços na tecnologia, as empresas prezam muito mais pela qualidade do ensino e do conhecimento adquirido do que pela modalidade de ensino do curso.

Analise de demanda do mercado:

Por último e não menos importante, o aluno deve se atentar a demanda do mercado. Porém não deve fazer a sua escolha baseada somente naquilo que traz reconhecimento profissional e altos ganhos financeiros.

O equilíbrio entre as áreas com as quais existe maior afinidade e aquelas que trazem uma boa conversão e estejam em alta no mercado é o ideal. Ao equilibrar os dois aspectos, existem maiores chances de garantir a satisfação profissional e maior estabilidade financeira.

Atualmente, existem áreas na Enfermagem que possuem altas demandas e apresentam maior liberdade e autonomia para os profissionais, como Enfermagem Dermatológica e Estomaterapia.

Conclusão:

Agora já sabemos como escolher uma pós-graduação e entendemos como a especialização é um passo fundamental para quem deseja trilhar uma carreira de sucesso na enfermagem.

Seguindo as dicas do post, busque por um curso alinhado aos seus objetivos profissionais e pessoais e ingresse em uma instituição de ensino de qualidade, que se preocupa em preparar alunos capacitados para atuar no mercado atual.

Lembre-se também de fazer aquilo que te faz feliz. Leve em conta que esta escolha irá definir o trabalho que será realizado todos os dias. Portanto, busque sempre aprimorar os conhecimentos naquilo que existe verdadeira paixão!

Natanael Teixeira

Natanael Teixeira

Acadêmico de enfermagem, redator e criador de conteúdo digital.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.