Professores do IESPE se destacam no CONECI 2018 em Natal

Enfermeiros apresentaram trabalhos científicos e compartilharam conhecimentos em terapia intensiva

Após um fim de semana de muito aprendizado no Simpósio Internacional de Terapia intensiva da Abenti em BH, os professores do IESPE não quiseram descanso. Nos dias 18, 19 e 20 de julho os enfermeiros intensivistas Marcos Schlinz, Raphael Marinho e Ricardo Medeiros foram até Natal (RN) para participar do CONECI 2018 (Congresso Nordestino de Enfermagem em Cuidados Intensivos). O evento foi mais uma oportunidade de interagir com referências na área e concretizar a meta do IESPE: compartilhar conhecimento de qualidade.

Conhecimento sem fronteiras

O primeiro da equipe a contribuir no CONECI foi Ricardo Medeiros. ele expressou sua gratidão aos organizadores pelo convite e destacou a presença de profissionais renomados de todas as regiões do país, abrangendo a atual realidade de atendimento no Brasil.

Docentes do IESPE se destacam no CONECI 2018 em Natal
Ricardo Medeiros no CONECI 2018

Apaixonado pela Neonatologia e conhecido por sua dedicação a esses pacientes, o enfermeiro apresentou seu trabalho científico sobre os cuidados com a pele do recém-nascido. “Fomos bem recepcionados, e a atenção depositada a todos os palestrantes foi ótima, além da hospitalidade da região. Algo importante a ressaltar foi que a maioria do público era de graduandos na enfermagem, o que representa uma importante participação acadêmica", contou.

A seleção dos palestrantes também surpreendeu positivamente Ricardo Medeiros, já que a maioria era de membros da AMIB/ABENTI, abrilhantando os temas propostos. Para o enfermeiro, é necessário que eventos como esse tenham ainda mais estudos na Neonatologia, já que é um dos grandes desafios na Unidade de Terapia Intensiva. “Trabalhos sobre enfermagem neonatal e pediátrica têm muita importância e pude observar um percentual de público interessado no tema. Obtivemos um destaque positivo, principalmente apresentando uma parte de nossas experiências no Sudeste para outras regiões", completou.

Em sua apresentação, o enfermeiro apresentou evidências de que, com a devida prevenção e assistência (utilização e manejo correto de produtos, escolha ideal de intervenções etc.), é possível reduzir danos e também a dor neonatal.

No segundo dia, foi a vez do supervisor de ensino da Pós em Cuidados Intensivos (UTI) Adulto e Neonatal utilizar toda a sua experiência para otimizar a atuação da Enfermagem. O enfermeiro intensivista titulado ABENTI/AMIB abordou a liderança dos enfermeiros diante dos casos de parada cardiorrespiratória. Esses conhecimentos foram adquiridos não só na UTI, mas também por meio do trabalho como diretor do BLS – BAsic Life Support credenciado pela American Heart Association.

Docentes do IESPE se destacam no CONECI 2018 em Natal
Enfermeiros intensivistas Raphael marinho (à esquerda) e Marcos Schlinz (à direita) com representante do COFEn (Conselho Federal de Enfermagem)

Já o professor Raphael Marinho, que é Mestre em Ciências da Saúde, falou sobre a Monitorização Hemodinâmica e as evidências recolhidas em seu trabalho científico. O enfermeiro intensivista já está mais que acostumado a divulgar diretrizes e ensinar as melhores condutas para colegas: além de professor, possui uma página nas redes sociais em que compartilha orientações valiosas na área. Os mais de 117.000 seguidores no Instagram e 87.000 no Facebook acompanharam a visita atentamente.

Foi justamente esse volume de pessoas interessadas em adquirir conhecimento um dos maiores motivos para o enfermeiro investir ainda mais tempo na atuação de professor e ele é um dos mais novos enfermeiros na equipe do IESPE. A pós-graduação em Cuidados Intensivos (UTI) já está em sua 12ª turma e reúne esses e outros profissionais referência no seu corpo docente.

Confira mais fotos da participação no vento:

Enfermagem em Cuidados Intensivos (UTI) Adulto e Neonatal

Compartilhe!

Deixe um comentário

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.