Retrospectiva: inovações e conquistas do IESPE em 2017

Novas pós-graduações, profissionais e metas para este ano

2017 foi um ano de muitas vitórias para o IESPE: entre cursos abertos e eventos realizados, a maior delas foi levar mais conhecimento para os profissionais do país. Empenhados nesse objetivo, os supervisores de ensino têm muitas histórias de sucesso para contar. Veja os destaques do IESPE no ano passado e descubra as novidades para os próximos anos de trabalho:

Mais cursos

Uma das principais vitórias do IESPE em 2017 foi investir em mais cursos para atender aos diferentes perfis de profissionais. Foram mais de 25 pós-graduações e extensões criadas e o número ainda está em crescimento.

O grande marco no desenvolvimento de cursos foi o surgimento de uma nova área atendida: a Educação. E a iniciativa teve grande sucesso entre os educadores, com três cursos abertos na área.

A supervisora de ensino Flávia Cipriani ficou encarregada de guiar os novos cursos e garantir a experiência e atualização dos professores envolvidos. A coordenadora Heloísa Delage, por exemplo, já participou da formação de mais de mil profissionais, além da criação e organização de eventos técnico-científicos como seminários e encontros educacionais. 

Da esquerda para a direita: professor Sérgio de Carvalho, supervisora Flávia Cipriani, coordenadora Heloísa Delage e professora Cristiane Coronha

O rigor científico também está sendo valorizado e a supervisora de ensino acaba de apresentar um trabalho em Portugal no Congresso SIEFLAS, organizado pela Universidade do Minho e Colégio Politécnico na Guarda.

De acordo com Flávia, esse é só o começo de um grande projeto, que inclui a publicação de textos e matérias significativas no site do IESPE e disponibilidade de cursos de extensão diferenciados: “Além de abrir novas turmas e cursos, queremos nos tornar referência na cidade e região, promovendo alunos no mercado de trabalho e transformando a educação em Juiz de Fora”.

Mais alcance

Não é só a quantidade de cursos que continua crescendo, mas também o número de profissionais que têm acesso a eles. Isso se deve ao projeto de expansão do IESPE, que no ano passado passou a estar presente em mais cidades brasileiras.

O supervisor de ensino Marcos Schlinz já está mais que acostumado com a ideia de levar conhecimento e o nome do IESPE pelo Brasil: somente em 2017, ministrou palestras em mais de 17 eventos por 7 estados do país (como PB, GO, PI e RS), incluindo o Congresso Mundial de Medicina Intensiva e Cuidados Críticos no Rio de Janeiro. “Ampliamos as possibilidades de parcerias em todo o território nacional, que começam a ser trabalhados também em In Company (para funcionários dentro das empresas) agora em 2018, e com grandes perspectivas”, conta o supervisor.

Supervisor Marcos Schlinz no Congresso Mundial de Medicina Intensiva e Cuidados Críticos 2017

Para Marcos, essas oportunidades de parceria só são possíveis, pois o IESPE tem mostrado muitos resultados na área da Saúde, com a realização de um grande número de turmas de pós-graduação e de cursos de imersão da AHA – American Heart Association, como o BLS, ACLS e PALS.

Diante desse sucesso, o supervisor afirma que a meta principal é melhorar ainda mais a experiência dos alunos: “Nossos cursos estão em constante atualização e evolução, bem como nosso corpo docente. O feedback de nossos alunos e ex-alunos nos motiva para as próximas empreitadas e tempos futuros, bem como aumenta a nossa responsabilidade em manter o nível e propostas em conformidade com as exigências acadêmicas e do mercado. Temos objetivos de ampliar em nível nacional nossos cursos presenciais e a distância e grandes oportunidades estão chegando, com novas e promissoras parcerias, já para o primeiro semestre de 2018”.

Mais profissionais

Não é novidade que o IESPE só investe em profissionais atuantes no mercado. Mas é tão grande a demanda de cursos para diferentes cidades do país, que a instituição teve que contratar e capacitar novos profissionais, especialmente nas extensões. “ Em 2017, formamos novos Instrutores do BLS para que pudéssemos atender à demanda, assim como fizemos com os nossos primeiros Instrutores de ACLS, todos oficiais pela AHA – American Heart Association”, explicou o supervisor de ensino Marcos Schlinz.

Nas pós-graduações, a grande novidade foi a contratação de professores de renome para repaginar o curso de Fitness, Performance e Saúde. Para apresentar o conteúdo teórico-prático desenvolvido de acordo com os mais atuais conceitos científicos da área, o IESPE convidou um time de peso. Comandando o corpo docente como coordenador no Rio de Janeiro e atuando como professor também em Juiz de Fora, o PhD. Alex Souto Maior é um grande exemplo disso: além de ser referência científica na área, atuou como fisiologista do Flamengo e treinador de UFC.

Da esquerda para a direita: professor Santiago Paes, supervisor Raphael Soares e coordenador Alex Souto Maior

Para realizar essas inovações, o supervisor de ensino MSc. Raphael Soares também esteve ocupado em 2017. Além de estabelecer a nova parceria com o Prof. PhD. Alex Solto Maior nas pós-graduações no IESPE, o profissional foi palestrante no Congresso Brasileiro de​ Ciências da Saúde em Campina Grande (PB) e se tornou instrutor da American Heart Association (BLS – AHA). Outro destaque do ano foi a visita do educador físico ao Caprres (Centro Avançado de Prevenção e Reabilitação Esportiva) do Club de Regatas Vasco da Gama e ao Swiss Recovery Center (Suiça).

“Para 2018 tenho como meta iniciarmos curso de pós-graduação na cidade do Rio de Janeiro em parceria com o Prof. PhD. Alex Solto Maior e lançar os primeiros cursos em regime de EAD (educação a distância) nas áreas que sou supervisor de ensino no IESPE. Será um ano de muito trabalho, de formação de novas equipes e projetos inéditos para Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Medicina”, afirmou Raphael.

Mais tecnologia e interação

Se a preocupação é melhorar a experiência do aluno, um caminho necessário é investir em acesso ao conhecimento e no contato mais próximo com esse público. Em 2017, essa meta foi alcançada através dos novos projetos de vídeo e da maior presença nas redes sociais.

Retrospectiva IESPE em 2017
Live do IESPE sobre Fisioterapia Intensiva com o supervisor Marcos Schlinz e a coordenadora Karina Silva (versão do YouTube)

O “Live do IESPE”, transmissão ao vivo semanal com docentes e convidados, é uma aula de 10 minutos com conhecimentos atualizados de todas as áreas atendidas pelo IESPE.

Outra proposta de sucesso é o “Meu caminho até aqui”, em que professores e alunos compartilham suas histórias de vida para inspirar os profissionais que desejam crescer na carreira e também alcançar realização pessoal.

E não podemos deixar de mencionar uma das maiores iniciativas de produção de conteúdo na empresa: o Blog do IESPE. A publicação se consolidou em 2017 com posts mais completos e uma maior quantidade de áreas e autores.

Para que todos esses conteúdos chegassem às pessoas da melhor forma possível, a instituição tomou uma decisão importante. No ano passado, todo o site foi repaginado, apresentando um layout mais moderno e navegação simplificada que facilita o acesso de alunos e professores.

Além disso, a instituição continua investindo nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, que também são plataformas utilizadas para atender os alunos com rapidez e praticidade.

Mais eventos

Além de oferecer conhecimento através de capacitação, o IESPE também se empenha na realização de encontros, congressos e workshops. Em 2017 foram mais de 10 eventos realizados nas áreas de Educação, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física e Gestão .

Na Educação, o Encontro: Neurociências e Aprendizagem foi o responsável pela união de mais de 200 educadores, servindo como marco de inauguração dos cursos na área.

O IESPE também promoveu eventos em outras cidades: educadores físicos de Conselheiro Lafaiete e Ubá puderam se aprofundar nos conhecimentos do Fitness através do workshop de Hipertrofia e Emagrecimento.

Palestrantes no VI HIGHLIGHTS – Pós-Congresso Mundial e CBMI de Medicina Intensiva 2017

Com 7 eventos no ano, as áreas de Enfermagem e Medicina foram as mais atendidas, com temas que variavam entre a Obstetrícia, Cuidados Críticos e Gestão em Saúde. Os destaques ficaram para o evento Mesa Redonda SEPSE: um problema de saúde pública, que entrou no calendário anual da instituição, e também para o VI HIGHLIGHTS – Pós-Congresso Mundial e CBMI de Medicina Intensiva 2017 em Juiz de Fora, com apoio da AMIB, ABENTI, SOMITI e SOTIERJ e presença de grandes nomes nacionais.

O IESPE é uma instituição de ensino com mais de 7 anos de experiência em pós-graduações e extensões nas diferentes áreas do conhecimento. Conheça os nossos cursos e se capacite em 2018!

Compartilhe!

Deixe um comentário

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.