Como se tornar um profissional de sucesso na enfermagem?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

A resposta para como se tornar um profissional de sucesso na enfermagem está diretamente ligada à eficiência do profissional na prestação do cuidado aos pacientes. Por isso, o profissional de enfermagem vive uma rotina agitada e cheia de desafios.

Para alcançar o sucesso na enfermagem é preciso de muita dedicação e comprometimento, não só com a instituição, mas também com os pacientes e a equipe. Por isso, o texto à seguir traz os 5 pilares que você precisa saber e praticar para ter sucesso na enfermagem.

Afinal, como se tornar um profissional de sucesso na Enfermagem?

Empatia

Não podemos falar em profissional de sucesso na Enfermagem, sem entendermos que o primeiro passo é a empatia. Por isso, qualquer um que queira trabalhar na área da saúde, deve aprender a se colocar no lugar do outro.

Para isso, é importante ter em mente que todo paciente está em um momento de fragilidade, seja ela emocional ou física. O principal foco da Enfermagem é a prestação de serviços de forma humanizada, acolhendo o paciente. Isso é, assegurar que o paciente retornará para a sua família saudável fisicamente, mas também emocionalmente.

Saber entender a dor do outro, transmitindo segurança e confiança, representa um aspecto fundamental no tratamento e na recuperação do paciente. Por isso, é importante ter paciência para ouvir e explicar de forma clara e detalhada todas as orientações. Isso gera não só uma relação de confiança, mas também de segurança para os pacientes.

Comunicação efetiva

Para ser um profissional de sucesso na Enfermagem, ou em qualquer outra área da saúde, é necessário entender a importância da comunicação efetiva. O profissional trabalha em contato direto com pessoas, sejam elas pacientes, familiares, equipes de saúde, pessoal administrativo, entre outros.

Os primeiros a reconhecerem o profissional de sucesso na Enfermagem, são os membros de sua equipe. Para isso, o profissional deve transmitir mensagens e delegar tarefas de forma clara, evitando erros e diminuindo os riscos à equipe e aos pacientes.

Cabe também ao profissional saber ouvir, demonstrando empatia e se colocando no lugar do outro. 

Ser cuidadoso no preenchimento dos prontuários e repassar as principais informações de seus pacientes na troca de turno, também são habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Liderança

Quem quer ter sucesso na Enfermagem precisa desenvolver o espirito de liderança. 

O líder não é aquele que apenas delega tarefas, mas que também sabe motivar sua equipe, não apenas com palavras, mas com o exemplo. É a pessoa que trabalha em busca das melhores soluções para a redução de erros e aprimoramento dos processos.

A motivação e entusiasmo do líder no trabalho, contagia os outros profissionais. 

Ser sempre proativo, antecipar os possíveis problemas, saber ouvir as queixas da equipe, ter visão sistêmica da organização, acompanhar, procedimentos e verificar se as funções estão sendo cumpridas da maneira correta, auxiliando a todos em suas dificuldades são práticas essenciais o enfermeiro.

Estabilidade emocional

Presenciar pessoas em sofrimento, conviver com a dor e estar cara a cara com a morte é comum na vida do enfermeiro. Por isso a enfermagem exige que o profissional possua estabilidade emocional para lidar com essas situações. Saber lidar com momentos complicados sem se abater é fundamental para a vivência diária do enfermeiro.

Para isso, um enfermeiro de sucesso deve aprender a lidar com as pressões de ambiente de trabalho muitas das vezes caótico, e administrar as situações com equilíbrio e inteligência emocional. 

Ou seja, o autoconhecimento é essencial para aprender a trabalhar com as frustrações, com os  negativos de gestores ou de outra pessoa da equipe e até para saber controlar os impulsos.

O Estresse diário é eminente no dia a dia do enfermeiro. Por isso a estabilidade emocional é quem ajuda o profissional a tirar uma lição nas adversidades e a desenvolver uma atitude mais positiva e otimista no dia a dia.

Além disso, possuir uma boa estabilidade emocional em seu leque de habilidades afeta diretamente nos relacionamentos interpessoais. Afinal, o estresse pode surgir não somente na relação com os pacientes, mas também com outros profissionais que também vivenciam constantemente momentos de tensão e cumprem longas jornadas de trabalho.

Ou seja, quanto maior a estabilidade emocional, melhores os relacionamentos interpessoais, o que torna o ambiente de trabalho mais leve e agradável.

Manter-se atualizado

Como estudar de forma simples e rápida | Faculdade FECAF

Apesar de que ser um bom ser humano é essencial para ter sucesso na enfermagem, também é importante que o profissional tenha domínio da técnica. Por isso, o enfermeiro nunca deve parar de estudar e de se atualizar em relação às novas técnicas, habilidades e equipamentos.

A faculdade fornece toda a base do trabalho. Porém, para conseguir ter verdadeiro sucesso na enfermagem e se destacar no mercado de trabalho, é necessário que o profissional busque outras formas de aprimorar seus conhecimentos.

Ao se especializar, o profissional, valoriza não só o currículo, mas também abre portas no mercado de trabalho. Para isso, existem diversas formas em que o profissional que almeja ter sucesso na enfermagem pode aprimorar seus conhecimentos. Por Exemplo:

  • Leitura

A leitura é o método de estudo mais utilizado e funcional da história. Por isso, a leitura de livros, revistas, textos, e as novas diretrizes e leis do conselho de classe, voltados para seu segmento de atuação, devem fazer parte do cotidiano do profissional.

  • Eventos

Estar presente em palestras e outros eventos do seu ramo de atuação, também são excelentes maneiras de se manter conectado à respeito das atualizações da sua área, afinal, é necessário acompanhar o que está acontecendo na profissão até para se preparar para novos nichos de mercado que possam surgir.

  • Cursos de extensão

Os cursos de extensão são aqueles que possuem carga horária reduzida, e podem ser feitos por estudantes. Eles fazem toda a diferença no momento da contratação. 

Normalmente esses cursos contam com aulas teóricas e práticas onde você aprenderá novos conhecimentos e habilidades que, certamente, farão a diferença em sua carreira. Além disso existe a possibilidade de fazer networking e aumentar sua rede de contatos profissional.

Para te ajudar nesse processo, o IESPE dispõe de excelentes cursos de extensão, Venha conhecer!

Quer saber como se tornar um profissional de sucesso na enfermagem?

A pós-graduação vem se tornando um pré-requisito na conquista de vagas. Por isso profissional que não se especializa, acaba perdendo boas oportunidades para aqueles que se especializam.

Mas, além de todo o conhecimento adquirido durante o curso, as pós graduações abrem novas oportunidades profissionais, fazendo com que o profissional que quer ter sucesso, veja a sua profissão com outros olhos.

Para te ajudar nesse processo, o IESPE possui excelentes cursos de pós-graduação, Venha conhecer!

Você está em busca dessas habilidades no seu dia a dia?

Qual dessas você considera mais importante?

Natanael Teixeira

Natanael Teixeira

Acadêmico de enfermagem, redator e criador de conteúdo digital.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.