Conheça as 20 principais tendências do mercado mundial de Fitness para 2017

Parecer do American College of Sports Medicine revela áreas do Fitness que serão essenciais no trabalho dos profissionais de Educação Física

 

Você sabia que em 2017 completa 11 anos que o American College of Sports Medicine (ACSM) emite um parecer sobre as principais tendências do mercado de Fitness mundial?

 

O parecer tem como objetivo ajudar a indústria do fitness mundial a se organizar e trabalhar de forma mais organizada, com maior peso, orientando as empresas no momento de tomarem algumas decisões. Ele é baseado nas tendências de mercado identificadas pelos profissionais de saúde e fitness, ao contrário do que acontecia anteriormente em que se buscavam informações em campanhas publicitárias gigantescas. Nelas, normalmente havia uma celebridade que endossava o produto e que ganhava muito dinheiro para poder ser associada à marca.  Por isso, muitas das vezes esses produtos ou métodos não funcionavam da forma como eram vendidos nos comerciais.

 

Durante os últimos 11 anos, os editores do Health & Fitness Journal® da ACSM fizeram circular esta pesquisa eletrônica para milhares de profissionais de todo o mundo para determinar as tendências de saúde e comportamento.  Assim, eles observaram e trataram os resultados de forma científica para que esses dados confiáveis pudessem ser utilizados não somente neste ano de 2017, mas também nos próximos anos.

 

Algo que achei bem bacana é a preocupação que os autores tiveram de, no início do texto, chamar atenção para qual deve ser a compreensão do termo “tendência”, pois muitos produtos e métodos que foram ditos como tendências que vieram para ficar, não passaram de moda. Sendo assim, precisamos entender o que é cada um.

 

Você sabe o que é uma tendência e o que é moda?

 

Tendência: Orientação; evolução de alguma coisa num sentido determinado: os estilistas se pautam nas tendências mundiais.

 

Moda: Uso passageiro que rege, de acordo com o gosto do momento, a maneira de viver, de vestir etc.

 

Então tudo que aparece na lista de 20 pontos mais importantes para o mercado mundial do fitness é de fato uma tendência? Podemos confiar cegamente nesse parecer?

 

Não vou responder essa pergunta, mas vou dar informações para que você construa o próprio julgamento.

 

Você conhece a Zumba®? Acho que sim! Todo mundo conhece ou já ouviu falar dessa modalidade que foi criada por um personal trainer colombiano ainda na década de 90. No ano de 2012, a Zumba surgiu pela primeira vez na lista entre as 20 principais tendências do mercado, e o que foi mais impressionante: diretamente entre as top 10, ocupando a 9a posição. No ano seguinte, já caiu para 13a e em 2014 já não fazia mais parte desse ranking. Hoje, ela ocupa a 39a posição entre as atividades mais importantes.

 

E então, para você, a Zumba® foi tendência ou moda?

 

Outro ponto que me surpreendeu foi os autores chamarem atenção para o fato de que atividades voltadas para o combate da obesidade infantil não estão na lista das top 20, e, na verdade, elas tiveram uma queda no ranking. No ano de 2016 elas ocupavam a 24a posição e, um ano depois, em 2017, ela ocupa a 28a posição. Enquanto isso, a obesidade infantil continua aumentando absurdamente no mundo todo.

 

 

Uma certificação oficial em Fitness ocupa hoje a 4a posição no ranking de 2017, e é uma das tendências de mercado que aparecem no ranking das top 20 desde a primeira edição em 2007, assim como o treinamento de força. Sendo assim, não resta dúvida de que buscar uma certificação oficial como uma pós-graduação em Fitness, estudar e adquirir experiência profissional em treinamento de força (musculação) é fundamento para o sucesso de um profissional de educação física. Principalmente porque irá trabalhar num mercado que está em expansão sólida e contínua nos últimos anos, mesmo em momentos em que a economia mundial sofre muito em alguns setores.

 

 

Top 20 Tendências do Mercado Mundial do Fitness para 2017*

 

 

1- Wearable technology

 

Tecnologia vestível inclui relógios inteligentes, monitores de frequência cardíaca, dispositivos de rastreamento GPS e óculos inteligentes (projetados para mostrar mapas e atividade de trilhas) que foram introduzidos apenas alguns anos atrás.

 

 

2- Body weight training

 

Treinamento com o peso corporal: apareceu pela primeira vez na pesquisa de tendências em 2013 (em 3°) e permanece no 2° para 2017. Essa prática é muito antiga: talvez você já tenha ouvido falar em calistenia ou exercícios calistênicos, mas os novos rótulos tornaram-no popular em academias e clubes ao redor do mundo. Programas típicos de treinamento de peso corporal usam o mínimo de equipamento, o que torna o método uma maneira muito barata para exercitar-se de forma eficaz.

 

 

3- High-intensity interval training

 

HIIT: Envolve rajadas curtas de exercícios de alta intensidade seguidos de um curto período de repouso ou recuperação em que normalmente uma sessão de treino completa leva menos de 30 minutos. Muitos pesquisadores alegaram que os clientes gostaram desse tipo de programa por um curto período de tempo. Apesar das advertências de alguns profissionais de saúde e fitness sobre a possibilidade de aumentar as taxas de lesões ao usar o HIIT, essa forma de exercício tornou-se popular nas academias de todo o mundo.

 

 

4- Educated, certified, and experienced fitness professionals

 

Certificação oficial e experiência profissional: este ponto aparece na lista das top 20 em todos os pareceres e, à medida que a economia continua a crescer e que o mercado para profissionais de fitness se torna ainda mais sobrecarregado e competitivo, a busca pelo conhecimento e pela capacitação através de cursos reconhecidos pelos  órgãos que regem a educação (MEC no Brasil) são de suma importância para o sucesso profissional.

 

 

5- Strength training

 

Treinamento de força (musculação): permanece popular em todos os setores da indústria da saúde e do fitness para diferentes públicos. Hoje o treinamento de força é utilizado de forma extensiva e eficaz não somente em indivíduos saudáveis, mas também para a população de grupos especiais, como, por exemplo, crianças, idosos, indivíduos com doenças crônicas, etc. Muitos profissionais de saúde e fitness incorporam de alguma forma o treinamento de força na rotina de exercícios para seus clientes/pacientes. Encontramos este tipo de trabalho também em processos de reabilitação como, por exemplo, a cardíaca, pulmonar, nervosa, tratamento de lesões osteomioarticulares graves, lombalgias, entre muitos outros problemas de saúde.

 

 

6 Group training

 

Aulas coletivas: os professores de aulas coletivas lideram e motivam diferentes indivíduos através de programas focados em desenvolvimento muscular e aptidões cardiopulmonares em diferentes níveis. As aulas coletivas já existem há muito tempo e têm aparecido como uma possível tendência mundial desde que o parecer começou a ser feito. No entanto, foi apenas este ano que passou a fazer parte do top 20.

 

 

7- Exercise is Medicine®

 

Exercício é remédio: é um programa mundial criado pelo ACSM que encoraja os profissionais da Saúde a incluir a atividade física na concepção de planos de tratamento para os doentes e encaminhar os seus pacientes para profissionais de educação física. O programa está aliado à crença de que a atividade física é parte integrante da prevenção e tratamento de doenças e deve ser regularmente avaliada e tratada como parte de todos os cuidados de saúde.

 

 

8- Yoga

 

Yoga: Apareceu pela primeira vez na lista dos top 20 em 2008, mas ficou de fora no ano seguinte. Retornou para a lista em 2010 e não saiu mais. Hoje temos diferentes tipos de yoga que são trabalhadas em academias e centros especializados para a prática. A popularidade sustentada do Yoga parece ser devido ao fato de que ela é reinventada e renovada a cada ano, tornando-a uma forma atrativa de exercício.

 

 

9- Personal training

 

Personal trainer: desde o primeiro parecer em 2006, o personal trainer sempre esteve entre os top 10. Recentemente, tem sido dada muita atenção à formação, através de certificações oficiais como a descrita no ponto 4 (Certificação oficial e experiência profissional). O personal trainer está presente em diversos espaços como, por exemplo, programas comunitários, em ambientes comerciais, em programas corporativos de bem-estar e em programas de aptidão médica. São trabalhadores liberais e autônomos, ou seja, profissionais que trabalham de forma independente.

 

 

10- Exercise and weight loss

 

Emagrecimento: programas de perda de peso têm sido uma tendência top 20 desde que a pesquisa começou. De acordo com os dados de 2017, as organizações que oferecem um programa de perda de peso continuarão a incorporar exercícios regulares, assim como a dieta para controle de peso. A combinação de exercício e dieta é essencial para a manutenção da perda de peso e pode melhorar o cumprimento das dietas de restrição calórica. É preciso levar em consideração que até o ano de 2030, um terço da população mundial estará acima do peso, o que projeta o emagrecimento como uma tendência duradoura.

 

 

11- Fitness programs for older adults

 

Programas de exercício para idosos: o aumento da população idosa no mundo deve ser aproveitado pelos profissionais da saúde e do fitness, através de programas e atendimento específico para essa população. Os idosos podem ser alvo de programas de exercício mais rigorosos, incluindo de força, esporte de equipe e HIIT, quando apropriado. Mesmo os idosos doentes ou com alguma limitação podem melhorar seu equilíbrio e sua capacidade de realizar atividades da vida cotidiana quando têm acesso a um programa de exercício específico e funcional.

 

 

12- Functional fitness

 

Treinamento funcional: é definido como o uso do treinamento de força para melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força e a resistência para melhorar a capacidade de alguém para realizar atividades da vida diária. O treinamento funcional replica atividades físicas reais que alguém pode fazer em função de sua rotina diária. Este tipo de treinamento também é usado em reabilitação.

 

 

13- Outdoor activities

 

Atividades ao ar livre: Caminhadas, canoagem, caiaque e jogos ou esportes são exemplos de atividades ao ar livre. Podem incluir programas desportivos radicais como corrida de aventura e escalada. Atividades ao ar livre podem ser feitas com a família e amigos, com um grupo, ou por si mesmo. Alguns personal trainers usam atividades ao ar livre como uma forma de treinamento personalizado em pequenos grupos.

 

 

14- Group personal training

 

Personal trainer em grupo: A atividade de personal trainer também pode ser desenvolvida em pequenos grupos de até quatro pessoas, o que pode ser mais vantajoso para todos, pois há uma diminuição no preço para cada cliente, mas a soma de todos passa a ser superior à hora/aula individual. Em tempos de maior austeridade como o que estamos vivendo agora, o personal trainer deve ser mais criativo na forma de organizar as sessões de treino, e os grupos podem ser uma ótima opção.

 

 

15- Wellness coaching

 

Treinador (coaching) de bem-estar: é a integração da ciência do exercício com as mudanças comportamentais com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação. O coaching geralmente usa uma abordagem individual, semelhante ao personal trainer, dando apoio, orientação, encorajamento e é capaz de confirmar se as metas de pequeno e longo prazo são alcançadas. O coaching de bem-estar se concentra nos valores, necessidades, visão, aspirações e metas do cliente. De acordo com a pesquisa de tendências de 2017, assim como em pesquisas passadas, parece que alguns personal trainers e outros profissionais da saúde e fitness estão adotando o coaching de bem-estar e suas técnicas de mudança de comportamento nas sessões de exercícios de seus clientes.

 

 

16- Worksite health promotion

 

Exercícios laborais:esses programas são projetados para melhorar a saúde e o bem-estar dos empregados. A promoção da saúde no local de trabalho é uma tendência para uma série de programas e serviços que avaliam a saúde dos funcionários, os custos dos cuidados de saúde e a produtividade dos trabalhadores. O trabalhador saudável produz mais e melhor.

 

 

17- Smartphone exercise apps

 

Aplicativos para smartphones: são programas que estão disponíveis para qualquer plataforma, mas são especialmente populares com os dispositivos iPhone®, iPad® (Apple® Cupertino, CA) e Android. Embora a precisão desses aplicativos tenha sido recentemente questionada, eles estão se tornando cada vez mais populares entre os mais jovens e as pessoas que se exercitam regularmente ao ar livre. Também podem ser utilizados para o monitoramento da atividade física durante a vida cotidiana como, por exemplo, no trabalho. À medida que a precisão melhora, os aplicativos específicos para smartphones podem ser o futuro do monitoramento do progresso do exercício.

 

 

18- Outcome measurements

 

Avaliação física: esta é uma tendência que aborda a avaliação do resultados promovidos pela atividade física e é extremamente importante para verificar se o treinamento está correto e quais são os ajustes que devem ser feitos para otimizar os efeitos do treinamento. As avaliações são fundamentais para determinar os programas de saúde e fitness, dando suporte e documentando tudo o que ocorre durante a prescrição e o controle do treinamento. Com a proliferação de novos smartphones, de smart-watches (relógios inteligentes) e de wearable technology (tecnologia vestível) houve uma melhora na coleta de dados, consequentemente melhorando os parâmetros de avaliação dos clientes, o que pode ser fundamental para os donos de academias no momento de avaliar se é preciso trazer novas modalidades ou se as que já existem são sustentáveis.

 

 

19- Circuit training

 

Treinamento em circuito: o treinamento em circuitos é semelhante ao HIIT, mas com uma intensidade muito menor, chegando a ser classificada como moderada. O treino de circuito compreende tipicamente um grupo de aproximadamente 10 exercícios que são completados em sucessão e numa sequência predeterminada. Cada exercício é realizado por um número especifico de repetições ou por um período de tempo definido podendo ou não ter descanso entre os exercícios e as séries.

 

 

20- Flexibility and mobility rollers

 

Rolos de mobilidade e flexibilidade: os rolos de mobilidade são especificamente projetados para massagear, aliviar a tensão muscular, espasmos musculares, desconforto muscular e ajudar no retorno à calma e melhorar a circulação. Os rolos foram projetados para a parte lombar, quadris e para grupos musculares maiores, como os isquiotibiais e os músculos glúteos. Apareceram como tendência no ano passado ocupando a 16a posição. Moda ou tendência? Só o tempo dirá.

 

 

Conclusão

 

O mercado do Fitness se revelou altamente competitivo e lucrativo em todo o mundo, e o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial em número de academias, assessorias esportivas, clubes, estúdios de personal trainers, etc.

 

Esse é um mercado que movimenta bilhões em todo o mundo, mas o sucesso não é alcançado facilmente, pois a concorrência e as mudanças sofridas pelas novas tecnologias vêm promovendo novos padrões de comportamento nos consumidores e na forma que eles tomam a decisão de buscar cada produto.

 

É preciso entender o que é moda e o que realmente é tendência, porque, assim, as tomadas de decisão terão uma maior chance de sucesso. Temos tendências que sempre estiveram no ranking das top 20, como, por exemplo: Certificação oficial e experiência profissional; Treinamento de força (musculação); Personal Trainer, entre outros. Mas nos últimos anos, com os avanços da tecnologia, vimos o aparecimento de tendências que possivelmente vieram para ficar. Felizmente, nenhuma delas substitui plenamente um profissional bem capacitado.

 

 

Para 2017 essas são as tendências do mercado e talvez vejamos mais mudanças para os próximos anos.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

 

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão para este post ou quiser propor algum assunto para um novo texto, deixe seu recado aqui embaixo. O mercado mundial do Fitness está aberto! Agora é contigo para usar esse conhecimento e sua capacidade empreendedora para avançar cada dia mais.

 

Um grande abraço a todos e que 2017 seja um ano de muito trabalho e estudo para alcançar todos os seus objetivos.

 

 

 

[avatar id= 27]

 

 

*Tradução e adaptação livre do documento oficial publicado pela American College

 

Compartilhe!
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.

Matrícula

Planos de Pagamento

  • Certificado