VII Highlights de Medicina Intensiva e de Emergência

O evento reuniu os momentos mais importantes do CBMI e CBME.

No dia 8 de dezembro aconteceu a 7º edição do Highlights, um evento que reúne os melhores momentos dos mais relevantes Congressos nacionais (CBMI e CBME) acerca da Urgência e Emergência e Terapia Intensiva. A VII edição do evento aconteceu em Juiz de Fora e contou com a presença de 270 participantes. Entre eles, estavam estudantes e profissionais das áreas de Enfermagem e Fisioterapia.

O Conhecimento Nunca Para

Marcos Schlinz palestrando
Palestra do Enfermeiro Titulado em Terapia Intensiva ABENTI / AMIB, e membro da Diretoria da ABENTI, Marcos Schlinz, no VII Highlights

O Highlights trouxe reapresentações de palestras dos Congressos Brasileiros de Medicina Intensiva e de Emergência, além de apresentações complementares. O evento se dividiu em 4 ciclos e cada um abordava um tema, com três moderadores. No final de cada ciclo, os palestrantes realizavam uma mesa redonda para que os participantes pudessem esclarecer suas dúvidas.

O Coordenador e Supervisor dos Cursos de Enfermagem aqui do IESPE e membro da Diretoria da ABENTI, Marcos Schlinz, apresentou três vezes, trazendo o conhecimento dos Congressos. As palestras eram oficiais e abordavam temas como “Por que precisamos ter noções de hemodinâmica na emergência? ”, “Sepse: ainda é desafio na emergência do século XXI? ” e “Empreendedorismo, Inovação e Liderança: é factível na emergência?”.

Além de Marcos, o fundador e membro da Diretoria do Departamento de Enfermagem da ABRAMEDE e professor em Enfermagem do IESPE, Wesley Pinto, também reapresentou palestras oficiais com os temas “Atendimento inicial do trauma grave no APH”, “Imobilização no trauma: quando e como? ” e “Cuidados pós-PCR”.

O Enfermeiro intensivista e emergencista, James Santos, falou sobre “Cuidados críticos ao paciente vítima de trauma”. Também reapresentando uma palestra oficial.

Outros nomes importantíssimos dentro da Enfermagem, Medicina Intensiva e Fisioterapia, como: Eduardo de Oliveira Coelho, Leandro Ferracini, Alfeu Gomes, Roberta Teixeira Prado, Aline Beviláqua e Karina Silva também participaram do Highlights trazendo palestras complementares com temas que ampliaram o conhecimento dos presentes.

Trabalhando as emoções

O Highlights encerrou com Francisco Carlos Schlinz falando sobre Motivação e Relacionamento. “A mensagem da palestra foi uma reflexão sobre motivação: precisamos ter alguma coisa que nos motive para ser uma pessoa feliz, seja no campo pessoal, profissional ou espiritual. E só consiguimos isso quando estamos em paz com nós mesmos e com os outros ao nosso redor”, disse Francisco.

Dinâmica feita por Francisco Carlos Schlinz
Momento da dinâmica no VII Highlights, onde os participantes jogam a bexiga para o alto e elas se misturam.

Logo após a palestra, o conhecido “Kiko” realizou uma dinâmica que consistia em fazer com que os participantes escrevessem uma qualidade num pedaço de papel e colocassem dentro de uma bexiga que, depois, seria misturada com as demais.

Segundo ele, a dinâmica tinha como objetivo misturar os talentos das pessoas ali presentes.

“Eu tenho um talento, e, quando misturamos esse talento com o de outra pessoa, cresçemos como profissional, como ser humano, como tudo na vida”.

Sorteio do Livro
Marcos Schlinz e James Santos com as ganhadoras do sorteio no VII Highlights.

Também perguntamos a ele quais as qualidades que ele julga ser as mais importantes para se tornar um bom profissional de saúde e também obter sucesso no mercado: “Com a administração de hoje, a pessoa tem que ter uma boa formação, não parar nunca de estudar. Ser bem-humorado, saber se relacionar bem com as outras pessoas. Ter empatia, saber se colocar no lugar do outro. E duas coisas importantíssimas no mundo de hoje: ser criativo e focado em resultados”.

Ainda ao final do evento, ocorreu um sorteio do livro “Assistência ao paciente crítico – Uma abordagem multidisciplinar”, escrito por vários membros dos setores da AMIB. Foram sorteados dois exemplares do livro, e as ganhadoras receberam uma dedicatória de dois autores presentes, Marcos Schlinz e James Santos.

Compartilhe!

Deixe um comentário

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.