Workshop de Nutrição e Gastronomia faz sucesso em Juiz de Fora

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Encontro teve prática na cozinha e palestras de profissionais atuantes na área

No último sábado (24/03) o IESPE promoveu o seu primeiro Workshop de Nutrição e Gastronomia, inaugurando o curso de pós-graduação de mesmo nome e promovendo a união desses conhecimentos. O encontro teórico-prático gratuito aconteceu no espaço gastronômico do Multi.Spaço e foi um sucesso, reunindo mais de 30 profissionais de ambas as áreas. Confira os destaques do evento:

Conteúdo multidisciplinar

Mesmo antes de acompanhar as seções práticas na cozinha, os profissionais presentes já estavam animados diante da aplicabilidade dos conhecimentos passados. Afinal, o workshop também foi a aula inaugural da pós-graduação em Nutrição e Gastronomia, que se destaca pelo foco na atuação profissional. Mas a base científica não é desprezada: além de experientes e ainda atuantes no mercado, as professoras são Mestras e Doutoras e puderam passar os dois lados da profissão para os presentes.

Workshop Nutrição e Gastronomia
Participantes assistem apresentação feita pelas nutricionistas Joana kamil e Gilce Andrezza Folly

Os temas foram os mais variados possíveis: Networking, Alimentos Fitoterápicos e Dietas da Moda são tópicos que trabalharam a interação das áreas e garantiram um conhecimento atualizado do mercado.

Gilce Andrezza Folly e Jéssica Sobrinho
Coordenadora Gilce Andrezza Folly e a professora Jéssica Sobrinho preparam prato para participantes

Assim, os presentes puderam compreender as diversas maneiras de melhorar, em um mesmo prato, o desempenho, saúde e experiência de um indivíduo, seja ele uma pessoa em tratamento, com restrições alimentares, atleta ou simplesmente alguém procurando uma refeição especial.

A nutricionista e coordenadora da pós-graduação Gilce Andrezza Folly pôde perceber a resposta positiva a essa proposta tão necessária no mercado. “Achei que foi muito proveitoso pois pudemos transmitir um pouco da nossa ideia sobre a importância da união da Gastronomia com a Nutrição. Os alunos estavam bem participativos e entenderam a importância da Pós. Eu amei e achei maravilhoso”, comentou.

Ao fim do evento, as profissionais presentes ainda tiveram uma agradável surpresa: foi sorteado um cheque de 300 reais de desconto no curso de pós-graduação no IESPE, para continuar os estudos e a união das duas áreas.

Prezando pela interdisciplinaridade, o curso que gerou o evento também é voltado para profissionais com formação superior em Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos.

Prática na cozinha

Já no slogan do evento, a ideia principal já estava clara: a Nutrição e a Gastronomia são a mistura perfeita! Mas foi colocando “a mão na massa” que esse conceito se revelou não só verdadeiro, mas também necessário para um atendimento mais completo de pacientes e/ou clientes.

Alunas apresentam trabalho prático de Networking

O que tornou o aprendizado dinâmico foi o fato de que os ensinamentos eram aplicados quase que imediatamente e os resultados avaliados pelos participantes. De forma descontraída, os alunos analisaram os alimentos e descobriram o efeito de técnicas sob orientação das professoras.

Outro destaque foi a dinâmica em dupla, em que nutricionistas e gastrônomos tiveram que conhecer e apresentar a atuação profissional do colega, processo que estimulou o networking e a valorização da interdisciplinaridade.

De acordo com a Nutrichef Joana Kamil, que também é coordenadora da pós-graduação, a participação dos inscritos foi essencial para garantir o aprendizado e o sucesso do evento:

“Foi muito bom poder receber alunos de Nutrição e de Gastronomia com um objetivo em comum: conhecer melhor a união dessas duas áreas e aprender como trabalhar o alimento da melhor forma possível, principalmente com o objetivo de promoção de saúde”, comemorou.

Professora Danielle Aragão e coordenadora Joana Kamil preparam chá para participantes

A nutricionista ainda destacou a necessidade desses conhecimentos práticos para uma atuação plena no mercado de trabalho.

“Também existe o objetivo de entrar nesse mercado que está cada vez mais concorrido, podendo atender à demanda de clientes e pacientes em consultório, restaurantes e outros espaços. Assim, é possível trazer produtos diferenciados que tenham valores nutricionais, funções interessantes no organismo e que sejam preparados com técnicas e cuidados adequados de preparação, também alcançando a meta de sabor, aparência e textura. Afinal, Nutrição e Gastronomia são a mistura perfeita! ”, concluiu a Nutrichef.

Confira mais fotos do workshop:

Conheça as pós-graduações em Nutrição que acontecem no IESPE. A instituição também oferece cursos de extensão na área.

Nutrição e Gastronomia

IESPE

IESPE

Deixe um comentário

Posts relacionados