Enfermagem em UTI Neonatal

R$990,00

Assistência qualificada de Enfermagem ao recém-nascido de alto risco

Este curso pretende qualificar profissionais de enfermagem nas práticas de atenção ao recém-nascido de alto risco, desenvolvendo ações que primam pela qualidade de vida do neonato, traçando planos de cuidados humanizados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal;

Inclui a compreensão do papel dos profissionais de enfermagem nesse espaço, das principais características anatômicas e fisiológicas do recém-nascido e principais procedimentos (invasivos e não invasivos) necessários.

 

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Descrição

Público-Alvo
Graduados e acadêmicos de enfermagem, profissionais e estudantes de enfermagem com interesse de estudos em neonatologia; e Técnicos em Enfermagem formados
Material Didático
Digital.
Certificado
Emitido pelo IESPE após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
80h (curso presencial).

Ementa

Disciplina 1: Apresentar aos alunos o primeiro contato com o cliente crítico na terapia intensiva neonatal, abordando inicialmente seu histórico, aspectos legais, éticos apresentando as políticas de saúde voltadas a este perfil.

  • Introdução à assistência em unidade de terapia intensiva neonatal: aspectos éticos e legais;
  • Políticas de saúde voltadas a assistência hospitalar ao cliente neonato;
  • Assistência hospitalar a criança e sua família: o conceito do binômio mãe-filho;
  • Assistência na sala de parto.

Disciplina 2: Compreender a concepção da equipe de enfermagem no que se refere a assistência humanizada em uma unidade de terapia intensiva neonatal; Cuidados com relação aos riscos envolvidos na prematuridade;

  • Reconhecer as possíveis complicações do estado hemodinâmico do recém-nascido.
  • Humanização neonatal em terapia intensiva;
  • Atenção ao recém-nascido de baixo, médio e alto risco;
  • Monitorização hemodinâmica no ambiente da sala de parto e UTI neonatal.

Disciplina 3: Utilizar modelos de processos de trabalhos que sistematizam e direcionam os cuidados a clientela acima, objetivando de forma constante a avaliação de seus processos e resultados, baseadas em uma metodologia que oportunize melhores resultados.

  • Características fisiológicas, anamnese e exame físico do recém-nascido;
  • Sistematização da assistência de enfermagem ao recém-nascido.

Disciplina 4: Identificar os principais cuidados com a pele do recém-nascido; Identificar o conceito de dor a aplicação dos métodos de avaliação e meios de intervenção; Reconhecer as possíveis causas de infecções, suas complicações e medidas de cuidados envolvidos.

  • Cuidados com a pele do recém-nascido,
  • Controle e avaliação da dor;
  • Infecções relacionadas à assistência neonatal: choque séptico e sepse neonatal precoce e tardia.

Disciplina 5: Identificar e compreender os cuidados de enfermagem nas principais afecções relacionadas ao neonato.

  • Principais afecções acometidas no período neonatal:
  • Icterícia;
  • Infecção no recém-nascido;
  • Hemorragia intraperiventicular;
  • Enterocolite necrosante;
  • Taquipneia transitória do recém-nascido;
  • Pneumonia neonatal;
  • Síndrome do desconforto respiratório;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Cardiopatia congênita;
  • Displasia broncopulmonar.

Disciplina 6: Reconhecer os cuidados inerentes à oferta de oxigenioterapia e seus métodos, cuidados envolvendo o uso de surfactante, meios de termorregulação e fototerapia, as principais vias de acesso e possíveis complicações em recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal.

  • Termorregulação;
  • Oxigenioterapia e métodos ventilatórios;
  • Uso de surfactante;
  • Terapia intravenosa;
  • Principais vias de acesso venoso;
  • Fototerapia.

Disciplina 7: Abordar os conceitos, avaliação, conduta, prevenção e conhecimentos das manobras de reanimação em neonatologia; Reconhecer a importância do transporte seguro do RN no ambiente intra-hospitalar, fornecendo meios que garantam sua integridade física, reduzindo os riscos de agravos à sua saúde e mantendo seu estado clínico estável.

  • Urgência e emergência neonatal;
  • Cuidados de enfermagem na reanimação e transporte neonatal.

Disciplina 8: Reconhecer as principais ferramentas para promover a reabilitação do recém-nascido, desenvolvendo métodos de cuidados que proporcionem uma melhor recuperação.

  • Protocolo de mínimo toque;
  • Protocolo do projeto mãe canguru;
  • Banho do recém-nascido prematuro;
  • Exposição prática de cuidados.

Corpo docente

Supervisor

Marcos Paulo Schlinz
Enfermeiro Intensivista Titulado ABENTI/AMIB
Formado em Enfermagem há 13 anos, sou apaixonado pelo trabalho de enfermeiro intensivista. Foi esse amor que me fez realizar uma especialização em UTI e compartilhar esse conhecimento como Supervisor de Ensino do IESPE/ UniRedentor e Diretor do BLS (Basic Life Support) pela AHA (American Heart Association). Além de atuar desde a formatura como enfermeiro do CTI Geral de Adultos da Santa Casa/JF, uma grande escola profissional e de vida, hoje sou membro da diretoria do Departamento de Enfermagem da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e da diretoria da ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva).

Coordenador e Professor

Ricardo Medeiros
Enfermeiro
Enfermeiro Graduado pela Universidade do Grande Rio/RJ; Especialista em Assistência Hospitalar ao Neonato pela Faculdade Lucas Machado em associação com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais/BH; Professor das disciplinas: Gerência de Enfermagem em Terapia Intensiva Neonatal, Controle e Avaliação da Dor no Neonato e Triagem Neonatal na UTI do Curso de Pós Graduação e Extensão do IESPe – Instituto Educacional São Pedro; Enfermeiro Assistencialista da Maternidade e Unidade de Neonatologia da SCM/JF desde 2013; Habilitado em práticas de inserção de cateter percutâneo e cateterismo umbilical; BLS – Basic Life Suport; Curso de reanimação neonatal para auxiliares de reanimação pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Participante do I Simpósio Internacional de Qualificação da Assistência Perinatal SES/MG.

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