Educação e Práticas de Excelência na Primeira Infância

R$590,00

Formação com aplicabilidade ao profissional que deseja ampliar conhecimentos em psicologia, neurociência, pedagogia, enfermagem, psicomotricidade nos cuidados e na Educação e Práticas de Excelência na Primeira Infância

 

Objetivo

  • Qualificar profissionais para mediações educacionais e cuidadosas à criança/lactente, considerando os aspectos do desenvolvimento integral humano na infância.
  • Nortear acerca de importantes cuidados pessoais, zelo com a criança e seus pertences, bem como precauções com o ambiente.
  • Promover o conhecimento sobre algumas afecções que possam acometer crianças na faixa etária de 03 a 18 meses.
  • Motivar a aprendizagem acerca das noções básicas sobre cuidados à saúde e de primeiros socorros.
  • Relacionar abordagens da psicologia educacional, da pedagogia e enfermagem.

 

Justificativa

Na sociedade contemporânea, as crianças são inseridas, desde os primeiros meses de idade, no contexto escolar. Realidade esta que se justifica pelas necessidades profissionais das famílias e pelas evidências que afirmam que os estímulos intencionais e adequados, mediados por educadores capacitados continuamente, favorecem a aprendizagem significativa e integral nesta faixa etária, na qual as sinapses neurais estão em seu potencial auge.

Nesta perspectiva, buscamos aprimorar um olhar diferenciado aos profissionais que atuam na área de educação infantil, especificamente aos que exercem funções diretas às crianças dos 3 meses aos 2 anos de idade, faixa etária que requer intensos cuidados direcionados à saúde, que considerem o desenvolvimento também da imunidade.

O curso tem como propósito proporcionar uma formação de excelência, com aplicabilidade prática, ao (a) profissional que deseja assimilar multifacetados conhecimentos, na formação da primeira infância, bem como agregar valores à carreira na educação, e, consequentemente, se destacar no mercado.

Limpar
Compartilhe!

Descrição

Público-Alvo
Educadores focados na primeira infância (0 aos 2 anos de idade) e familiares interessados na área.
Material Didático
Enviado por e-mail pelos professores.
Certificado
Emitido pelo IESPE após a conclusão e aprovação no curso
Carga Horária
40h

Ementa

O educador infantil

  • Perfil do profissional
  • Aspectos éticos e legais, as devidas responsabilidades do cuidador infantil
  • Psicologia aplicada
  • Humanização
  • Higienização das mãos
  • Cuidados pessoais
  • Cuidados com o ambiente, materiais e insumos utilizados
  • Esterilização dos Utensílios
  • Alimentação e nutrição
  • Higienização dos alimentos e Utensílios
  • Importância da alimentação

Cuidados com a criança e o lactente

  • O banho
  • Posicionamento e segurança do lactente
  • Cuidados básicos sobre regurgitação e refluxo;
  • Controle básico dos sinais vitais
  • Higienização da boca e dos dentes
  • Como fazer a troca de fraldas e evitar assaduras, bem como seu devido tratamento;
  • Cuidados com as roupas
  • Primeiros Socorros
  • Intoxicação
  • Febre suas possíveis causas
  • Convulsão por febre
  • Corte e queimadura
  • Quedas
  • Curativos
  • Noções básicas sobre PCR infantil
  • Procedimentos em casos de acidente na escola

Psicologia Educacional

  • Desenvolvimento Humano
  • Abordagens educacionais
  • Processo de inserção/adaptação escolar
  • Cuidar e educar: ações indissociáveis no berçário e maternal
  • Neurociência e aprendizagem
  • Psicomotricidade
  • Planejamento e práticas pedagógicas
  • O papel do educador: aspectos abrangentes
  • A inteligência emocional do educador e as habilidades socioemocionais da criança
  • Avaliação: registros e construção do parecer pedagógico
  • Legislações educacionais específicas

Corpo docente

Supervisora

Flávia Cipriani
Supervisora de Ensino - IESPE
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação no IESPE | Consultora Educacional | Licenciada e Graduada em Letras e Pedagogia | Especialista em Gestão/Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Professores

Ricardo Medeiros
Enfermeiro
Enfermeiro Graduado pela Universidade do Grande Rio/RJ; Especialista em Assistência Hospitalar ao Neonato pela Faculdade Lucas Machado em associação com a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais/BH; Professor dos cursos de Pós-graduação e Extensão do IESPE; Enfermeiro Assistencialista da Maternidade e Unidade de Neonatologia da SCM/JF desde 2001; Habilitado em práticas de inserção de cateter percutâneo e cateterismo umbilical; BLS – Basic Life Suport; Curso de reanimação neonatal para auxiliares de reanimação pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Participante do I Simpósio Internacional de Qualificação da Assistência Perinatal SES/MG.
Flávia Cipriani
Supervisora de Ensino - IESPE
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação no IESPE | Consultora Educacional | Licenciada e Graduada em Letras e Pedagogia | Especialista em Gestão/Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).
Raphael Soares
Educador Físico
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Possui mestrado em Master of Science (MSc) in Human Movement and Sports Sciences, University of Lausanne - Switzerland ( Mestrado em Ciência em Movimento Humano e Ciência do Esporte, Universidade de Lausanne - Suíça). No início da faculdade seu maior interesse era a prática esportiva, especificamente a Ginastica de Trampolim, mas com o aprofundamento dos estudos a grande área da Saúde o conquistou. Durante o mestrado começou estudar e trabalhar com recuperação de indivíduos com lesão do sistema nervoso. Membro fundador e ex-delegado da Associação Suíça de Profissionais em Atividade Física Adaptada, ex-coordenador metodológico do Swiss Recovery Center. Tem experiência na área de prescrição e controle de exercício físico para grupos especiais, treinamento de alto rendimento para atletas de Trampolim, docência de Anatomia Humana. Atualmente é Personal Trainer, Professor, Coordenador de Curso de pós-graduação e Supervisor de Ensino no IESPE/UniRedentor.
Marcos Paulo Schlinz
Enfermeiro Intensivista Titulado ABENTI/AMIB
Formado em Enfermagem há 13 anos, sou apaixonado pelo trabalho de enfermeiro intensivista. Foi esse amor que me fez realizar uma especialização em UTI e compartilhar esse conhecimento como Supervisor de Ensino do IESPE/ UniRedentor e Diretor do BLS (Basic Life Support) pela AHA (American Heart Association). Além de atuar desde a formatura como enfermeiro do CTI Geral de Adultos da Santa Casa/JF, uma grande escola profissional e de vida, hoje sou membro da diretoria do Departamento de Enfermagem da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e da diretoria da ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva).

Observações

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

(32) 3216-1224

(32) 99929-8935

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

Educação e Práticas de Excelência na Primeira Infância

Juiz de Fora

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação e Práticas de Excelência na Primeira Infância”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
WhatsApp chat WhatsApp do IESPE