Gerontologia e Qualidade de Vida

R$150,00

Promovendo a saúde, longevidade e inclusão do público da terceira idade.

A pós-graduação em Gerontologia e Qualidade de Vida – com perfil interdisciplinar – visa capacitar profissionais de diversos campos do saber científico e qualificar sua intervenção em Gerontologia e Geriatria, com o propósito de desenvolver a assistência correta e humanizada dos idosos e promover a qualidade de vida, longevidade, saúde, bem-estar  e inclusão desse público (em ambiente hospitalar, home care e outros espaços).

 

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Descrição

Público-Alvo
Profissionais de nível superior em Enfermagem, Medicina, Assistência Social, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Biologia e afins.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/18 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Conceitos Básicos em Gerontologia e Geriatria (20h)

  • Noções elementares de conceitos (envelhecimento ativo, expectativa de vida, autonomia, independência, capacidade funcional e qualidade de vida)

Síndromes Geriátricas: Gigantes da Geriatria (20h)

  • Os pilares da geriatria (insuficiência cognitiva, incontinência urinária e fecal, instabilidade postural, imobilidade e latrogenia)

Geriatria e Gerontologia Preventivas (20h)

  • Níveis de prevenção – da primária à quaternária
  • Modificando os hábitos de vida
  • Sedentarismo
  • Tabagismo
  • Abuso de álcool
  • Obesidade

Avaliação Geriátrica Ampla – AGA (20h)

  • Importância da atuação interdisciplinar junto à pessoa idosa
  • Visão integral do idoso e da idosa
  • Abordagem holística

Metodologia de Pesquisa e Didática do Ensino Superior (20h)

  • Métodos e técnicas de pesquisa
  • Abordagens qualitativa e quantitativa
  • Conceituação de projeto de pesquisa e monografia
  • Modalidades de apresentação de trabalho científico

Bioética e Envelhecimento (20h)

  • Ética da vida
  • Terminalidade
  • Processo de Morrer
  • Testamento Vital

Biologia do Envelhecimento (20h)

  • Teorias Biológicas do envelhecimento
  • A influência da genética na longevidade
  • Fisiologia do envelhecimento dos principais sistemas do corpo humano

Fisioterapia Gerontológica (20h)

  • Avaliação Multidimensional do Idoso
  • Prevenção de quedas
  • Treino de marcha

Cuidados de Enfermagem aos Idosos e Idosas – Cuidadores e Familiares (20h)

  • A tarefa de cuidar dos idosos e idosas
  • O estresse do cuidador
  • Cuidador formal e informal
  • Importância da família no cuidado aos idosos e idosas

Saúde Mental do Idoso e da Idosa (20h)

  • Alterações neurocognitivas próprias do envelhecimento
  • Depressão e ansiedade
  • Delirium
  • Avaliação da perda da memória do idoso
  • Demência da Doença de Alzheimer
  • Outras demências

Envelhecimento e Políticas Públicas (20h)

  • A Pessoa Idosa como sujeito de direitos sociais
  • Diretrizes e desafios da Política Nacional do Idoso – PNI
  • O que mudou na vida das pessoas idosas com a Estatuto do Idoso?

Atividade Física Para o Idoso e a Idosa (20h)

  • Definição de atividade física e exercício físico
  • Programas de atividades físicas, orientação e/ou prescrição de exercício para idosos
  • Análise e identificação da motricidade humana em relação às necessidades e limitações dos Idosos e Idosas

Gerontologia Educacional (20h)

  • Estudo e a prática de tarefas de ensino dirigidas à/sobre a pessoa idosa
  • Introdução e desenvolvimento de conceitos em Gerontogagia ou Gerontologia Educacional, Envelhecimento e Aprendizagem
  • Educação da sociedade em relação ao processo de envelhecimento e suas implicações

Terapia Ocupacional na Velhice (20h)

  • A importância da Terapia Ocupacional para a saúde física-psicológica e social da pessoa idosa
  • Tipos de terapias ocupacionais no envelhecimento

Aspectos Psicológicos do Idoso e da Idosa (20h)

  • Papel do psicólogo/a na atuação gerontológica
  • Projetos de vida
  • Protagonismo do futuro, abordagens psicoterapêuticas para o idoso e a idosa

Cuidados Paliativos/Finitude (20h)

  • Sentimentos diante da morte
  • Habilidades dos profissionais de saúde, diante do retrocesso de morrer, medicina paliativa.

Contribuição da Fonoaudiologia para a Saúde dos Idosos (20h)

  • Importância da fonoaudiologia na prevenção e reabilitação de funções fonoaudiológicas na pessoa idosa

Nutrição e Qualidade de Vida no Envelhecimento (20h)

  • Importância da alimentação para o envelhecimento saudável e ativo
  • Alimentação e manutenção de saúde

Corpo docente

Supervisor

Marcos Paulo Schlinz
Enfermeiro Intensivista Titulado ABENTI
Formado em Enfermagem há 12 anos, sou apaixonado pelo trabalho de enfermeiro intensivista. Foi esse amor que me fez realizar uma especialização em UTI e compartilhar esse conhecimento como Supervisor de Ensino do IESPE/ UniRedentor e Diretor do BLS (Basic Life Support) pela AHA (American Heart Association). Além de atuar desde a formatura como enfermeiro do CTI Geral de Adultos da Santa Casa/JF, uma grande escola profissional e de vida, hoje sou membro da diretoria do Departamento de Enfermagem da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e da diretoria da ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva).

Coordenador

José Anísio Pitico
Assistente Social
Coordenador da Pós-Graduação em Gerontologia e Qualidade de Vida da FacRedentor no IESPE; Assistente Social; Mestre em Serviço Social (UFJF); Especialista em Gerontologia (SBGG); Especialista em Gestão Estratégia Pública; Integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Professores

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