Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação, Inspeção

R$95,00

Formar profissionais para atuarem na Inspeção Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica da Educação Básica

 A pós-graduação em Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação, Inspeção visa formar coordenadores pedagógicos para atuarem em instituições de ensino da Educação Básica, visando a ampliação de suas capacidades de análise, resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades referentes à organização do ensino. O curso possui aprofundamento teórico e prático na ação pedagógica, gestão democrática e demais saberes essenciais à melhoria da qualidade da gestão escolar e desempenho de alunos.

  • 100% presencial

  • Autorizado pelo MEC

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Descrição

Público-Alvo
Graduados em Pedagogia ou outra Licenciatura Plena.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/18 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Pedagogia ou outra Licenciatura Plena para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil (20h)

  • Política, Estado e Democracia: relações com a educação. Síntese histórica do processo escolar brasileiro. Legislação, reformas e políticas educacionais. Planejamento, gestão e financiamento da educação. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Gestão de Processos e Planejamento Escolar (30h)

  • Aspectos históricos, legais e políticos do planejamento escolar e de ensino na perspectiva democrática.
  • Planejamento escolar e do ensino: conceituação, objetivos e finalidades. O Projeto Político Pedagógico e a análise da realidade escolar: condições para sua elaboração e implementação. O PDE-Escola e sua relação com o Projeto Pedagógico da Escola. O Conselho Escolar e do Conselho e Séries/Ciclos.
  • Planejamento do Ensino.

Gestão e Pessoas no Espaço Educativo (20h)

  • A organização do trabalho pedagógico escolar, a gestão democrática e a mediação do coordenador pedagógico e orientador Educacional. Gestão e pessoas no ambiente escolar. Gestão democrática e participativa. A construção de relações interpessoais na perspectiva democrática. Administração de conflitos. As dimensões: ética, estética, política e pedagógica dos ambientes institucionais. Estudo dos fundamentos éticos do agir humano com a educação. Conceitos e princípios da Ética Profissional. Valores éticos para o exercício da profissão de gestor e educador. A coordenação pedagógica e a gestão dos processos de comunicação e dos fluxos de informação no ambiente educativo em articulação com as instâncias colegiadas da escola. Dinâmica de grupos. A utilização dos Jogos. Motivação e liderança educacional. Desafios para a escola na atualidade: disciplina, liberdade, autonomia e violência na escola.

Currículo e Gestão Escolar: Desafios Contemporâneos (20h)

  • Tendências atuais na organização curricular. Planejamento curricular como um instrumento de viabilização do direito à educação. As teorias do currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas; as políticas curriculares no Brasil.

Oficinas de Aprendizagens (30h)

  • A centralidade da aprendizagem nas práticas educativas escolares. Os sujeitos da aprendizagem. A relação entre coordenadores e professores no processo de ensino e aprendizagem. A ampliação dos espaços de aprendizagem e novas possibilidades de atuação do professor na escola por meio de projetos interdisciplinares.
  • Gestão Pedagógica para o Letramento.
  • Gestão Pedagógica na Educação Matemática.

Avaliação Educacional e Teorias Pedagógicas (30h)

  • Aspectos históricos e político da avaliação da aprendizagem.Concepções de educação e avaliação. Princípios e pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A prática da avaliação. Propostas alternativas de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Análise crítica dos principais modelos de avaliação dos processos de ensino e da aprendizagem em sala de aula. Planejamento de estratégias e de instrumentos de avaliação adequados à nossa realidade educacional. Avaliação em larga escala enquanto política pública para melhoria da qualidade da educação com equidade. Caracterização das políticas de avaliação em larga escala implantadas no Brasil. A autoavaliação e avaliação externa.

Tópicos Teórico-práticos em Supervisão, Orientação e Inspeção (60h)

  • Teoria e Prática em Supervisão Escolar: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar na Educação Básica. Supervisão escolar: as competências do supervisor/coordenador. Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Orientação Educacional: Orientação educacional: fundamentos básicos e ação do orientador na Instituição.
  • Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Inspeção Escolar: Evolução histórica da Inspeção Escolar; Atribuições, funções e prática da inspeção escolar na educação básica frente às novas tendências educacionais.

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem. Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Educação inclusiva (30h)

  • História da evolução da educação especial. Pressupostos teóricos e metodológicos da escola inclusiva. Análise histórica da educação especial e das tendências atuais, no âmbito nacional e internacional. Questões políticas, ideológicas e éticas da educação inclusiva. Os sujeitos do processo educacional especial: portadores de necessidades educacionais especiais. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceituação de inclusão escolar. Aspectos necessários para promover a inclusão escolar. Perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva: família, escola e sociedade.

Metodologia da Pesquisa I (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (20h)

  • Desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo, psicomotor e neurológico. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem. Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. Processos de pensamento lógico-matemático. O papel das inter-relações na aprendizagem: família, escola, comunidade, organizações.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo cm as normas da ABNT.

Corpo docente

Supervisora

Flávia Cipriani
Supervisora de Ensino - IESPE
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação no IESPE | Consultora Educacional | Licenciada e Graduada em Letras e Pedagogia | Especialista em Gestão/Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Coordenadora

Heloisa Delage
Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ | Pedagoga CES-PUC/MG | Consultora e Assessora Educacional | Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós - graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos técnico-científico: Seminário Internacional de Educação Contemporânea/SIEC e Encontro de Educadores.

Professores

Ana Elisa Gomes Delage
Filósofa
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância e, atualmente, é colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação - CAEd - FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Anderson Córdova Pena
Psicólogo
Anderson Córdova Pena é Doutor em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de Pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Já atuou como Coordenador de Análises e Divulgação de Resultados na Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd-UFJF) de 2004 a 2011. Foi Consultor de Projetos Sociais do Instituto Unibanco desenvolvendo projetos nacionais no âmbito do ProEMI/Jovem de Futuro. Atualmente é Assessor Técnico do SENAC/Departamento Nacional
Belkis Cavalheiro
Pedagoga
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996), especialização em Psicopedagogia Clínico/Institucional (2000) e em Didática do Ensino Superior (2004), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Atualmente é professora da Faculdade Presidente Antônio Carlos/São João Nepomuceno e Especialista da Educacao Basica. Possui experiência como docente e gestora educacional nas escolas do Estado de Minas Gerais. Atuando principalmente com os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, intervenção pedagógica, planejamento e avaliação educacional, ensino fundamental de 09 anos, ensino médio, LDB.
Reinaldo Lima
Pedagogo
Professor com formação em Pedagogia pela UCP (Universidade Católica de Petrópolis), Mestre em Educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense) no campo Linguagem, Subjetividade e Cultura, Doutorando em Educação pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) no campo Linguagem, Cultura e Formação de Professores, pesquisador ligado ao GRUPEGI/UFF/UFJF (Grupo de Pesquisas em Geografia da Infância) no projeto "Vivências sócio-espaciais de crianças em instituições de Educação Infantil: cartografia com crianças".
Sérgio de Carvalho
Educador físico
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia (UCAM) | Licenciatura plena em Educação Física (UFJF) | Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica | Diretor da Clínica MomentuM/Desenvolvimento Integral e psicomotricidade.

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