Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação, Inspeção

R$95,00

Formar profissionais para atuarem na Inspeção Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica da Educação Básica

 A pós-graduação em Gestão Pedagógica: Supervisão, Orientação, Inspeção visa formar coordenadores pedagógicos para atuarem em instituições de ensino da Educação Básica, visando a ampliação de suas capacidades de análise, resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades referentes à organização do ensino. O curso possui aprofundamento teórico e prático na ação pedagógica, gestão democrática e demais saberes essenciais à melhoria da qualidade da gestão escolar e desempenho de alunos.

 

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Descrição

Público-Alvo
Graduados em Pedagogia ou outra Licenciatura Plena.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/18 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Pedagogia ou outra Licenciatura Plena para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil (20h)

  • Política, Estado e Democracia: relações com a educação. Síntese histórica do processo escolar brasileiro. Legislação, reformas e políticas educacionais. Planejamento, gestão e financiamento da educação. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

Gestão de Processos e Planejamento Escolar (30h)

  • Aspectos históricos, legais e políticos do planejamento escolar e de ensino na perspectiva democrática.
  • Planejamento escolar e do ensino: conceituação, objetivos e finalidades. O Projeto Político Pedagógico e a análise da realidade escolar: condições para sua elaboração e implementação. O PDE-Escola e sua relação com o Projeto Pedagógico da Escola. O Conselho Escolar e do Conselho e Séries/Ciclos.
  • Planejamento do Ensino.

Gestão e Pessoas no Espaço Educativo (20h)

  • A organização do trabalho pedagógico escolar, a gestão democrática e a mediação do coordenador pedagógico e orientador Educacional. Gestão e pessoas no ambiente escolar. Gestão democrática e participativa. A construção de relações interpessoais na perspectiva democrática. Administração de conflitos. As dimensões: ética, estética, política e pedagógica dos ambientes institucionais. Estudo dos fundamentos éticos do agir humano com a educação. Conceitos e princípios da Ética Profissional. Valores éticos para o exercício da profissão de gestor e educador. A coordenação pedagógica e a gestão dos processos de comunicação e dos fluxos de informação no ambiente educativo em articulação com as instâncias colegiadas da escola. Dinâmica de grupos. A utilização dos Jogos. Motivação e liderança educacional. Desafios para a escola na atualidade: disciplina, liberdade, autonomia e violência na escola.

Currículo e Gestão Escolar: Desafios Contemporâneos (20h)

  • Tendências atuais na organização curricular. Planejamento curricular como um instrumento de viabilização do direito à educação. As teorias do currículo: teorias tradicionais, críticas e pós-críticas; as políticas curriculares no Brasil.

Oficinas de Aprendizagens (30h)

  • A centralidade da aprendizagem nas práticas educativas escolares. Os sujeitos da aprendizagem. A relação entre coordenadores e professores no processo de ensino e aprendizagem. A ampliação dos espaços de aprendizagem e novas possibilidades de atuação do professor na escola por meio de projetos interdisciplinares.
  • Gestão Pedagógica para o Letramento.
  • Gestão Pedagógica na Educação Matemática.

Avaliação Educacional e Teorias Pedagógicas (30h)

  • Aspectos históricos e político da avaliação da aprendizagem.Concepções de educação e avaliação. Princípios e pressupostos, funções, características e modalidades da avaliação. A prática da avaliação. Propostas alternativas de avaliação do processo ensino-aprendizagem. Análise crítica dos principais modelos de avaliação dos processos de ensino e da aprendizagem em sala de aula. Planejamento de estratégias e de instrumentos de avaliação adequados à nossa realidade educacional. Avaliação em larga escala enquanto política pública para melhoria da qualidade da educação com equidade. Caracterização das políticas de avaliação em larga escala implantadas no Brasil. A autoavaliação e avaliação externa.

Tópicos Teórico-práticos em Supervisão, Orientação e Inspeção (60h)

  • Teoria e Prática em Supervisão Escolar: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar na Educação Básica. Supervisão escolar: as competências do supervisor/coordenador. Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Orientação Educacional: Orientação educacional: fundamentos básicos e ação do orientador na Instituição.
  • Elaboração de memorial ou projeto para conclusão do módulo.
  • Teoria e Prática em Inspeção Escolar: Evolução histórica da Inspeção Escolar; Atribuições, funções e prática da inspeção escolar na educação básica frente às novas tendências educacionais.

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem. Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Educação inclusiva (30h)

  • História da evolução da educação especial. Pressupostos teóricos e metodológicos da escola inclusiva. Análise histórica da educação especial e das tendências atuais, no âmbito nacional e internacional. Questões políticas, ideológicas e éticas da educação inclusiva. Os sujeitos do processo educacional especial: portadores de necessidades educacionais especiais. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Conceituação de inclusão escolar. Aspectos necessários para promover a inclusão escolar. Perspectivas para a construção de uma sociedade inclusiva: família, escola e sociedade.

Metodologia da Pesquisa I (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (20h)

  • Desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo, psicomotor e neurológico. Constituição do sujeito do conhecimento e da aprendizagem. Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. Processos de pensamento lógico-matemático. O papel das inter-relações na aprendizagem: família, escola, comunidade, organizações.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico. Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo cm as normas da ABNT.

Corpo docente

Supervisora

Flávia Cipriani
Formada em Letras e Educação
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação da UniRedentor no IESPE | Consultora pedagógica da Rede de Ensino Apogeu | Formada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras e Pedagogia e também em Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Coordenadora

Heloisa Delage
Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ | Pedagoga CES-PUC/MG | Consultora e Assessora Educacional | Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós - graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos técnico-científico: Seminário Internacional de Educação Contemporânea/SIEC e Encontro de Educadores.

Professores

Ana Elisa Gomes Delage
Filósofa
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância e, atualmente, é colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação - CAEd - FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Anderson Córdova Pena
Psicólogo
Anderson Córdova Pena é Doutor em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de Pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Já atuou como Coordenador de Análises e Divulgação de Resultados na Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd-UFJF) de 2004 a 2011. Foi Consultor de Projetos Sociais do Instituto Unibanco desenvolvendo projetos nacionais no âmbito do ProEMI/Jovem de Futuro. Atualmente é Assessor Técnico do SENAC/Departamento Nacional
Mylene Cristina Santiago
Pedagoga
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e vice coordenador do lapeade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, inclusão e exclusão, educação intercultural e currículo.
Belkis Cavalheiro
Pedagoga
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996), especialização em Psicopedagogia Clínico/Institucional (2000) e em Didática do Ensino Superior (2004), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2008). Atualmente é professora da Faculdade Presidente Antônio Carlos/São João Nepomuceno e Especialista da Educacao Basica. Possui experiência como docente e gestora educacional nas escolas do Estado de Minas Gerais. Atuando principalmente com os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, intervenção pedagógica, planejamento e avaliação educacional, ensino fundamental de 09 anos, ensino médio, LDB.
Adriana Rocha Bruno
Pedagoga
Pós doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT, Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora Adjunta do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF); vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFJF (2017-2019). É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR,
Reinaldo Lima
Pedagogo
Professor com formação em Pedagogia pela UCP (Universidade Católica de Petrópolis), Mestre em Educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense) no campo Linguagem, Subjetividade e Cultura, Doutorando em Educação pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) no campo Linguagem, Cultura e Formação de Professores, pesquisador ligado ao GRUPEGI/UFF/UFJF (Grupo de Pesquisas em Geografia da Infância) no projeto "Vivências sócio-espaciais de crianças em instituições de Educação Infantil: cartografia com crianças".
Sérgio de Carvalho
Educador físico
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia (UCAM) | Licenciatura plena em Educação Física (UFJF) | Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica | Diretor da Clínica MomentuM/Desenvolvimento Integral e psicomotricidade.

Observações

A vaga só será garantida após a confirmação do pagamento pela instituição. A turma será confirmada a cada grupo de 6 pagantes. No caso de não atingimento deste número, o IESPE entrará em contato com os já inscritos para remanejamento.

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