MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança

R$95,00

Articulação da Gestão Administrativa à Gestão Pedagógica, com enfoque participativo voltado à liderança assertiva.

O MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança oferece conhecimentos diferenciados às práticas dos gestores escolares que buscam maior satisfação profissional e melhores resultados. Os líderes atuais e aqueles que almejam a liderança terão a oportunidade de aprimorar sua inteligência emocional e de se aperfeiçoarem no desenvolvimento de competências administrativas e pedagógicas que, mediante os desafios e perspectivas contemporâneos, se tornaram essenciais às escolas de qualidade, focadas na organização e na formação humana de excelência na sociedade.

  • 100% presencial

  • Autorizado pelo MEC

Selecione a data e o local abaixo:

Limpar
Compartilhe!

Descrição

Público-Alvo
Profissionais da área da Educação, Psicologia e Administração que atuam ou desejam atuar na direção e/ou coordenação de escolas privadas.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/18 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Educação, Psicologia ou Administração para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Empreendedorismo (20h)

  • Desmistificação conceituais e prática do empreendedorismo
  • As diferenças e relações entre o empreendedor, o administrador e o técnico nas empresas escolares
  • Investimentos e incentivos para a propagação dos resultados de alta performance
  • Startups educacionais: inovações escolares na perspectiva da educação empreendedora
  • Processo empreendedor: programas e estratégias de desenvolvimento institucional, aumento da produtividade e da lucratividade
  • Rede de relacionamentos na ação empreendedora
  • Desenvolvimento do olhar para as oportunidades do mercado educacional: investimentos e riscos

Educação e Novas Tecnologias (20h)

  • O desafio de ensinar a pensar no século XXI: Gerações de alunos; a influência da mídia na formação humana;estilos de aprendizagem
  • Como utilizar significativamente as Novas Tecnologias no contexto escolar e fora dele
  • Formação dos professores: Metodologias Ativas da Aprendizagem baseada em projetos, problemas e equipes

Planejamento Estratégico (20h)

  • Principais aspectos, vantagens, metodologias e etapas do Planejamento Estratégico
  • A diferença entre Planejamento Estratégico, Tático e Operacional
  • Análise da organização e do ambiente externo: Matriz S.W.O.T.
  • Tomada de decisões
  • Definição e Disseminação da Missão, Visão e Valores institucionais
  • Conceito de BHAG
  • Organização das Metas
  • Planos de Ação Trimestrais
  • Divisão de funções, atribuições e responsabilidades
  • Métricas dentro do Planejamento Estratégico (KPIs)
  • Práticas de reuniões
  • Acompanhamento e Avaliação dos Resultados

Marketing Educacional de Impacto Estratégico (20h)

  • Marketing escolar na prática: Tendências do mercado educacional; avanços tecnológicos e impactos
  • Composto de marketing educacional: os 4Ps
  • Comportamento de adesão do consumidor
  • Inteligência competitiva de mercado, estratégias de captação, retenção e fidelização de alunos-clientes
  • Para quem está direcionando a campanha de captação? Como identificar as Personas: o público alvo; Definição de objetivos por Segmentos Educacionais;
  • Compreensão do processo de tomada de decisão dos clientes
  • Estratégias de conteúdos para geração Leads
  • Envolvimento dos setores da escola nas Mídias Sociais
  • Estratégias de Marketing Digital: Quais são as mídias válidas ao contexto da Educação Escolar? Aumentos das visitas nas Redes Sociais; Textos relevantes para o público alvo; Hotsites específicos para determinados segmentos e/ou turmas; Monitoramento de marca nas Mídias Sociais
  •  Retorno sobre os investimentos: mensuração dos resultados

Metodologia do Trabalho Científico: Trabalho de Conclusão de Curso (20h)

  • Importantes evidências dos achados científicos em pesquisas relacionadas à gestão, liderança, desenvolvimento de pessoas e aprendizagem escolar
  • Operação dos sistemas de busca eletrônica e bibliográfica de artigos científicos para seleção de artigos atualizados e de interesse específico
  • Análise crítica das fontes de informação educacionais: as comunicações orais, os sites eletrônicos, as apostilas, os livros textos, os artigos científicos
  • Metodologia de pesquisa na Educação, Administração Escolar e Psicologia, aplicada ao desenvolvimento humano e processos socioeducativos
  • Etapas na elaboração de um Projeto de Pesquisa
  • Identificação de métodos científicos qualitativos e quantitativos
  • Leitura e interpretação de métodos e resultados em estudos científicos
  • Elaboração e escrita de artigo científico

Aspectos Jurídicos na Escola (20h)

  • Orientações baseadas no PROCON: Cobrança de documentos escolares; Desconto para mais de um filho; Formatura; Inadimplência : cobrança da dívida; não aceitação da matrícula; nome dos responsáveis no SPC; sanções pedagógicas/retenção de documentos; Lista de Materiais solicitadas pela escola; Matrícula: reembolso e cancelamento; Mensalidades escolares: reajuste; Multa no atraso do pagamento das mensalidades; Cobrança de aulas extras; Transferência para outra instituição; Venda de material escolar/Uniforme na escola
  • Condutas aplicáveis e previstas no Regimento Escolar e/ou contrato escolar: Suspensão do aluno das aulas e atividades escolares; Casos de advertência, suspensão de alunos e outros procedimentos necessários; Registros de ligações de contato com os responsáveis; Situações de divergências entre pais divorciados; Porte e/ou uso de drogas ilícitas dentro e fora do colégio; Faltas recorrentes dos alunos; Responsável Pedagógico e/ou Financeiro; Informações sobre a vida escolar do (a) aluno (a) aos pais; Matrícula e inclusão de alunos deficientes; Câmeras nas salas de aula e outros espaços coletivos; Divulgação da imagem dos alunos nas Redes Sociais; Rescisões e multas contratuais
  • Atas de reuniões e assinatura dos participantes
  • Assédios Moral e Sexual
  • Convenções Sindicalistas de Trabalho
  • Legislações Trabalhistas
  • Código de Ética e Condutas Institucionais

Legislações e embasamentos da educação no Brasil (20h)

  • A educação escolar no contexto das reformas do Estado e das transformações da sociedade contemporânea
  • Esferas e competências normativas das Políticas Educacionais
  • Impasses e perspectivas das legislações e embasamentos educacionais atuais: Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente ECA; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental; Referenciais Curriculares para o Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica; ENEM: Exame Nacional do Ensino Médio; Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica; Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; Lei da Acessibilidade; Base Nacional Comum Curricular; Outras legislações e documentos Municipais e Estaduais aplicáveis à Educação Básica nas escolas privadas

Psicologia na Educação: Infância e Adolescência (30h)

  • Bases Neurocientíficas da Apredizagem: Anatomia e fisiologia neural; Funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central; Bases neurobiológicas da atenção e memória; Sistema nervoso e suas ligações com a fisiologia do organismo; Relação entre cérebro, desenvolvimento, comportamento e aprendizagem; Aspectos neurológicos na aprendizagem (como o cérebro aprende)
  • Estudo da Psicologia Educacional: Fases do Ciclo Vital; Aspectos do desenvolvimento humano; Influências dos Fatores Socioculturais ( pais, amigos e mídia), nos pensamentos, sentimentos e atitudes das crianças e adolescentes
  • Teorias e abordagens da aprendizagem: Cognitivo desenvolvimental (Piaget); Múltiplas Inteligências (Howard Gardner); Sociocultural (Vygostky); Aprendizagem Social (Albert Bandura); Perspectivas do Processamento da Informação;  A ecologia do desenvolvimento humano (Urie Bronfenbrenner); A gênese da inteligência (Henri Wallon)
  • Maria Montessori e o Método Montessoriano
  • A proposta Educacional em Reggio Emilia (Loris Maluguzzi): Educação Infantil
  • Desenvolvimento da Inteligência Emocional e o aprimoramento de Competências e Habilidades

Atendimento de excelência aos clientes na escola (20h)

  • Organização do ambiente
  • Tipos de clientes: interno e externo
  • Capacitação contínua para o atendiemento efetivo: postura, apresentação, condutas assertivas;
  • Material atrativo e discurso alinhado para os atendimentos de matrículas
  • Fatores que geram impactos positivos e negativos nos relacionamentos
  • Principais motivos pelos quais se perde um cliente
  • Especificidades dos atendimentos: telefônico, pessoal, virtual
  • Pesquisas de satisfação
  • Fidelização e recuperação de clientes

Corpo docente

Supervisora e Coordenadora

Flávia Cipriani
Supervisora de Ensino - IESPE
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação no IESPE | Consultora Educacional | Licenciada e Graduada em Letras e Pedagogia | Especialista em Gestão/Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Professores

Adriana Sleutjes
Psicóloga
Possui graduação em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU (1999). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF). Mestre em Ciências, área de concentração: Neurologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Especialista em Neuropsicologia pelo CNA/UFRJ. Especialista em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erikson de Juiz de Fora. Atualmente é Psicóloga Clínica, Professora de Pós- Graduação de várias IES e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF.
Ralph Vianna
Designer Gráfico
Pós-graduado em Gestão de Marketing pelo IBMEC | Graduado em Design Gráfico pela Estácio de Sá | Diretor de criação na agência GO GO Cria | Professor e Palestrante nas áreas de Marketing e Comunicação.
Guilherme Luiz Calderano
Matemático
Graduado em Matemática pelo CES-JF (2001), Especialista em Educação Matemática pela USS-Vassouras-RJ (2003) e Mestre em Educação Matemática pela UFJF(2012). Professor de Matemática em escolas públicas e particulares de Juiz de Fora e Belo Horizonte desde 1997. Tem pesquisado a Geometria Projetiva, como proposta de intervenção curricular no Ensino Médio (Teoremas de Menelau e Ceva). Leciona nos segmentos de Ensino Fundamental, Médio, Pré-Vestibulares e Pré-Militares, atuando nas áreas de Desenho Geométrico, Geometria e Trigonometria. É professor fundador do Núcleo de Aprofundamento em Matemática (NAM-JF). Atualmente, na ELEVA Educação, leciona na Rede de Ensino Coleguium e dirige o Pré Vestibular Elite-BH.
Raquel Oliveira
Psicóloga
Especialista em Gestão Estratégica com foco em Pessoas pela FDC | Especialista em Psicanálise e Saúde Mental | Graduada em Psicologia pela UFJF | Sócia fundadora da Rheserva Consultoria.
Thiago Almeida
Administrador
Idealizador da Escola Hub. Doutor em Administração COPPEAD- UFRJ e Mestre pelo IAG PUC Rio. É pesquisador do Centro de Estudos do Consumo do COPPEAD/UFRJ, membro da InternationalSocietyof The Learning Sciences e do GT de Inovação da SEMESP e colunista do portal InovEduc.
Guilherme Leitão
Bacharel em Publicidade e Propaganda
Especialista em Gestão de Marketing Estratégico – PUC Minas. MBA em Gestão de Negócios - Ibmec. Sócio Executivo da Buena Vista Marketing – 2010 até hoje. Professor dos Cursos de Graduação em Publicidade e Propaganada / Jornalismo / Design de Moda do CES/JF. Professor do Curso de Pós-Graduação em Marketing Digital – FAGOC-Ubá.
Evandro Silva
Clara Mockdece Neves
Educadora física
Doutoranda em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, atletas, dança, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.
Kahan Elizabeth Monteiro
Bacharel em Comunicação Social
Mestre em Administração - Gestão de Projetos pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2011-2012). Desenvolve pesquisas acadêmicas prioritariamente nas linhas: "Escritório de Projetos", "Estruturas Organizacionais" e "Estratégia". Promovendo a aplicabilidade profissional de sua pesquisa, foi a gerente de projetos responsável pela implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Universidade Federal de Juiz de Fora (EGP/ UFJF), no qual atua hoje como Gerente Estratégica de Projetos. Concluiu especialização em Administração com ênfase em Marketing pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - Ibmec (2008-2010) e Bacharelado em Comunicação Social pela UFJF (2005-2009). É também sócia da Empresa Espaço Marília Monteiro, desde dezembro de 2010.
Makerley Arimateia Silva
Engenheiro Aeroespacial - ITA
Especialista em Gestão Empresarial. Diretor geral da Rede de Ensino APOGEU

Observações

O aluno poderá escolher entre dois modelos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

  • Artigo científico.
  • Relatório da prática profissional.

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

(32) 3216-1224

(32) 9812-9967

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

MBA Gestão de Escolas

Juiz de Fora, Juiz de Fora – Turma II

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MBA em Gestão de Escolas Particulares e Competências de Liderança”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
WhatsApp chat WhatsApp do IESPE