Planejamento e Gestão Urbana Municipal

R$150,00

Gestão pública de municípios e as ferramentas de transformação humana 

As novas formas de planejamento urbano no século XXI apontam para o fortalecimento de uma administração pública inovadora. O curso pretende formar profissionais capazes de lidar com a diversidade disciplinar no âmbito da gestão urbana. Para isso, torna-se necessário conhecer novas ferramentas para o entendimento do território, bem como sua organização e monitoramento, capacitando o profissional para lidar com políticas públicas urbanas atualizadas.

 

 

Selecione o local abaixo: 
Limpar
Compartilhe!

Descrição

Público-Alvo
Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, a saber: arquitetos e urbanistas, engenheiros, geógrafos, cientistas sociais, assistentes sociais, historiadores, advogados, administradores, entre outros.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/20 meses (curso presencial).

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

O curso está dividido em 4 (quatro) eixos temáticos, que orientam os 18 (dezoito) módulos, totalizando disciplinas em 360 horas de curso, a saber:

• Eixo A | Política Urbana e Direito Urbanístico (100 Horas): Sobre legislação urbana e sua relação nas instâncias políticas. Planejamento urbano e seus instrumentos legais.
• Eixo B | Cidade, Cultura e Sociedade (80 Horas): Aspectos da cultura e sociologia urbana, o habitante a cidade como espaço da coletividade.
• Eixo C | Infraestrutura e Projeto Urbano (100 Horas): A dimensão física do espaço. Projetos e intervenções urbanas, qualidade ambiental, mobilidade e sistemas funcionais da cidade.
• Eixo D | Tecnologia aplicada à Gestão Urbana (80 Horas): Sobre programas e procedimentos que visam integrar os diversos sistemas de análise e monitoramento do território.

Módulos:

  • EIXO C – Sistemas de Mobilidade Urbana: Smart Cities (20h)
  • EIXO B – Laboratório de práticas inovadoras: Placemaking (20h)
  • EIXO A – Plano Diretor Municipal: processos e práticas (20h)
  • EIXO C – Desenho Urbano, Sustentabilidade e Meio Ambiente (20h)
  • EIXO B  – Assistência Técnica e Gestão Participativa (20h)
  • EIXO A – O Estatuto da Cidade e seus Instrumentos (20h)
  • EIXO A – Parcerias Público-Privadas (PPPs) (20h)
  • EIXO B – Espaço, Cultura e Cidade (20h)
  • EIXO C – Espaços Públicos na cidade contemporânea (20h)
  • EIXO B – Cidade para pessoas: conceitos e metodologias (20h)
  • EIXO A – Gestão Urbana e Governança Pública (20h)
  • EIXO A – Direito Urbanístico (20h)
  • EIXO C – Cidade e Moradia: a produção de Habitação (20h)
  • EIXO C – Grandes Projetos Urbanos: estudo de casos (20h)
  • EIXO D – Cadastro Técnico Multifinalitário (20h)
  • EIXO D – Sistemas para análise de desempenho urbanístico (20h)
  • EIXO D – Expressão Gráfica em Urbanismo (20h)
  • Metodologia da Pesquisa Científica (20h)

Corpo docente

Supervisora

Aline Gouvêa Leite
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU - USP, na área de Tecnologia da Arquitetura, e participante do grupo de pesquisa ArqTeMa, na USP - São Carlos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Iluminação, atuando principalmente nas seguintes áreas: projeto de arquitetura, sustentabilidade, eficiência energética e ensino na Arquitetura. Também tem experiência em ensino a distância.

Coordenador

Raphael Barbosa
Arquiteto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui experiência na área de Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto urbano, regulamentação urbanística e política habitacional. Atualmente desenvolve projetos de arquitetura e design integrado.

Professores

Wagner Barboza Rufino
Arquiteto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), Mestrado em Urbanismo (2006) e Doutorado em Urbanismo (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU/UFRJ) e Especialização em Urban Land Policy and Implementation pelo Institute for Housing and Urban Development Studies da Erasmus University Rotterdam (IHS/EUR) - Holanda (2006). Atua como docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Redentor, como docente, pesquisador e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Veiga de Almeida, e como Professor Substituto do Departamento de Projeto de Arquitetura da FAU/UFRJ. Tem experiência prática na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, e experiência acadêmica como docente e em pesquisas sobre a cidade contemporânea, com ênfase em abordagens acerca de grandes territórios urbanizados.
Frederico Augusto D'Avila Riani
Direito
É mestre e doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também se graduou em Direito. Atualmente é Professor Associado desta Universidade. Área de estudo e atuação profissional: Direito do Estado (Constitucional, Administrativo, Urbanístico e Financeiro).
Victor Hugo Godoy Nascimento
Arquiteto
Mestre em Ambiente Construído (2015) e Arquiteto e Urbanista (2011) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Entre 2016 e 2017, atuou como professor substituto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. Desde 2017 é professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Doctum e das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo com ênfase em políticas urbanas, teoria e história da arquitetura e do urbanismo, história da cidade e projeto e percepção do ambiente construído.
Renata Goretti Piedade
Arquiteta
Mestre em Gestão Urbana pela Universidade Técnica de Berlim, Alemanha (2012). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Atualmente é Subsecretária de Planejamento do Território da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e membro do quadro docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Minas Gerais, e consultora independente. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento Urbano e Projetos da Edificação.
Ana Paula Ferreira Luz
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e mestrado Profissional em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-Rio (2016). É especialista em Planejamento e Gestão Urbana pelo Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo. Atualmente leciona na Faculdade Metodista Granbery e se dedica à iniciativa ATOS Colaborativos em Juiz de Fora/MG, iniciativa de impacto social que visa oferecer acesso ao ensino prático nas áreas de Arquitetura e Construção Civil, aliando melhorias habitacionais para famílias que vivenciam algum tipo de vulnerabilidade socioeconômica, e capacitação de mão de obra tanto para estudantes, quanto para os moradores das regiões atendidas.
Aline Assis de Andrade Cruz
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor efetivo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, onde atua nas disciplinas práticos de Projeto Urbano e Paisagístico 1 e 2, e Projeto Arquitetônico e Urbanístico 4. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de projeto, projeto de espaço livre público, planejamento urbano, teoria urbana e ensino de projeto.
Carlos Eduardo Meurer
Engenheiro
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora em dezembro 1987, e engenheiro efetivo da Prefeitura de Juiz de Fora desde 1991 até a presente data, atuando na Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA (20 anos) e na Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica - SPGE (04 anos). Durante o período de 2009 a 2012 exerceu o cargo de Subsecretário de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transporte e Trânsito - SETTRA / Prefeitura de Juiz de Fora. Desenvolve atividades e ações nas áreas de gestão e planejamento (estratégico, tático e operacional) no tocante aos sistemas de mobilidade urbana e de uso e ocupação do solo. A partir de 2001 atuou como Professor Substituto do Curso Técnico de Transporte e Trânsito no antigo Colégio Técnico Universitário - CTU da Universidade Federal de Juiz de Fora, transformado recentemente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste Mineiro - IFET do Sudeste Mineiro. Desde 2014 atua como Professor Adjunto na Faculdade do Sudeste Mineiro - FACSUM (Assupero) no Curso de Tecnólogo em Logística. Em fevereiro de 2015 começou a atuar como Professor Adjunto na Faculdade Juiz de Fora (Assobes) no Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais. Em Março de 2016 começou a atuar na Rede Doctum de Ensino como professor Adjunto nos cursos de bacharelado em Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Depois do curso de graduação fez vários cursos de especialização/Lato Senso tais como o de Gerência de Empresas e o de Marketing na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho em Juiz de Fora, o de Segurança do Trabalho e o de Gestão Ambiental em Municípios na Universidade Federal de Juiz de Fora, o de Gestão Estratégica Pública na Fundação João Pinheiro de Belo Horizonte, o Máster in Transport Business, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes - PET da COPPE/UFRJ, o de Planejamento e Uso e Ocupação do Solo Urbano, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR-RJ/UFRJ, o de Logística Empresarial. no Centro Universitário Senac (Campus Santo Amaro) e o de Docência no Ensino Superior, também no Centro Universitário Senac. Atualmente cursa a especialização em Gerenciamento de Projetos - Práticas do Project Management Institute (PMI),no Centro Universitário Senac (Campus Santo Amaro). Em 2008 concluiu o Mestrado/Stricto Senso em Engenharia Civil, Gestão, Qualidade e Produtividade, na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Hudson Gonçalves Martins
Arquiteto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES) e Especialização em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, cursa o Mestrado Profissional em Arquitetura Paisagística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Rede de Ensino Doctum - Campus Juiz de Fora - MG. Desde 2013 dirige em sociedade o Escritório Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo LTDA trabalhando com projetos de Arquitetura e Urbanismo. Tem interesses nas área de Projetos de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo.
Lívia Ribeiro Abreu
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo. É professora na Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em urbanismo, planejamento urbano, patrimônio, sustentabilidade e participação, escritório modelo, habitação; paisagem; espaços públicos e projeto participativo.
Fernando Tadeu de Araújo
Arquiteto
Fernando Lima é professor adjunto do Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (DPRT-FAU) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (PROAC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-UFRJ), cursou período sanduíche na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, como bolsista do CNPq. É Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (2008) e especialista em Gerenciamento da Construção pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008), onde também se formou Arquiteto e Urbanista (2003). Coordenador (líder) do Laboratório de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagem (DOMVS/UFJF-CNPq). Membro colaborador do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) e do Design Computation Group (DCG) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pesquisador do grupo "Desempenho e Inovação Aplicados ao Projeto" (DIAProj/UFPB-CNPq) do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU-UFPB). É revisor dos periódicos: International Journal of Art, Culture and Design Technologies (IJACDT) e International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo, Projeto Urbano e Mobilidade Urbana Sustentável e em recursos computacionais aplicados a processos de projeto.
Alexandre Jose de Souza
Arquiteto
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor na Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, história, urbanismo, história institucional e rio de janeiro. Atualmente é doutorando do PROURB/FAU/UFRJ.
Claudia Escarlate
Arquiteta
Arquiteta com Mestrado em Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Urbanismo FAU/UFRJ (2006). Desde 2008 ministra na PUC-RJ a disciplina e Paisagismo ( Arq 1108) e participa de outros Ateliers de Projeto com conteúdo de Paisagismo e Projeto Urbano. Foi coordenadora do Projeto Rio Cidade (1993 a 1997) e da Recuperação Paisagística do Parque do Flamengo e Reforma do MAM entre e (1998 a 2000) pelo Instituto de Urbanismo Pereira Passos. Foi também coordenadora, pela ONG VIVERCIDADES, do Plano de Desenvolvimento Urbano para Canãa nos Carajás no Pará que deu origem a vários projetos de espaços livres públicos, hospital, creche e escola executados. (2001a 2003) Atulamente é Membro do Conselho Deliberativo do Instituto e Arquitetos do Brasil - IAB/RJ.

Observações

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

Planejamento e Gestão Urbana Municipal

Juiz de Fora

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Planejamento e Gestão Urbana Municipal”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
WhatsApp chat WhatsApp do IESPE