Psicopedagogia Clínica e Institucional

R$95,00

Desenvolver ações preventivas e terapêuticas para os problemas de aprendizagem em nível institucional e clínico

A Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional se aprofunda nas ações preventivas e terapêuticas em nível institucional e clínico, a partir de padrões normais e patológicos do aprender e também da influência do meio. O curso possibilita o domínio dos aspectos cognitivos, afetivos, orgânicos e sociais da construção de conhecimento, aplicando atividades e avaliações de diagnóstico e intervenção.

  • 100% presencial

  • Autorizado pelo MEC

Selecione a data e o local abaixo:

Limpar
Compartilhe!

Descrição

Público-Alvo
Profissionais formados em nível superior e interessados em atuar na área da Psicopedagogia.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
600 horas/24 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Fundamentos da Psicopedagogia (30h)

  • Introdução e fundamentos da Psicopedagogia.
  • O objeto de estudo.
  • Visão histórica e atual.
  • Concepções que sustentam a Psicopedagogia.
  • O papel da Psicopedagogia no contexto clínico e institucional.
  • O fazer psicopedagógico: formas de atuação.
  • O processo de formação do profissional em Psicopedagogia.
  • O código de Ética do psicopedagogo.

Neurociência e Psicopedagogia (40h)

  • Noções básicas de Neuroanatomia.
  • Neuropsicopedagogia e distúrbios da aprendizagem.
  • Utilizando os conhecimentos sobre o sistema nervoso como base para a compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento normal e patológico das funções intelectuais superiores e subsídios para o entendimento holístico.

Fonoaudiologia e Psicopedagogia (30h)

  • Desenvolvimento linguístico e suas implicações na aprendizagem. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita – Questões clínicas e educacionais. Contribuições da fonoaudiologia para a psicopedagogia.

Psicomotricidade e Aprendizagem (40h)

  • Bases biológicas da aprendizagem: filogênese e ontogênese do sistema nervoso em suas relações com o desenvolvimento sensorial e psicomotor.
  • Conceitos fundamentais da Psicomotricidade, níveis de intervenção, instrumentos de atuação.
  • Estudo da motricidade na infância como fator de desenvolvimento físico, psicológico e biológico.
  • Os princípios e as práticas da Educação Psicomotora

Psicopatologias e Dificuldades na Aprendizagem (40h)

  • Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico.
  • Noções de psicopatologia.
  • Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos.
  • Modos de subjetivação na infância e na adolescência.
  • Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional.
  • A depressão na infância.

Psicopedagogia Clínica (50h)

  • O atendimento psicopedagógico.
  • O método e a técnica na clínica psicopegagógica.
  • O diagnóstico e a intervenção psicopegagógica.
  • Fundamentação teórica do modelo de avaliação.
  • A função terapêutica.
  • O vínculo afetivo na aprendizagem e na educação.
  • Os distúrbios de aprendizagem.
  • As dificuldades escolares como um sintoma complexo.

Psicopedagogia Institucional (50h)

  • Diferentes abordagens da Psicopedagogia Institucional.
  • Os fundamentos da Psicopedagogia Institucional.
  • Prática, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar.
  • Ação pedagógica nas diversas instituições: educação, saúde e empresa.
  • Recursos para avaliação e intervenção.

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação.
  • Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC.
  • Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem.
  • Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Metodologia da Pesquisa I (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência.
  • Classificação da pesquisa científica.
  • Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa.
  • Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados.
  • Normas da ABNT.

Psicologia social, Comunicação e Vínculos (20h)

  • Psicologia Social e Psicologia Comunitária; Temas Clássicos e
  • Atuais em Psicologia Social; O processo de aprendizagem.
  • Trabalhando o grupo e o processo vivencial.
  • Diversas dinâmicas com diferentes integração tomada de decisão, comunicação, planejamento, elaboração de metas de aprendizagem.
  • Pichon- Riviére e a teoria dos vínculos.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade.
  • Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento.
  • Construção de projeto interdisciplinar.
  • Diagnóstico e intervenção interdisciplinar.
  • Interdisciplinaridade e trabalho em equipe.
  • Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (30h)

  • Estudo introdutório à Psicologia: breve histórico de seus pressupostos epistemológicos.
  • Desenvolvimento e aprendizagem: inter-relações e especificações.
  • Desenvolvimento humano: processos básicos de maturação.

Práticas Inclusivas e Diversidade (40h)

  • Política Nacional de Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Atendimento educacional especializado.
  • Conceitos de inclusão.
  • Barreiras no processo de ensino aprendizagem.
  • Culturas, políticas e práticas de inclusão.
  • Preconceito e diferenças na escola.
  • Educação para todos.
  • Gestão escolar e Formação de Educadores para a Diversidade.

Oficinas de Aprendizagem e Práticas Psicopedagógicas (30h)

  • A fonoaudiologia e sua importância para a psicopedagogia.
  • Psicopedagogia e linguagem.
  • Pensamento lógico matemático.
  • Recursos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem.

Práticas Supervisionada Institucional (50h)

  • Proceder a construção de casos institucionais a partir de sua prática e/ou de leitura comentada de casos clínicos.
  • Enfoque na avaliação diagnóstica psicopedagógica.

Prática Supervisionada Clínica (50h)

  • Proceder a construção de casos clínicos a partir da discussão de sua prática, e/ou da leitura comentada de casos clássicos.
  • Enfoque na intervenção psicopedagógica.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico.
  • Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo com as normas da ABNT.

Corpo docente

Supervisora

Flávia Cipriani
Supervisora de Ensino - IESPE
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e Coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação no IESPE | Consultora Educacional | Licenciada e Graduada em Letras e Pedagogia | Especialista em Gestão/Inspeção Escolar pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Coordenadora

Heloisa Delage
Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ | Pedagoga CES-PUC/MG | Consultora e Assessora Educacional | Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós - graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos técnico-científico: Seminário Internacional de Educação Contemporânea/SIEC e Encontro de Educadores.

Professores

Ana Elisa Gomes Delage
Filósofa
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância e, atualmente, é colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação - CAEd - FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Maristela de Castro
Psicóloga
Especialista em Psicopedagogia
Cristina Coronha
Neuropsicopedagoga
Consultora Educacional para o Desenvolvimento de Valores e Talentos. Neuropsicopedagoga/Psicopedagoga (UFRJ), Gestora Social (UFJF), Pedagoga/Orientadora Vocacional (UFF), Especialista em Educação Infantil. Autora de livros e artigos para jornais e revistas. Professora de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica. Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential (Israel)
Sérgio de Carvalho
Educador físico
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia (UCAM) | Licenciatura plena em Educação Física (UFJF) | Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica | Diretor da Clínica MomentuM/Desenvolvimento Integral e psicomotricidade.

*Demais professores: Adriana Sleutjes (psicóloga), Maria do Carmo Coimbra (psicóloga), Celi Oliviere (psicóloga), Leandro Rocha (fonoaudiólogo), Luciana Ribeiro (pedagoga) e Márcia Fernanda Carneiro (pedagoga).

Observações

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

(32) 3216-1224

(32) 9812-9967

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

Psicopedagogia

Juiz de Fora

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicopedagogia Clínica e Institucional”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
WhatsApp chat WhatsApp do IESPE