Psicopedagogia Clínica e Institucional

R$95,00

Desenvolver ações preventivas e terapêuticas para os problemas de aprendizagem em nível institucional e clínico

A Pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional se aprofunda nas ações preventivas e terapêuticas em nível institucional e clínico, a partir de padrões normais e patológicos do aprender e também da influência do meio. O curso possibilita o domínio dos aspectos cognitivos, afetivos, orgânicos e sociais da construção de conhecimento, aplicando atividades e avaliações de diagnóstico e intervenção.

 

Selecione a data e o local abaixo:

Limpar

Descrição

Público-Alvo
Profissionais formados em nível superior e interessados em atuar na área da Psicopedagogia.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
600 horas/24 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Fundamentos da Psicopedagogia (30h)

  • Introdução e fundamentos da Psicopedagogia.
  • O objeto de estudo.
  • Visão histórica e atual.
  • Concepções que sustentam a Psicopedagogia.
  • O papel da Psicopedagogia no contexto clínico e institucional.
  • O fazer psicopedagógico: formas de atuação.
  • O processo de formação do profissional em Psicopedagogia.
  • O código de Ética do psicopedagogo.

Neurociência e Psicopedagogia (40h)

  • Noções básicas de Neuroanatomia.
  • Neuropsicopedagogia e distúrbios da aprendizagem.
  • Utilizando os conhecimentos sobre o sistema nervoso como base para a compreensão dos fenômenos relacionados ao desenvolvimento normal e patológico das funções intelectuais superiores e subsídios para o entendimento holístico.

Fonoaudiologia e Psicopedagogia (30h)

  • Desenvolvimento linguístico e suas implicações na aprendizagem. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita – Questões clínicas e educacionais. Contribuições da fonoaudiologia para a psicopedagogia.

Psicomotricidade e Aprendizagem (40h)

  • Bases biológicas da aprendizagem: filogênese e ontogênese do sistema nervoso em suas relações com o desenvolvimento sensorial e psicomotor.
  • Conceitos fundamentais da Psicomotricidade, níveis de intervenção, instrumentos de atuação.
  • Estudo da motricidade na infância como fator de desenvolvimento físico, psicológico e biológico.
  • Os princípios e as práticas da Educação Psicomotora

Psicopatologias e Dificuldades na Aprendizagem (40h)

  • Questões relacionadas à saúde mental da criança e do adolescente. História crítica do conceito de doença mental, normal e patológico.
  • Noções de psicopatologia.
  • Distúrbios neurológicos, psicológicos e psiquiátricos.
  • Modos de subjetivação na infância e na adolescência.
  • Agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional.
  • A depressão na infância.

Psicopedagogia Clínica (50h)

  • O atendimento psicopedagógico.
  • O método e a técnica na clínica psicopegagógica.
  • O diagnóstico e a intervenção psicopegagógica.
  • Fundamentação teórica do modelo de avaliação.
  • A função terapêutica.
  • O vínculo afetivo na aprendizagem e na educação.
  • Os distúrbios de aprendizagem.
  • As dificuldades escolares como um sintoma complexo.

Psicopedagogia Institucional (50h)

  • Diferentes abordagens da Psicopedagogia Institucional.
  • Os fundamentos da Psicopedagogia Institucional.
  • Prática, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar.
  • Ação pedagógica nas diversas instituições: educação, saúde e empresa.
  • Recursos para avaliação e intervenção.

Educação e Tecnologias (20h)

  • Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação.
  • Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC.
  • Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem.
  • Recursos pedagógicos e o processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Metodologia da Pesquisa I (20h)

  • Reflexão teórica sobre o discurso da ciência.
  • Classificação da pesquisa científica.
  • Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa.
  • Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados.
  • Normas da ABNT.

Psicologia social, Comunicação e Vínculos (20h)

  • Psicologia Social e Psicologia Comunitária; Temas Clássicos e
  • Atuais em Psicologia Social; O processo de aprendizagem.
  • Trabalhando o grupo e o processo vivencial.
  • Diversas dinâmicas com diferentes integração tomada de decisão, comunicação, planejamento, elaboração de metas de aprendizagem.
  • Pichon- Riviére e a teoria dos vínculos.

Interdisciplinaridade (20h)

  • Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade.
  • Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento.
  • Construção de projeto interdisciplinar.
  • Diagnóstico e intervenção interdisciplinar.
  • Interdisciplinaridade e trabalho em equipe.
  • Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar.

Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (30h)

  • Estudo introdutório à Psicologia: breve histórico de seus pressupostos epistemológicos.
  • Desenvolvimento e aprendizagem: inter-relações e especificações.
  • Desenvolvimento humano: processos básicos de maturação.

Práticas Inclusivas e Diversidade (40h)

  • Política Nacional de Inclusão na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Atendimento educacional especializado.
  • Conceitos de inclusão.
  • Barreiras no processo de ensino aprendizagem.
  • Culturas, políticas e práticas de inclusão.
  • Preconceito e diferenças na escola.
  • Educação para todos.
  • Gestão escolar e Formação de Educadores para a Diversidade.

Oficinas de Aprendizagem e Práticas Psicopedagógicas (30h)

  • A fonoaudiologia e sua importância para a psicopedagogia.
  • Psicopedagogia e linguagem.
  • Pensamento lógico matemático.
  • Recursos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem.

Práticas Supervisionada Institucional (50h)

  • Proceder a construção de casos institucionais a partir de sua prática e/ou de leitura comentada de casos clínicos.
  • Enfoque na avaliação diagnóstica psicopedagógica.

Prática Supervisionada Clínica (50h)

  • Proceder a construção de casos clínicos a partir da discussão de sua prática, e/ou da leitura comentada de casos clássicos.
  • Enfoque na intervenção psicopedagógica.

Seminário de Conclusão de Curso (40h)

  • Orientação teórico-metodológica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Artigo Científico.
  • Estrutura e normas técnicas para a produção dos trabalhos de acordo com as normas da ABNT.

Corpo docente

Supervisora

Flávia Cipriani
Formada em Letras e Educação
Mestre em Psicologia pela UFJF | Supervisora e coordenadora de cursos de pós-graduação em Educação da UniRedentor no IESPE | Consultora pedagógica da Rede de Ensino Apogeu | Formada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Letras e Pedagogia e também em Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/PUC).

Coordenadora

Heloisa Delage
Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ | Pedagoga CES-PUC/MG | Consultora e Assessora Educacional | Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós - graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos técnico-científico: Seminário Internacional de Educação Contemporânea/SIEC e Encontro de Educadores.

Professores

Ana Elisa Gomes Delage
Filósofa
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância e, atualmente, é colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação - CAEd - FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Maristela de Castro
Psicóloga
Especialista em Psicopedagogia
Cristina Coronha
Neuropsicopedagoga
Consultora Educacional para o Desenvolvimento de Valores e Talentos. Neuropsicopedagoga/Psicopedagoga (UFRJ), Gestora Social (UFJF), Pedagoga/Orientadora Vocacional (UFF), Especialista em Educação Infantil. Autora de livros e artigos para jornais e revistas. Professora de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica. Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential (Israel)
Mylene Cristina Santiago
Pedagoga
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense e vice coordenador do lapeade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, inclusão e exclusão, educação intercultural e currículo.
Adriana Rocha Bruno
Pedagoga
Pós doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT, Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e licenciada em Pedagogia. É professora Adjunta do Depto. de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É coordenadora do Curso de Especialização Mídias na Educação (FACED/UFJF); vice-coordenadora do Curso de Pedagogia da UFJF (2017-2019). É líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR,
Sérgio de Carvalho
Educador físico
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia (UCAM) | Licenciatura plena em Educação Física (UFJF) | Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica | Diretor da Clínica MomentuM/Desenvolvimento Integral e psicomotricidade.

*Demais professores: Adriana Sleutjes (psicóloga), Maria do Carmo Coimbra (psicóloga), Celi Oliviere (psicóloga), Leandro Rocha (fonoaudiólogo), Luciana Ribeiro (pedagoga) e Márcia Fernanda Carneiro (pedagoga).

Observações

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

(32) 3216-1224

(32) 99929-8935

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

Psicopedagogia

Juiz de Fora

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psicopedagogia Clínica e Institucional”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.