Restauro, Conservação e Intervenções em Bens Culturais Edificados

R$150,00

Conhecimentos construtivos e projetuais para atender demandas de preservação dos bens culturais

O curso forma profissionais com maior conhecimento nos campos da conservação, intervenções e restauração do patrimônio edificado, através da formação crítica e prática, inclusive para lidar com as pressões no campo ético dentro do mercado de trabalho.

Grande importância será dada ao embasamento teórico, mas com enfoque nas experiências práticas. O aluno participará de discussões e experimentações para a consciência da importância do projeto e conhecimento como instrumento de salvaguarda do patrimônio.

 

 

Selecione o local abaixo: 

Limpar
Compartilhe!

Descrição

Público-Alvo
Graduados em Arquitetura, Gestores das Áreas de Cultura e demais graduados na área.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/20 meses (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

  • História da Arquitetura Brasileira
  • História da Arquitetura, Cidade e Sociedade
  • Evolução Histórica das Teorias de Conservação e Restauro
  • Políticas e Leis de Preservação e Memória
  • Preservação, Memória e Tempo
  • Princípios e Técnicas de Documentação e Identificação do Bem Cultural
  • Atelier I – Levantamento de Dados e Análise de Edifícios e/ou Conjunto Histórico
  • Metodologia de Pesquisa
  • Patologias em Edificações Históricas
  • Princípios e Técnicas de Restauro e Prospecções
  • Decisões de Projetos: Arquitetura e Complementares
  • Tecnologias Digitais e Patrimônio Histórico
  • Modelagem BIM Aplicada
  • Adições, Sustentabilidade e Conforto Ambiental em Edifícios Históricos
  • Economia da Cultura, Gestão e Turismo Cultural – Desafios e Perspectivas
  • Gestão de Bens Culturais
  • Práticas do Restauro e Preservação no Brasil e Europa
  • Atelier II – Produção de Material Gráfico e Textos de Apoio ao Projeto de Intervenção Sugerido

Corpo docente

Supervisora

Aline Gouvêa Leite
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Iluminação, atuando principalmente nas seguintes áreas: projeto de arquitetura, sustentabilidade, eficiência energética e ensino na Arquitetura. Também tem experiência em ensino a distância. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU - USP, na área de Tecnologia da Arquitetura, e participante do grupo de pesquisa ArqTeMa, na USP - São Carlos.

Coordenadora

Thais B. Filgueiras Falabella
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004) e Especialização em andamento em Gestão Cultural (2018). Atualmente é arquiteta sócia e coordenadora no Escritório Falabella Arquitetura. Experiência há mais de 10 anos atuando na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento e projetos de edificações, bem como em acompanhamento de obras. Possui interesse nas relações entre arquitetura, cultura e sociedade.

Professores

Raphael Barbosa
Arquiteto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Possui experiência na área de Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto urbano, regulamentação urbanística e política habitacional. Atualmente desenvolve projetos de arquitetura e design integrado.
Lina Malta Stephan
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Vice-presidente da Oscip Permear (Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística) cujo foco é desenvolvimento de Projetos de Intervenção em Imóveis tombados e ICMS Cultural.. Atuou na fiscalização das obras de Restauração do Conjunto Arquitetônico do Museu Mariano Procópio, da Antiga Diretoria/Inspetoria de Hygiene (Antigo DCE/UFJF), e do Memorial da Usina de Marmelos Zero, em Juiz de Fora. Mestre em Ambiente Construído pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015).Possui pós-graduação em Gestão Cultural (2017). Atuou como docente na Universidade Federal de Viçosa (2016-2018) nas disciplinas da área de Representação Gráfica, Teorias de Preservação do Patrimônio Cultural, e na faculdade Metodista Granbery em Juiz de Fora, nas disciplinas Perspectiva e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo.
Milena Andreola de Souza
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professora Efetiva do Curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Professora Substituta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e Presidente da OSCIP PERMEAR - Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística. Foi assessora, fiscal e consultora da FUNDAÇÃO MUSEU MARIANO PROCÓPIO por três anos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: memória ferroviária, patrimônio cultural, juiz de fora, arquitetura ferroviária e gestão.
Marcos Olender
Arquiteto
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de História e de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História Regional do Brasil e em Patrimônio Histórico e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: revitalização, conservação e restauro, instrumentos de proteção do patrimônio, política e gestão em patrimônio cultural, história da arquitetura moderna e contemporânea, memória ferroviária, história das exposições nacionais e internacionais das indústrias e das belas-artes, colonização alemã e arquitetura da imigração (principalmente alemã e italiana).
Fabrício da Silva Fernandes
Licenciatura em História
Mestrando no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Possui licenciatura em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atua na Divisão de Patrimônio Cultural, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, responsável pela política cultural da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.
Regina Coeli Mendes
Arquiteta
Mestre em Memória Social, na linha memória e patrimônio pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e em Arte Cultura e Sociedade no Brasil da Colônia à República pela UVA- Universidade Veiga de Almeida. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho. Atuou como desenhista e programadora visual na indústria gráfica de valores e segurança Thomas De La Rue S.A. Como programadora visual nas indústrias gráficas de valores e segurança American Banknote e Valid S.A.. Participou de pesquisa e desenvolvimento de novos itens contra fraude. Ministrou palestras, curso e treinamento em Documentos de Segurança. Desenvolveu trabalhos voluntários como designer para o Centro da Juventude do Tuiuti. Arquiteta e urbanista na empresa PERMEAR - Programa de Estudos e Revitalização da Memória Arquitetônica e Artística e atualmente professora substituta do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora Tem experiência em Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Produção Gráfica e Artes Plásticas. Atuando principalmente em: projetos arquitetônicos, história e teoria da arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural, conservação e restauração de bens culturais, e fundamento do urbanismo.
Luciana Lacerda
Arquiteta
Doutora em Ciências Humanas pela PUC-Rio com bolsa FAPERJ nota 10, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Investiga sobre o espaço e arquitetura na educação e formação de professores. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em arquitetura de interiores e engenharia de segurança do trabalho. Tem experiencia na área de educação, mais especificamente como docente de curso técnico profissionalizante.
Naiara Maira Amorim
Arquiteta
Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos da Universidade Federal da Bahia (MP-CECRE/UFBA). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) com período sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa (2012-13). Direcionou sua formação para a área da preservação de bens de interesse histórico-cultural, tendo sido bolsista de iniciação científica e monitora de disciplinas relativas ao tema, além de ter desenvolvido, durante o Trabalho Final de Graduação, uma proposta de conservação, restauro e reabilitação para um edifício que se constitui como parte significativa e integrante do patrimônio histórico-cultural de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Jorge Alfonso Astorga
Arquiteto
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1995), pós graduado em geoprocessamento no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza - CCMN UFRJ (1999), Mestre em urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ - PROURB UFRJ (2011). Professor na graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá e Docente Colaborador do mestrado profissional em Restauração no Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PROARQ UFRJ. É membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS Brasil e fundador do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio Brasileiro - CICOP Brasil. É membro do grupo de pesquisa Conservação Preventiva de Sítios e Edifícios Históricos da Fundação Casa de Rui Barbosa FCRB e Pesquisador de Técnicas de modelagem digital aplicadas ao Patrimônio Arquitetônico - PROARQ. Atua em Arquitetura com ênfase no Patrimônio Histórico e é sócio fundador da Astorga Projetos e Consultoria LTDA há 20 anos.
José Ricardo Münch
Arquiteto
Arquiteto e Urbanista (UFJF/MG 2003), pós-graduação em Engenharia Civil Sistemas Construtivos de Edificações pela (UGF/RJ 2008). Professor substituto na UFJF/MG (2007/2008). Trabalhou como coordenador de projetos na Mafra Arquitetura de Juiz de Fora / MG (2004-2015). BIM Manager pela 1ª edição do International Master BIM Manager da Zigurat. Diretor técnico e consultor em BIM na Habite-se Arquitetura e Consultoria BIM com sede em Juiz de Fora/MG. Áreas principais de atuação: Consultoria em BIM, projeto executivo de arquitetura, compatibilização de projetos, detalhamento construtivo e impermeabilização.
Paulo Renato Vieira
Arquiteto
Arquiteto e Urbanista, formado pela UFJF. Mestrando em Ambiente Construído, pela UFJF, com foco da pesquisa em Processos de Projetos BIM. É especialista em ferramentas de modelagem BIM e Autodesk Certified Professional. Possui sólida experiência em coordenação de Projetos e hoje é Sócio e Professor do Studio Ideia e Consultor de implementação BIM em escritórios de Arquitetura.
Ana Carla Schirru
Arquiteta
Mestre em projetos pelo Programa de Mestrado em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Especialista em Gestão Cultural pela Faculdade Governador Ozanam Coelho (2017). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Coordenadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição de Ensino DOCTUM. Atuante na criação do Projeto Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da rede Doctum (2015). Titular no Escritório de Arquitetura e Urbanismo OCA Arquitetura.
Paola Maria Frizero Schaeffer
Bacharela em Ciências Humanas e Turismo
Bacharela em Ciências Humanas e Turismo - ênfase em Patrimônio - pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui especialização em Gestão Cultural e Relações Internacionais (em estudo). Fez parte do Observatório de Turismo da UFJF, com pesquisas em Patrimônios culturais e tombamentos em Juiz de Fora e da Empresa Jr. de Turismo. Trabalhou como estagiária no Departamento de Difusão Cultural do Museu Mariano Procópio e como co-fundadora e diretora do Departamento de Cultura da Casa D'Italia Juiz de Fora. Atua como consultora de viagens no TRADE turístico e coordenadora da Especialização em Gestão Cultural da Faculdade Ozanam Coelho (FAGOC).
Claudio Forte Maiolino
Arquiteto
Possui graduação no Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (1989) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente Professor Assistente 03 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuando principalmente no seguinte tema: Neogótico em Curitiba.
Arthur Gouvêa Leite
Arquiteto
É arquitecto pela Universidade de Coimbra, Portugal. Defendeu a dissertação de Mestrado, “O Cículo Arquitectura-Ideologia: um perfil através da obra arquitetônica no século XXI”, em 2017, no Departamento de Arquitectura da mesma instituição, onde também colaborou na revista estudantil NU. Em 2015 foi um dos organizadores do ciclo de Conferências Minas-Portugal, com o tema “Território: a cidade de Juiz de Fora”, cidade de onde é natural e na qual já colaborou com o escritório EFE Arquitetos. Atualmente integra a equipe do PMB Atelier, em Lisboa.
Carlos Henrique Bicalho
Arquiteto
Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix em 1996 e Conservador e Restaurador pela Universidade Federal da Bahia - IPHAN - UNESCO em 1998. Professor de História e Teoria da Arte e Arquitetura; Professor de Projeto de Conservação e Restauro; Professor de Teoria do Restauro – desde 2012 na Faculdade Metodista Izabela Hendrix. Atua na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, na Diretoria de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha como Arquiteto, Conservador e Restaurador, desde 2017. Foi Gestor do Museu de Arte da Pampulha no período de 2016 até setembro de 2017. Diretor de Patrimônio Cultural de 2013 até dezembro de 2016. Chefe do Departamento de Identificação e Documentação do Patrimônio Cultural de 2005 a 2013 aonde atuou com Arquiteto, Conservador e Restaurador no período de 2000 a 2005. Possui interesse em todas as áreas que envolvem a gestão, conservação, restauro e ensino do patrimônio cultural, seja ele edificado, arquivístico ou imaterial.
Tamara Nunes Pereira
Arquiteta
Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora (2010), Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2015) e Mestre em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos pela Universidade Federal da Bahia - MP-CECRE/UFBA (2018). Direcionou sua formação para a área do patrimônio histórico-cultural, tendo sido bolsista de projetos ligado ao tema, além de ter desenvolvido, como Trabalho de Conclusão de Curso, uma proposta de intervenção para uma edificação de interesse cultural na cidade de Juiz de Fora. Atualmente, realiza trabalhos na área de conservação e restauro.

Observações

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

(32) 3216-1224

(32) 9812-9967

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

Restauro, conservação e intervenções

Juiz de Fora

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Restauro, Conservação e Intervenções em Bens Culturais Edificados”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
WhatsApp chat WhatsApp do IESPE