Sustentabilidade e Tecnologias na Arquitetura, Design e Paisagismo

R$150,00

Tecnologias para projetos sustentáveis em arquitetura, design e paisagismo

As técnicas e tecnologias que envolvem as áreas de arquitetura, design e paisagismo aumentam e diversificam constantemente, tornando a atualização do conhecimento a única forma de qualificar o profissional que atua nessas áreas.

Sob esse enfoque, o curso pretende ampliar um conjunto de conhecimentos técnicos, aprofundando em aspectos necessários ao seu cotidiano. A pós-graduação capacita o profissional em novas áreas e proporcionando novas perspectivas de atuação no mercado de trabalho.

 

 

Selecione a data abaixo: 

Limpar
Compartilhe!

Descrição

Público-Alvo
Profissionais formados nas áreas de arquitetura, design de interiores, engenharia civil e afins.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
360 horas/20 meses (curso presencial).

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Arquitetura, Design, engenharia ou afins para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

– Posso fazer o módulo independente?
Alguns módulos poderão ser ofertados independente da pós, mas não todos. Para frequentar esses módulos como curso de extensão, não é necessário ter graduação completa.

Ementa

  • Projetos Sustentáveis: materiais e métodos.
  • Materiais de Acabamento
  • Orçamento e Gerenciamento de Obras /PMI
  • Iluminação de Interiores
  • Paisagismo: conceitos e análises
  • Instalações Prediais
  • Tecnologia BIM e softwares
  • Conforto Ambiental
  • Projeto Ambiental de Edificação
  • Normas de Desempenho de Edificações
  • Projeto na arquitetura e design de interiores corporativos e comerciais e shoppings
  • Concepção e Planejamento de Projetos
  • Materiais de Revestimentos na Arquitetura e Design de Interiores Residencial
  • Técnicas na especificação de projetos para a saúde
  • Revit
  • Psicologia do ambiente
  • Marketing na Arquitetura
  • Metodologia da Pesquisa Científica

Corpo docente

Supervisora, Coordenadora e Professora

Aline Gouvêa Leite
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU - USP, na área de Tecnologia da Arquitetura, e participante do grupo de pesquisa ArqTeMa, na USP - São Carlos. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Iluminação, atuando principalmente nas seguintes áreas: projeto de arquitetura, sustentabilidade, eficiência energética e ensino na Arquitetura. Também tem experiência em ensino a distância.

Professores

Gizelle Cristiane Soares
Arquiteta
Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2016). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Itaúna (2005). Atualmente trabalha no escritório Ideia Arquitetura onde desenvolve Projetos Arquitetônicos residenciais e comerciais. Desenvolve, no mesmo escritório, Projetos de Arquitetura de Interiores, criando ambientes internos, especificando todos os materiais a serem usados na obra e suas respectivas quantidades. Professora de eduacação à distância no Mastermind Channel Investimentos Educacionais. Atuou no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho (2012 a 2014) como docente das seguintes disciplinas: História da Arquitetura e Urbanismo I, Paisagismo, Projeto V, Representação, Tecnologia da Construção I, Tópicos Especiais, Desenho Técnico Avançado, Conforto Ambiental, Instalações Hidráulicas Prediais, Projeto III, Topografia e Georeferenciamento, Tecnologia da Construção II e Trabalhos de Conclusão de Curso/TCC. Lecionou no Curso Técnico em Edificações do Instituto Pedagógico Arcoense (2011 e 2012) as seguintes disciplinas: Máquinas e Equipamentos, Materiais de Construção, Instalações Hidráulicas, Canteiro de Obras, tecnologia das Construções e Tecnologia do Concreto. Bolsista do programa PRONATEC pelo Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga - Polo Pains (2015-2017), atuando como docente do Curso Técnico em Edificações nas seguintes disciplinas: Materiais de Construção, Desenho Técnico para Edificações, Tecnologia das Construções II, III e IV, Desenho auxiliado por computador, Instalação Hidrossanitária e Desenho Arquitetônico. É Responsável Técnica da empresa ATTY Consultoria em Avaliações e Perícias LTDA, sediada em BH.
Márcia Raimondi Lanna
Arquiteta
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Atualmente é arquiteta, urbanista e designer de ambientes – ESCRITÓRIO PARTICULAR. Tem experiência na área de Arquitetura e Design de Interior, com ênfase em clínicas médicas, consultórios e reformas residenciais, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura hospitalar e residencial.
Osvaldo Sena Guimarães
Engenheiro
Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy (1983), Ênfase em Engenharia de Transportes EEK (1983), Análise De Sistemas - UFMG (1985), Especialização em Gestão de Projetos de Engenharia IEC/PUC (2012), Mestrado em Estratégia FEAD (2005). Professor do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado de Minas Gerais (2015-2017 Divinópolis). Atualmente é Professor da Universidade de Itaúna, e Professor na Faculdade Senac Minas. Atua na área de ensino superior desde 1988 como Professor, Coordenador de Curso, Coordenador de Extensão, Coordenador de Iniciação Científica e de Pré-incubadora de base Tecnológica. Atua na área de Engenharia, Computação e Projetos desde 1984.
José Ricardo Münch
Arquiteto
Arquiteto e Urbanista (UFJF/MG 2003), pós-graduação em Engenharia Civil Sistemas Construtivos de Edificações pela (UGF/RJ 2008). Professor substituto na UFJF/MG (2007/2008). Trabalhou como coordenador de projetos na Mafra Arquitetura de Juiz de Fora / MG (2004-2015). BIM Manager pela 1ª edição do International Master BIM Manager da Zigurat. Diretor técnico e consultor em BIM na Habite-se Arquitetura e Consultoria BIM com sede em Juiz de Fora/MG. Áreas principais de atuação: Consultoria em BIM, projeto executivo de arquitetura, compatibilização de projetos, detalhamento construtivo e impermeabilização.
Vívian Michele Marques
Bacharel em Administração
MBA – Gestão Ambiental (EAD) – Universidade Norte do Paraná - Unopar – Juiz de Fora/MG; Pós – Graduação – Gestão da Qualidade e Certificação – Faculdade Estácio de Sa – Juiz de Fora/MG; Curso Superior – Administração – Faculdade Machado Sobrinho – Juiz de Fora/MG; Curso Técnico em Segurança do Trabalho; Curso Técnico em Edificações. Três anos de experiência profissional com Tutora em sistema de Ensino a Distância no Curso Superior de Processos Gerenciais e Recursos Humanos. Dezoito anos de experiência profissional na coordenação de atividades de gerenciamento, tendo atuado principalmente no ramo da construção civil e doze anos em assessoria do Sistema de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
Álvaro Drummond
Arquiteto
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelas Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1993) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Arquitetura da UFMG (2006). Foi professor substituto de disciplinas de projeto na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais entre 2004 e 2014, professor assistente de Projetos na Universidade de Itaúna (2011-2013) e é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas (desde 2014) e da UniBH (2015-presente). Sua experiência em Arquitetura enfatiza-se em planejamento, supervisão e coordenação de projetos da edificação, processo construtivo e estruturas portantes. Mantém escritório próprio desde 1993, onde realizou projetos para edifícios residenciais, comerciais e institucionais de médio e grande porte nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui artigos, capítulo de livro e publicações no Brasil, Espanha, França e Singapura. Atualmente é Gerente de Projetos de Edifícios e Equipamentos Públicos do DEER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais).
Paulo Renato Vieira
Arquiteto
Arquiteto e Urbanista, formado pela UFJF. Mestrando em Ambiente Construído, pela UFJF, com foco da pesquisa em Processos de Projetos BIM. É especialista em ferramentas de modelagem BIM e Autodesk Certified Professional. Possui sólida experiência em coordenação de Projetos e hoje é Sócio e Professor do Studio Ideia e Consultor de implementação BIM em escritórios de Arquitetura.
Luciana Gouvêa Leite
Psicóloga e Pedagoga
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), área de concentração Psicologia da Religião. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1986) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1985). Formação em PsicodramaTriádico (Sobrap-JF/1993). Formação em Psicanálise (SEP-JF/2001). Psicóloga Clínica; Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Machado Sobrinho – JF (2009 a 2016); Professora do Curso de Psicologia da Faculdade Machado Sobrinho (2009 - 2016); Professora do Curso de Psicologia Ces-JF (1992 - 2009).
Dennis Magalhães
Arquiteto
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). MBA em Marketing e Negócios pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Técnico em Transações Imobiliárias pela Instituto Arnaldo Prieto (2013). Experiência na área de Projeto Arquitetônico há 12 anos. Professor (240h) de Autocad 2D (Joseph Informática - 2014). Participação em bancas de trabalho de graduação como arquiteto convidado (UFJF - 2014 e 2016). Participação em palestras para alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. (CES 2013 e UFJF 2016).
Luciana Lacerda
Arquiteta
Doutora em Ciências Humanas pela PUC-Rio com bolsa FAPERJ nota 10, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Investiga sobre o espaço e arquitetura na educação e formação de professores. Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em arquitetura de interiores e engenharia de segurança do trabalho. Tem experiencia na área de educação, mais especificamente como docente de curso técnico profissionalizante.
Nikola Arsenic
Arquiteto
Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Abril de 2006), Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Engenharia Civil na área de Tecnologia de Construção (Fevereiro de 2011), Universidade Federal Fluminense. Arsenic Arquitetos - Abril de 2006 até o presente - Sócio, Diretor Técnico e Comercial. Faculdade de Arquitetura do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - Agosto 2006 a Abril 2011 - Professor nas disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo 3, 6 e 8. Faculdade de Arquitetura da Sociedade Mineira de Cultura – CES - Abril de 2011 a Fevereiro de 2015 - Professor nas disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo 3, 6 e 8 Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos de Juiz de Fora - Junho de 2005 a Dezembro de 2010 - Membro Técnico do Conselho. VIII Trienal Internacional de Arquitetura – Belgrado/Sérvia - Junho de 2006 - Curador da Seleção de Arquitetos do Brasil.
Daniel de Oliveira Amaral
Arquiteto
Arquiteto, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável na EA-UFMG (2017), formado pela mesma escola em 2010, e desde 2011 trabalha com ênfase em eficiência energética, sustentabilidade, conforto ambiental e desempenho de edificações como consultor e como projetista. Trabalhou como consultor de eficiência energética desenvolvendo simulações computacionais em grandes projetos de empresas como ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Siemens, BorgWarner, General Eletric, Estádios de futebol para o Mundial de 2014, CECAS-USP, entre outros, visando certificações de sustentabilidade como LEED, AQUA, e PROCEL Edifica (RTQ-C e RTQ-R). Possui domínio do Software EnergyPlus e conhecimentos avançados em software de CFD. Desde julho de 2013 trabalha também com análises de projetos para atendimento à Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais ABNT NBR:15575. Participou do GT de Estudos da Norma de Desempenho do CAU/MG como consultor convidado. Desenvolve simulações computacionais e analises de consumo de energia, conforto térmico e luminico, e ventilação natural para as certificações LEED (SSc8, EAp2, EAc1, EAc2, IEQp1, IEQc2, IEQc7.1 e IEQc8.1.), AQUA, PROCEL Edifica, para a aferição do desempenho segundo a NBR 15575 e também para empreendimentos que buscam boas praticas visando redução do consumo de energia e melhor conforto para seus usuários.
Bruno Ribeiro Fernandes
Arquiteto e Urbanista
Arquiteto e Urbanista (UFJF 2000), mestre em Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído (UFSC 2006), doutor em Projeto de Arquitetura (FAUUSP 2012). Foi coordenador de projetos no escritório Arquiteto Pedro Taddei e Associados em São Paulo (2008-2017), onde desenvolveu projetos de obras públicas de grande porte como o Centro Paula Souza e ETEC Sta. Ifigênia (premiado como obra referencial de 2013), o Poupatempo Lapa, a Fábrica de Cultura do Parque Belém, o Campus da Unesp Barra Funda, o Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso da EMTU e as estações ferroviárias Franco da Rocha, Miguel Costa, Jundiaí, Francisco Morato e Perus da CPTM. Professor nos cursos de graduação na Universidade Nove de Julho, Faculdade Metodista Granbery e Rede de Ensino Doctum e na pós-graduação lato sensu em Engenharia de Projetos Industriais no Centro Universitário Newton Paiva e em Acessibilidade na Universidade Nove de Julho.

Observações

Consulte nossas políticas de desconto e cancelamento clicando AQUI.

Dúvidas?

Entre em contato conosco.

Nome

E-mail

Celular

Mensagem

Informação adicional

Sustentabilidade e Tecnologias

Juiz de Fora

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Sustentabilidade e Tecnologias na Arquitetura, Design e Paisagismo”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart Item Removed. Undo
  • No products in the cart.
Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
WhatsApp chat WhatsApp do IESPE