Startup Weekend

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter

Evento de empreendedorismo aconteceu na UFJF e contou com o apoio do IESPe.

 

Nos dias 20, 21 e 22 de Março, aconteceu o Startup Weekend edição Juiz de Fora na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Ao longo de 54 horas os participantes tiveram que arregaçar as mangas e tirar suas ideias do papel. O IESPe foi um dos apoiadores e conta tudo o que aconteceu por lá..

 

StartupO Startup Weekend é um evento que estimula os jovens empresários, presente em mais de 95 países. Durante um final de semana, os participantes se dividem em equipes e têm a missão de transformar suas ideias em uma startup viável (ver box ao lado), e, segundo Kamila Campos, uma das organizadoras, a definição acaba não se limitando por aí: “Nós coroamos o movimento empreendedor, mas as pessoas que participam aprendem a propor soluções para os problemas cotidianos, mesmo que não abram efetivamente uma empresa”, esclarece.

 

“Aqui nós encontramos  uma filosofia colaborativa, um ajuda o outro e o Coworking é exatamente a mesma coisa”. Walbet Vianna Jr

 

 

Para se preparar para a maratona de trabalho, os integrantes participam de palestras, workshops, têm aulas de comportamento, mas também contam com uma ajuda dos mentores. Ao ser questionada sobre a escolha desses profissionais, Kamila explica que existe uma seleção muito rígida: “eles são escolhidos a dedo por terem referência no mercado, trabalham voluntariamente”, e aproveita para elogiar o trabalho de um dos orientadores, Walbet Vianna Jr, diretor do IESPe: “é um super empreendedor nas atitudes, na coragem, no dia-a-dia, nos próprios investimentos, é quem a gente gostaria de ter”, celebra.

 

Startup Wekeend recebeu apoio do 3255 Coworking
Startup Wekeend recebeu apoio do 3255 Coworking

Walbet, por sua vez, afirma que se sente honrado com o convite e destaca a importância do apoio e envolvimento do 3255 Coworking em acontecimentos dessa natureza, explicando a relação do pensamento da empresa com o Startup Weekend: “aqui nós encontramos projetos excelentes com uma filosofia colaborativa, um ajuda o outro e, se pararmos para pensar, o Coworking é exatamente a mesma coisa, nós precisamos estar presentes”, informa. Segundo Lucas Mattos, um dos organizadores, sem o apoio das marcas seria “impossível realizar”.

 

Depois de três dias de trabalho árduo, é chegada a hora da premiação e este momento reserva muita tensão pois os projetos são apresentados para um corpo de jurados que avaliam e escolhem  as três melhores equipes. Leonardo Cerqueira, 22 anos e estudante de administração, não esconde a empolgação: “são muitas cabeças pensantes”, ressalta.

 

Terminadas as apresentações, os jurados se reúnem e dão o veredito da segunda edição do Startup Weekend, que reservou uma disputa acirrada tendo ideias muito elogiadas. “Todos já são vencedores”, enfatizou a jurada Nádia Raposo ao anunciar um dos ganhadores. O pódio ficou dividido da seguinte forma:

 

 

 

Startup Weekend 3
Equipe “Tô com Fome”. Vencedor do 3º lugar no Startup Wekeend

3º lugar: Aplicativo “Tô com Fome”

O usuário insere informações dos ingredientes que tem na geladeira e o aplicativo cruza com um banco de dados de receitas, dando possibilidade e criar pratos diferentes. O grupo, de sete pessoas, tinha três integrantes de Itajubá/MG. “Nós estamos muito empolgados com o terceiro lugar, a gente precisava dessa injeção de ânimo, aprendemos muito”, comemorou Nathalia Vilela, porta-voz da equipe.

 

 

 

 

Startup Weekend 2
Equipe “Minha Cirurgia”. Vencedora do 2º lugar no Startup Wekeend

2º lugar: Rede social “Minha cirurgia”

A ideia aqui foi fazer uma rede social com discussões sobre cirurgias, onde o usuário poderá se informar e ficar mais tranquilo ao realizar procedimentos médicos simples ou complexos. “Para nós é melhor do que o primeiro lugar, porque estávamos muito inseguros mas todos acreditamos e deu tudo certo”, declarou Fani Neves, líder e idealizadora da rede.

 

 

 

 

Startup Weekend 1
Walbet Viana Jr (ao centro) com equipe “New Dream”. Vencedora do 1º lugar no Startup Wekeend

1º lugar: New Dream

A equipe desenvolveu um projeto para auxiliar na educação de crianças com problemas cognitivos. Um óculos que cria uma realidade virtual, fazendo com que o processo de aprendizagem seja intuitivo e mais atrativo para os pequenos. Todos os integrantes participaram do evento pela primeira vez. O grupo de quatro rapazes estava eufórico com a colocação. Caio Dourado, alegou viver uma experiência inesquecível: “A gente viu o mercado de perto, ter ganhado o primeiro lugar vai fazer a gente querer sempre mais”, e já faz planos: “agora é se unir no Coworking e colocar a ideia para frente”, finaliza.

 

O IESPe parabeniza os participantes e ganhadores do Startup Weekend e salienta que oferece vários cursos de Gestão e Empreendedorismo. Para saber mais sobre o Bota pra Fazer, da Endeavor, clique aqui.

 

Para informações do 3255 Coworking, clique aqui.

Startup Weekend
Startup Weekend

 

Startup Weekend na UFJF

Outras informações, ligue: (32) 3216-1224

IESPE

IESPE

Posts relacionados