MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição (EaD)

Modalidade

Ensino a distância

Tipo do curso

Pós-graduação

Área

Nutrição

Modelo-pensando-1.png

Por que fazer esse curso?

Com as transformações tecnológicas, sociais e econômicas o mundo corporativo está cada vez mais exigente e competitivo, fazendo com que as empresas estejam sempre em busca de ações inovadoras para seu crescimento e/ou manutenção. Nesse cenário estão os empreendimentos na área de nutrição, com alta complexidade na sua operação e demanda de mercado, bem como, obrigações legais a serem atendidas que exigem cada vez mais o aprimoramento na prestação de serviços com a garantia da qualidade e o grande desafio de tornar o negócio economicamente viável.

Modelo-publico-1.png

Objetivos do curso

O MBA tem como foco proporcionar o desenvolvimento do profissional através do aprofundamento de conhecimentos nas áreas de alimentação e saúde; gestão estratégica de pessoas; planejamento e gestão de negócios e serviços; gestão da qualidade e do processo produtivo; gestão ambiental e responsabilidade social com objetivo de ampliar a sua inserção com maior eficiência no mercado profissional.

Público-alvo

Nutricionistas.

Conheça o curso

Material didático

Além das vídeoaulas, o aluno recebe os slides usados nas aulas, um e-book com um resumo das matérias da disciplina e são disponibilizados artigos científicos e materiais para leitura adicional.

Investimento

R$ 125,00 matrícula (via site) + 24x de R$ 238,00 ou 18x de R$ 299,00 pagas com boleto bancário.

Carga horária

490 horas, divididas em 13 disciplinas, duração de 15 meses.

Próxima turma

18 de novembro/2020

Docentes

Coordenação

Marta Moeckel Amaral Lustosa

Nutricionista (São Camilo/SP) Mestre em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). Especialista em Qualidade de Alimentos (CBES) Especialista em Alimentação Coletiva pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto de Psiquiatria/UFRJ. Professora e coordenadora do MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição do NUTMED Cursos de Nutrição. Conselheira do CRN4- Gestão 2019-2022.

Amanda Gouvêa Wanderley Viola

Cinthia Azevedo de Souza

Gustavo Arruda

Gustavo da Silva Americano

Kátia Alessandra Mendes da Silva

Mariane Rossato Moreira

Sonia Maria Livramento dos Santos Borba

Conteúdo programático

  • Alimentação Coletiva
    Histórico, fundamentação, conceito e atuação em Alimentação Coletiva. Alimentação, Alimento e a perspectiva de saúde enquanto mercadoria. Alimentação Coletiva e sua relação com as Políticas e Estratégias Públicas de Alimentação, Nutrição e Saúde da OMS e MS: PNAN, EG, Modelo de Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana da Saúde, Programa de Alimentação do Trabalhador, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Guia Alimentar da População Brasileira (GAPB), Guia de Boas Práticas Nutricionais para Restaurantes Coletivos.
  • Evoluções e Tendências em Alimentação Coletiva
    A evolução dos segmentos da Alimentação Coletiva. O Serviço de Alimentação off shore; Tendências em Alimentação Coletiva: comidas saudáveis, conveniência, otimização de processos, mudanças de hábito, nova geração de consumidores. Tendências para os Negócios de Alimentação: compartilhamento, store in store, saborização, aplicativos, coworking, food trucks.
  • Administração e Planejamento de Negócios
    Conceito de Negócios. Teorias da Administração (evolução do conhecimento administrativo) e aplicação na prática da gestão de Unidades Produtoras de Refeições. Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos, definição da missão, da visão e de valores de uma organização, análise do ambiente externo e interno; cenários prospectivos, metodologias e etapas do planejamento estratégico. Perspectivas de clientes do BSC Balanced Scoregard, Modelo SWOT; Plano de negócios para o segmento de alimentação.
  • Marketing Empreendedor
  • Administração de Materiais
    Noções de Logística de Abastecimentos e Delivery. Processo de compras: previsões de demanda: espacial e temporal; métodos para previsão de estoques (qualitativos, históricos e causais); sistemas de estocagem e manuseio, política de estoques, programação de suprimentos; níveis de estoque. Armazenamento de materiais: necessidades de espaço físico e localização de depósitos. Avaliação de estoque: sistemas de custeamento; ficha de estoque, curva ABC (planejamento, aplicação e montagem); inventário físico e instrumentos de controle de estoque. Indicadores de desempenho em estoques: rotatividade de estoque/giro de estoque; medida de acurácia.  Indicadores de desempenho em áreas de preparo prévio e preparo: Índice de correção e cocção. O papel da Tecnologia de Informação (TI) na administração de materiais.
  • Gestão de Custos e Finanças
    Formas de custeamento de produtos e serviços nos segmentos de alimentação. Determinação e gerenciamento do lucro, ficha técnica, mark up, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, formação de preços. Planejamento financeiro. Noções de finanças, indicadores financeiros e fundamentos da contabilidade. Demonstrações contábeis: DRE, balanço patrimonial, demonstração de fluxo de caixa, etc. Classificação de custos, despesas, gastos, investimentos, doações, perdas e tributos; Previsão orçamentária e análises dos resultados da empresa. Retorno sobre investimento.
  • Planejamento de Cardápios
    Regras gerais de elaboração de cardápios. Planejamento de cardápios para os diversos segmentos da área de Alimentação Coletiva. Alimentação para fins específicos (diversas patologias). Previsão quantitativa de gêneros. Controle de custos para cardápios.  Estruturas fixas para cardápios. Interface dos cardápios com equipamentos e projetos arquitetônicos.
  • Alimentos e Bebidas
    Técnica dietética: conceito e objetivo, terminologia, equivalência peso/volume. Gastronomia e sua aplicabilidade em Alimentação Coletiva. Cardápios sustentáveis e minimização de resíduos. Bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Análise sensorial de alimentos e bebidas.
  • Eventos e Serviços de Alimentação
  • Aquisição e Desenvolvimento de Recursos Humanos
    Estrutura organizacional em Serviços de Alimentação. Cultura organizacional. Recrutamento, seleção, educação permanente e avaliação de desempenho. Gestão de equipes com foco na liderança de resultados, no empreendedorismo e formação de novos líderes. Modelo de gestão por competências com foco no negócio da empresa. Política de remuneração e de carreira.
  • Relações Trabalhistas e Administração de Pessoal
    Direito do trabalho: Conceito, origens e evolução, fontes e princípios do direito do trabalho. Relação de emprego: contrato de trabalho, empregado e empregador, jornada de trabalho, duração e intervalos, férias.  Alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho, folha de pagamento e obrigações tributárias.
  • Saúde e Segurança no Trabalho em Serviços de Alimentação
  • Aspectos de Liderança
    História, tendências, estilos e suas competências. Autoconhecimento: importância na melhora da performance. Alinhamento missão/valores pessoais e da empresa em S.A: gerando o comprometimento para vencer o turnover. Feedback: tipos de devolutiva, sua importância e como realizá-la de forma correta e eficaz.
  • Gestão de Tempo e Produtividade
  • Qualidade
    Definições de qualidade (nutricional, gastronômica, higiênico sanitária). Liderança, estratégia e gestão. As fases da qualidade. Qualidade e Excelência. Controle da qualidade total, custos e rentabilidade, qualidade da matéria prima, auditorias de fornecedores.
  • Planejamento, Projetos Físicos e Ambiência do Serviço de Alimentação
  • Controle de Qualidade Higiênico-sanitária
  • Indicadores para Gerenciamento da Qualidade, Modelos e Métodos de Avaliação da Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade
  • Consultoria e Assessoria em Negócios de Alimentação
    Legislação, honorários, diagnóstico de operação, adequação dos estabelecimentos às normas da ANVISA, capacitação para manipuladores, detalhamento de POPs e Manual de Boas Práticas; Avaliação e supervisão do local (aplicação de checklists, relatórios e auditorias).
  • Sustentabilidade na Produção de Refeições
  • Metodologia Científica

Esse Curso de Pós-graduação não possui Trabalho de Conclusão de Curso conforme resolução do Ministério da Educação (1/2018), publicada em 06/04/2018

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição (EaD)

Matrícula

R$125,00

Planos de Pagamento

R$ 125,00 matrícula (via site) + 24x de R$ 238,00 ou 18x de R$ 299,00 pagas com boleto bancário.

Limpar
Realize o pagamento em até 3 dias úteis para garantir a sua vaga e evitar o cancelamento automático da inscrição.

Está com dúvidas?

MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição (EaD)

Matrícula

R$125,00

Planos de Pagamento

Limpar
Realize o pagamento em até 3 dias úteis para garantir a sua vaga e evitar o cancelamento automático da inscrição.

MBA em Gestão de Negócios de Alimentação e Nutrição (EaD)

R$125,00