Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

R$95,00

Compreender a  função do cérebro, do Sistema Nervoso Central e seus processos neurocognitivos envolvidos no aprender

A pós-graduação em Neuropsicopedagogia forma profissionais das áreas de Saúde e Educação para lidar com os diversos sujeitos e sua aprendizagem, ampliando os conceitos referentes às questões neurológicas, psicopedagógicas, educação especial, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento bem como apresenta recursos e técnicas para que os profissionais estejam aptos a lidar com o desenvolvimento, comportamento e a aprendizagem.

  • 100% presencial

  • Autorizado pelo MEC

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Descrição

Público-Alvo
Profissionais graduados nas áreas de Educação e Saúde: educadores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, orientadores educacionais e demais profissionais que queiram atuar na área.
Material Didático
Enviado por e-mail pelo professor de cada módulo.
Certificado
Emitido pela Instituição de Ensino Superior após a conclusão e aprovação no curso.
Carga Horária
600h (curso presencial)

Perguntas frequentes

– Preciso ter curso superior para fazer esta pós-graduação?
Sim. O aluno precisa ter curso superior completo em Educação ou Saúde para se inscrever no curso.

– Esta pós-graduação é autorizada pelo MEC?
Sim. Este curso é autorizado pelo MEC e segue todos os seus requisitos.

Ementa

Fundamentos da neuropsicopedagogia e da neurociência (30h)

Fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem. Fisiologia e as funções executivas e cognitivas do sistema nervoso central. Bases neurobiológicas da memória, inteligência e atenção. A neurociência e o estudo do sistema nervoso e suas ligações com toda a fisiologia do organismo.A relação entre cérebro e comportamento.

Educação do deficiente físico, auditivo, intelectual e visual: transtornos, síndromes e potencialidades no âmbito da aprendizagem (60h)

A construção do sujeito cerebral em suas dimensões biológicas, psicológicas, afetivas, motoras, emocionais e sociais. Educação emocional. Autoestima na aprendizagem. Teorias da aprendizagem. Teoria das habilidades múltiplas e os estímulos da inteligência.

  •  Estímulos desenvolvimento das possibilidades e potencialidades para a aprendizagem.Transtornos gerais do desenvolvimento –TGD, deficiência intelectual, educação especial e os diferentes tipos de necessidades especiais.
  • Transtornos, síndromes e potencialidades no âmbito da aprendizagem: distúrbio de atenção, memória, linguagem, dislexia, disgrafia, dislalia. Hiperatividade e déficit de atenção.Dinâmica neuropsicológica do conhecimento.. Teoria da complexidade e da subjetividade na organização do conhecimento. Plasticidade cerebral e os estímulos neurais no processo de aprendizagem.

Diagnósticos: jogos, testes e provas (30h)

Oficina de reflexão teórico-prática sobre o jogo e suas relações com a aprendizagem e o desenvolvimentosociocultural, cognitivo e emocional do ser humano. Vivência e análise de jogos. Procedimentos e recursos paraa observação, análise e intervenção na situação lúdica.

Metodologia da pesquisa I (20h)

Reflexão teórica sobre o discurso da ciência. Classificação da pesquisa científica. Diferenças entre a pesquisa qualitativa e a quantitativa. Processo de pesquisa: problemas e hipóteses de pesquisa; objetivos; constituição de corpus; instrumentos de coleta de dados. Normas da ABNT.

Psicomotricidade na prática neuropsicopedagógica (40h)

Conceito e história da psicomotricidade. Bases neuroanatômicas e psicológicas do desenvolvimento motor. Psicomotricidade e estimulação precoce. Desenvolvimento psicomotor da criança. Avaliação e identificação dos distúrbios psicomotores. Intervenções na área de psicomotricidade. Controle encefálico do movimento. Córtex Motor e os movimentos da fala, da escrita e da leitura. Construção da linguagem oral e escrita atrelada ao funcionamento cerebral. Cerebelo e funções nas habilidades dos movimentos. Aprendizagem através dos sentidos biológicos, estruturas e funções. Importância da respiração na aprendizagem. Rítmos do encéfalo e as síndromes motoras.Ciclo do sono. Vigíla, Ritmos circadianos e cronobiologia. Movimentos expressivos (Percepção e Comportamento).

Educação e tecnologias (30h)

Visão histórica das TIC na Educação: a evolução da tecnologia e a educação. Novos papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TIC. Diferentes softwares usados na educação e o papel de cada um no processo ensino-aprendizagem.Processo de ensino com mídias digitais: aplicativos, internet, multimídia e outros.

Projetos interdisciplinares (30h)

Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Diálogos interdisciplinares e produção de conhecimento. Construção de projeto interdisciplinar. Diagnóstico e intervenção interdisciplinar. Interdisciplinaridade e trabalho em equipe. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar. Recursos pedagógicos: métodos e técnicas ativas de ensino.

Tratamentos farmacológicos e distúrbios de aprendizagem (40h)

A Medicalização na Educação e o impacto na Saúde do Estudante; Transtornos de aprendizagem;Desconstrução de Diagnósticos e Desmedicalização;A epidemia de diagnósticos medicalizantes que acabam por transformar problemas de educação em problemas de saúde.
Farmacodinâmica das drogas mais conhecidas: ação, principio ativos, efeitos colaterais x efeitos adversos, desmames.

Práticas efetivas para auxiliar a aprendizagem de estudantes com transtornos;

Estudo de casos- trabalhos multidisciplinar;
Recursos medicamentosos para down, autismo e TOC / TOD.
Aspectos nutricionais e terapia off-label (lactose, glutem, canabidiol, dentre outros)

A Contribuição da Psicanálise à Neuropsicopedagogia (30h)

Bases teóricas do pensamento Psicanalítico. Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal. Correntes que vinculam Psicanálise à Neuropsicopedagogia. Sintomas somatopsíquicos e psícossomáticos.

Intervenção neuropsicopedagógica (60h)

Intervenção psicopedagógica, e a solução dos problemas de aprendizagem;O diagnósticos psicopedagógicos;Avaliar as funções cognitivo-sensoriais, como: atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas. Estabelecer tipos de intervenção, de reabilitação particular e específica para indivíduos e/ou grupos de pacientes com disfunções adquiridas, genéticas, primariamente neurológicas ou secundariamente a outros distúrbios. Prevenção, avaliação e intervenção relacionadas à aprendizagem; Instrumentos de avaliação psicopedagógico;questionários; atividades matemáticas, como resolução de cálculos, problemas, exercícios de lógica; escrita livre e dirigida, visando avaliar a grafia (qualidade da letra ou caligrafia); ortografia e produção textual; leitura (decodificação e compreensão); desenhos; jogos de construção, jogos simbólicos e com regras; interações grupais e testes de neurofeedbacks.

Práticas Neuropsicopedagogicas (70h)

1) Contribuições da Psicanálise na prática Neuropsicopedagógica:
Técnica do brincar, Vínculos entre as questões sintomáticas e a representação corporal, ludicidade e afetividade.

2) Contribuições da Fonoaudiologiapara prática Neuropsicopedagógica:

  • Aquisição da Linguagem
  • Desenvolvimento das fases de aquisição da Linguagem Oral
  • Transtornos da Linguagem oral e suas consequências nas Dificuldades de Leitura e Escrita
  • Metodologia de Ensino
  • Escolas bilíngues
  • A Linguagem Escrita

3) Psicopedagogia Hospitalar
Um Olhar Psicopedagógico sobre o Ambiente Hospitalar / A Aprendizagem sob o Enfoque da Neuropsicologia: Contribuições para a Psicopedagogia Hospitalar / Contribuições da Psicopedagogia: Princípios para Trabalhar com Grupos em Hospitais / Contribuições da Psicopedagogia no Uso do Lúdico / Contribuições da Psicopedagogia no Trabalho com Projetos.

4) Psicopedagogia Empresarial
Programas de treinamento/ programa de comunicação de colaboradores/ avaliação de treinamento e desenvolvimento / Aprendizagem organizacional

Estágio supervisionado – institucional (50h)

• Acompanhar casos em instituições de ensino/hospital/empresa cuja suspeita de transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento seja causa de problemas de aprendizagem ou comportamento.
• Enfoque na formação continuada da equipe pedagógica para reconhecimento, encaminhamento e possíveis estratégias de intervenção.

Estágio supervisionado – clínico (80h)

• Construir diagnósticos e processos de intervenção de terapia auxiliar para tratamentos de transtornos e distúrbios de aprendizagem, comportamento e desenvolvimento.
• Enfoque na intervenção neuropsicopedagógica.

Seminário de conclusão de curso (30h)

Corpo docente

Coordenadora

Heloisa Delage
Psicopedagoga
Founder & CEO-Delage Treinamento em Educação | Psicopedagoga-UCB/RJ | Pedagoga CES-PUC/MG | Consultora e Assessora Educacional | Coordenadora Acadêmica de cursos de Pós - graduação na área da educação | Organizadora de eventos acadêmicos técnico-científico: Seminário Internacional de Educação Contemporânea/SIEC e Encontro de Educadores.

Professores

Ana Elisa Gomes Delage
Filósofa
Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2006). É professora de Pós-graduação nas áreas das Ciências Humanas, com ênfase em Gestão e Currículo. Atuou na Formação de Gestores da Rede Pública, na modalidade a distância e, atualmente, é colaboradora do Centro de Políticas Publicas e Avaliação da Educação - CAEd - FADEPE da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Anderson Córdova Pena
Psicólogo
Anderson Córdova Pena é Doutor em educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de Pesquisa em Gestão, Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Já atuou como Coordenador de Análises e Divulgação de Resultados na Unidade de Avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd-UFJF) de 2004 a 2011. Foi Consultor de Projetos Sociais do Instituto Unibanco desenvolvendo projetos nacionais no âmbito do ProEMI/Jovem de Futuro. Atualmente é Assessor Técnico do SENAC/Departamento Nacional
Cristina Coronha
Neuropsicopedagoga
Consultora Educacional para o Desenvolvimento de Valores e Talentos. Neuropsicopedagoga/Psicopedagoga (UFRJ), Gestora Social (UFJF), Pedagoga/Orientadora Vocacional (UFF), Especialista em Educação Infantil. Autora de livros e artigos para jornais e revistas. Professora de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica. Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential (Israel)
Adriana Sleutjes
Psicóloga
Possui graduação em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITARIO UNIFMU (1999). Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz e Fora (UFJF). Mestre em Ciências, área de concentração: Neurologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Especialista em Neuropsicologia pelo CNA/UFRJ. Especialista em Hipnose Ericksoniana pelo Instituto Milton Erikson de Juiz de Fora. Atualmente é Psicóloga Clínica, Professora de Pós- Graduação de várias IES e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da UFJF.
Sérgio de Carvalho
Educador físico
Pós-graduado em Neuropsicopedagogia (UCAM) | Licenciatura plena em Educação Física (UFJF) | Professor de Pós-graduação em Psicopedagogia e Gestão Pedagógica | Diretor da Clínica MomentuM/Desenvolvimento Integral e psicomotricidade.

Observações

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Neuropsicopedagogia

Juiz de Fora – Turma II

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Marcelo de Paula

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