Planejamento da consulta nutricional

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

O que é importante em cada etapa?

Durante a consulta nutricional, o Nutricionista avaliará os hábitos e as condições de saúde físicas, bioquímicas e fisiológicas de seus pacientes.

Para realizar uma avaliação tão extensa, é importante que você disponha de métodos bons e eficientes, uma vez que o tempo de consulta é curto (algo entre uma hora e meia).

Para te ajudar nesse processo, o IESPE dispõe de excelentes cursos de pós-graduação, venha conhecer! 

Preparar materiais e métodos de avaliação claros, precisos e didáticos pode levar tempo, mas é de extrema importância para uma das metas cruciais a serem alcançadas em uma consulta nutricional: a aderência à dieta.

Sua consulta pode passar por algumas fases, e é importante você se preparar para cada uma delas:

Formulário pré-consulta:

Como dito anteriormente, a duração da consulta nutricional pode ser curta para realizar todos os processos necessários para a elaboração de um plano alimentar adequado.  

Por isso, pode ser interessante – principalmente no começo, quando falta experiência em atendimento e gestão de tempo – desenvolver um formulário pré-consulta. 

O objetivo desse formulário é encurtar o período de anamnese durante o atendimento.

Através de perguntas claras e objetivas – para que o paciente não perca o foco e responda sem interesse – você poderá: 

  • avaliar possíveis sintomas; 
  • entender o objetivo da consulta; 
  • identificar alergias e/ou intolerâncias;  
  • se preparar para adequar o plano a doenças pré-existentes; 
  • ficar ciente do uso de medicamentos para estudar possíveis interações alimento-medicamento a serem evitada. 

Logo, podemos ver que o formulário também será importante para que você não seja pego de surpresa com alguma doença pré-existente da qual você ainda não possui tanto conhecimento no momento da consulta. 

Você também pode revisar o formulário junto do paciente durante a consulta, para garantir que tenha sido preenchido corretamente. 

Método de avaliação do consumo alimentar na consulta nutricional

Existem diversos métodos para avaliação do consumo alimentar disponíveis – você certamente estudou muitos deles na faculdade (QFA, recordatório alimentar, diário alimentar…) -, e isso pode acabar te deixando perdido na hora de escolher qual usar.  

No entanto, você provavelmente precisará testar alguns deles antes de escolher qual se ajusta mais ao seu modelo de consulta nutricional, ou até mesmo a cada tipo de paciente.  

Acreditem: não há problema algum nisso, já que todos eles serão efetivos de alguma forma. 

Exames bioquímicos

No formulário de pré-consulta você pode solicitar também que o paciente leve, se tiver, os exames bioquímicos realizados recentemente. 

Caso ele tenha, você avaliará o resultado dos exames relacionando-os às respostas do formulário + avaliação de consumo alimentar. 

Se o paciente não possuir exames atuais, você pode solicitá-los para o retorno de acordo com a necessidade proveniente da observação dos sinais e sintomas. 

Avaliação física

Nesse ponto, entraremos na mesma questão do tópico anterior: você precisará testar alguns métodos e equipamentos até chegar ao que mais te agrada: adipômetro, balança, fotos, bioimpedância, circunferências e suas variações. 

Você pode aprender mais sobre alguns desses métodos em um de nossos textos clicando aqui 

Com o passar do tempo, você será capaz de determinar a qual deles você se adapta melhor, e obtém resultados mais precisos. 

avaliacao fisica consulta nutricional

Entrega do plano na consulta nutricional

Sabe quando você faz uma compra online super empolgado, mas fica extremamente frustrado, já que ela demora muito pra chegar?

Esse é o sentimento do paciente quando ele sai da consulta sem o plano alimentar: ele se sente frustrado, afinal, ele demorou tanto a criar coragem para começar a dieta, juntou o dinheiro necessário para pagar sua consulta, separou um tempo para sair depois da consulta nutricional e comprar o que você prescrevesse… 

E saiu de lá sem nada além de “em uma semana te envio a dieta”. Nutricionistas experientes certamente te dirão que o ponto mais difícil com os pacientes é a aderência à dieta. Essa espera, certamente reduz essa aderência.

Por isso, treine e se programe para que o plano alimentar seja entregue na hora.

Dúvidas pós-consulta

Aqui, você pode escolher seguir dois caminhos: disponibilizar um canal de atendimento para que seu paciente entre em contato em caso de dúvidas, ou orientá-lo a anotar suas dúvidas para que sejam trazidas no retorno.  

Quando se tem uma agenda lotada de pacientes pode ser muito difícil responder dúvidas diariamente. No entanto, se você está começando, disponibilize um Whatsapp para que os pacientes possam tirar suas dúvidas. 

Além do valor, o atendimento personalizado pode ser um grande diferencial para a captação de novos pacientes.  

Essas foram algumas das dicas para realizar de forma eficiente seu planejamento da consulta nutricional. 

Quais delas foram mais úteis pra você? 

Maria Eduarda Souza

Maria Eduarda Souza

Estudante de Nutrição e Redatora (Instagram @mariaeduardasouza03). Estudante do 9º período de Nutrição pela UFJF. Atualmente trabalha como redatora e produtora de conteúdo para redes sociais de empresas e influenciadores digitais.

Deixe um comentário

Posts relacionados

Turma Indisponível We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.