O que o aluno deve fazer primeiro: emagrecer ou ganhar massa muscular?

Entenda qual é o objetivo inicial da musculação de acordo com o perfil do aluno

Quando o aluno chega na academia, o personal trainer sempre deve avaliar os objetivos e necessidades dele antes de programar o treinamento. Uma das grandes discussões dentro desse contexto é se o aluno que acaba de iniciar a prática de exercício deve focar em emagrecer ou ganhar massa muscular.

Com o crescimento do fisiculturismo no Brasil, muitas técnicas utilizadas por atletas foram disseminadas. Sem dúvida, uma das mais famosas é a “estratégia de fases”, em que os atletas dividem as suas temporadas de atuação em duas: “bulking” (fase de ganho de massa muscular) e “cutting” (fase de perda de gordura).

Com esse conceito sendo passado entre as pessoas, ainda existe muita dúvida entre os profissionais do Fitness sobre a melhor hora de focar no ganho de massa muscular ou perder gordura. Este artigo vai identificar as situações em que o seu aluno pode estar e no que você deve focar primeiro.

Em quais situações o aluno deve emagrecer primeiro?

emagrecer ou ganhar massa muscularGeralmente pessoas que estão muito acima do peso devem focar mais no emagrecimento. Estamos falando aqui de pessoas obesas (IMC>30) ou aquelas em que a gordura corporal pode ser um risco de saúde. Isso não significa de maneira nenhuma que o aluno abandonará a musculação. Pelo contrário. O treino de musculação é um pilar quando o assunto é emagrecimento.

Porém, é importante frisar que, nessas situações, o mais importante é focar os esforços no emagrecimento. E isso se aplica na nutrição do aluno também. O profissional de educação física deve programar o treino com o intuito de manter a massa muscular (ou até ganhar em alguns casos) e acelerar a queima da gordura corporal.

Em quais situações o aluno deve ganhar massa muscular primeiro?

emagrecer ou ganhar massa muscularAlgumas pessoas têm muita dificuldade de ganhar massa muscular (e gordura corporal também). São conhecidas como “ectomorfos”. Nesse caso específico, é muito interessante focar no ganho de massa muscular antes de qualquer outra coisa.

Mesmo que seja um aluno sem muita definição ainda, ele pode precisar acrescentar mais tecido muscular para exibir melhor a musculatura. Nesses casos, tanto a nutrição do aluno feita pelo nutricionista quanto a programação do treinamento feita pelo personal trainer deve ser 100% focada no ganho de massa muscular.

Pessoas que tentam emagrecer tendo pouca massa muscular (buscando mais definição) podem se frustrar bastante. Principalmente porque durante o emagrecimento sempre existe a possibilidade de perder massa muscular e dificultar ainda mais o processo de aumento depois.

Em quais situações o aluno deve focar nos dois?

emagrecer ou ganhar massa muscularEu diria que a maioria das pessoas que estão em dúvida entre emagrecer ou ganhar massa muscular deve focar nos dois. Geralmente, ninguém quer passar por períodos de diferença tão brusca no seu físico como os fisiculturistas fazem. Ninguém quer ficar meses com tanta gordura que fica impossível ver seus músculos. Ao mesmo tempo, não querem ficar com tão pouca gordura que tenham problemas de saúde.

Partindo desse pressuposto, é necessária uma estratégia focada em ambos. Nesse caso, a grande verdade é que, na parte do treinamento físico, a sua estratégia pode não mudar muito. Você continuará utilizando exercícios resistidos para o ganho de massa muscular e pode até acrescentar sessões de exercício aeróbio ou HIIT, por exemplo, para focar na perda de gordura.

Conclusão

Quando falamos de objetivo e necessidade, cada caso sempre será um caso. Não podemos generalizar e nem afirmar com clareza se aluno deve emagrecer ou ganhar massa muscular sem conhecer bem o contexto dele. Cabe ao profissional identificar isso e saber a melhor estratégia a ser utilizada.

O mais importante, independente do objetivo, é sempre trabalhar com o nutricionista para entregar o maior valor para o aluno com uma abordagem multidisciplinar.

Autor:

Renato Bianchini
Educador físico
Graduado em Educação Física (UFJF, Syracuse University e Ohio State University). Sócio Proprietário das empresas Citius e Traine
Compartilhe!

Deixe um comentário

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.
  • Certificado