Título de enfermeiro especialista em Terapia Intensiva ABENTI – 2020

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Confira como será a certificação profissional deste ano

Estão abertas as inscrições para a obtenção do Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva (TENTI) 2020! A certificação profissional é realizada pela ABENTI (Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva) para as modalidades Adulto, Pediátrica ou Neonatal. Conforme a RDC nº 137 da ANVISA, o título é obrigatório para o cargo de coordenador de enfermagem na UTI e, portanto, essencial para os profissionais que querem desenvolver uma carreira na área.

Confira abaixo as principais informações que você precisa saber sobre o processo de certificação em 2020. Para te ajudar ainda mais nesse momento de preparação para as provas, também disponibilizamos um vídeo exclusivo do membro da Diretoria da ABENTI e nosso coordenador da pós-graduação em UTI, Marcos Schlinz, sobre a importância da titulação e os destaques do edital.

 

Prazo de inscrição: de 16/12/2019 até as 23h59 do dia 17/02/2020.

Edital e anexos: abenti.org.br/enfermagem-2020.

 

Inscreva-se: envie a documentação descrita no edital por e-mail para títulos_enf_especialista@abenti.org.br ou presidente@abenti.org.br, indicando no campo “Assunto” do e-mail “Certificação Profissional de Título de Enfermeiro Especialista em Terapia Intensiva”. ATENÇÃO: os documentos devem ser enviados em arquivo único no formato PDF intitulado “Documentos para Inscrição”. O tamanho não poderá ultrapassar 5 MB.

Taxa de inscrição: R$735,00 para associados ABENTI/AMIB e R$1.260,00 para não associados. O pagamento deverá ser realizado diretamente no site da ABENTI, no ato da inscrição.

 

Membro da Diretoria da ABENTI, Marcos Schlinz, fala sobre a titulação 2020:

 

Quem pode fazer?

Para participar da certificação profissional da ABENTI é preciso corresponder a pelo menos uma das três condições abaixo. Somente poderá participar o profissional com inscrição no Sistema COFEN/COREN, na categoria Enfermeiro, e que está regular com sua situação profissional perante o Conselho.

a) Registro de, no mínimo, três anos trabalhados como enfermeiro em assistência, gerenciamento ou ensino e pesquisa em Unidades de Terapia Intensiva (Adulto, Pediátrica ou Neonatal).

b) Certificado de conclusão de curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e/ou Neonatal e registro de, no mínimo, dois anos trabalhados como enfermeiro em assistência ou gerenciamento ou ensino e pesquisa em Unidades de Terapia Intensiva (Adulto, Pediátrica ou Neonatal).

c) Certificado de conclusão de curso de residência em enfermagem ou multiprofissional em terapia intensiva (Adulto, Pediátrica ou Neonatal), com dois anos de residência.

 

 

Etapas para obter o título de enfermeiro especialista:

  • Prova teórica: 21 de abril de 2020;
  • Prova prática/habilidades: 24 de abril de 2020.

Local: São Paulo (SP), durante o 3º CONDEPE (Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem), que unirá o 2º CIETI (Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva) e a FLECI (Federación Latinoamericana de Enfermería en Cuidado Intensivo).

Horários: divulgados no site da ABENTI com antecedência mínima de dez dias da data da prova teórica. ATENÇÃO: O Candidato deverá apresentar-se no local de realização das provas com antecedência de 30 minutos.

O que levar:

  • Comprovante de pagamento e documento original de identidade (RG), sendo aceitos: carteira expedida pelo Conselho Regional de Enfermagem, Passaporte ou CNH.
  • Qualquer aparelho que permita a comunicação interpessoal deverá ser entregue no momento do credenciamento para a admissão no local da prova.
  • Na prova teórica o candidato deve levar caneta esferográfica azul ou preta transparente.

O que será avaliado: conhecimento, habilidades e atitudes recomendadas para as boas práticas dos enfermeiros de terapia intensiva na assistência ao paciente crítico.

 

Título de Enfermeiro Especialista
Para ser aprovado na prova teórica, o enfermeiro deve obter no mínimo 50 pontos.

 

ETAPA 1 – Prova teórica (eliminatória)

  • Total: 100 pontos (mínimo 50 pontos para aprovação).
  • Duração: 4 horas
  • Formato: 80 questões de múltipla escolha com valor de 1,25 pontos cada uma. Não será permitida consulta.
  • Conteúdo: conferir anexos IV – AD, V – PED e VI – NEO disponibilizados no site da ABENTI.

Pontuação extra:

Se o candidato enviar os documentos abaixo (junto aos obrigatórios para inscrição), poderá obter pontuação extra na prova teórica:

  • Comprovante de experiência de 10 anos ou mais em mais de um local de trabalho: 6 pontos.
  • Certificado de conclusão de residência de enfermagem ou multiprofissional em terapia intensiva: 4 pontos.
  • Certificado do curso de pós-graduação lato sensu em Terapia Intensiva: 2 pontos.

*Será considerada apenas a pontuação de maior valor entre as opções acima.

 

ETAPA 2 – Prova prática/habilidades

  • Total: 100 pontos (mínimo de 70 pontos para aprovação).
  • Duração: aproximadamente 10h (8h às 18h).
  • Formato: simulação de procedimentos em terapia intensiva e discussão de casos clínicos. Os candidatos permanecerão no confinamento até o momento da realização da sua prova, quando serão convocados por ordem alfabética do primeiro nome. Nesse período, estarão incomunicáveis, sem telefone.
  • Conteúdo: simulação de casos clínicos relacionados a temas rotineiros em unidades de terapia intensiva com objetivo de avaliar o domínio técnico e comunicação eficaz com foco prioritário na tomada de decisão pelo enfermeiro. Conferir referências de temas nos anexos IV – AD, V – PED e VI – NEO, disponibilizados no site da ABENTI.

 

Título de Enfermeiro Especialista
A prova prática/habilidades terá simulação de procedimentos em terapia intensiva e discussão de casos clínicos.

 

 

Resultados

  • Prova teórica: o gabarito será divulgado no site da ABENTI e afixado em local de circulação pública, ao término da prova.
  • Prova prática/habilidades: a lista de habilitados será divulgada no site da ABENTI e afixada em local de circulação pública, no prazo máximo de 24h após o término da entrega dos recursos.
  • Resultado final: será divulgado no site da ABENTI, até o dia 30 de abril de 2020.

 

Contatos para dúvidas:

  • Telefone: (98) 99217- 6960
  • E-mail: presidente@abenti.org.br e/ou titulos_enf_especialista@abenti.org.br

 

Compartilhe!
IESPE

IESPE

Pós e Extensão

Deixe um comentário

Posts relacionados

Tem interesse? Clique aqui Insira o seu endereço de e-mail abaixo que entraremos em contato assim que as matrículas forem abertas.
E-mail Não iremos compartilhar o seu endereço de e-mail com ninguém.

Matrícula

Planos de Pagamento

  • Certificado